Segurança: 7 perigos que o esperam na estrada este verão

2 Agosto | 2016 | Goodyear

É altura de relaxar, mas não descure a segurança! As estradas do país estão cheias e o perigo esconde-se já a seguir à próxima curva. Desde condutores inexperientes a troços em obras, o verão obriga-nos a manter o nível de alerta sempre elevado. Na Goodyear já temos mais de 100 anos de experiência na estrada e alertamos aqui para sete perigos que atacam a sua segurança neste verão.

Rebentamento de pneus

Nós podemos estar de férias, mas o aumento da temperatura e o maior número de quilómetros que fazemos nesta altura, sujeitam os nossos pobres pneus a esforços, por vezes, para além da conta. Além do mais, levamos o carro mais carregado do que o habitual e aumenta a superfície de borracha que está em contacto com o asfalto escaldante. Verifique a pressão dos pneus regularmente, pois se ficar demasiado baixa corre o risco de ter um rebentamento. Já aqui vos falámos da forma como é fácil ter os pneus sempre em topo de forma e do que precisa de saber para escolher pneus para o verão. Reveja o que já dissemos sobre o assunto e contacte os especialistas da Goodyear  se tiver dúvidas.

Peso Excessivo

Se parece só uma questão de bom senso, a verdade é que os exemplos que vemos na estrada obrigam-nos a apontar o óbvio: quando se estiver a preparar para a sua viagem NUNCA exceda a capacidade do seu carro. Ao fazê-lo aumenta substancialmente as probabilidades de falhar travagens, aumentar consumo, esforçar o motor, rebentar pneus e diminuir a sua capacidade de reação rápida. Antes de se fazer à estrada, assegure-se também que tem boa visibilidade através de todas as janelas.

Álcool e calor, mistura explosiva

Concordamos que não deve haver melhor altura do ano para se apreciar uma cerveja na esplanada, mas o álcool é o grande inimigo da hidratação. Ao contrário do vinho por exemplo, um valor moderado de cerveja pode “matar a sede”, mas em nada contribui para a segurança rodoviária. Além do mais, o efeito “catalizador” que o calor tem no álcool é por demais conhecido e esta é mais uma estação em que tem mesmo que respeitar a máxima “Se beber, não conduza”.

Motas e bicicletas

Já estamos habituados a conviver com elas todos os dias nas estradas, mas o verão é altura em que mais motociclistas carregam as suas malas e preenchem as vias rápidas. Nas municipais e secundárias, o número de bicicletas também aumenta e não nos podemos esquecer que a lei e o bom senso nos dizem que devemos dar-lhes espaço como se fosse um outro carro. Na auto-estrada seja preventivo e esteja sempre alerta para o rugido de uma moto a aparecer a alta velocidade atrás de si.

Segurança na estrada: 7 perigos que o esperam este verão

Filas e engarrafamentos

Se as estradas de Lisboa e Porto se transformam em pequenos paraísos, as saídas e as vias para as praias tornam-se infernais. Além disso, e por muito que nos custe, é durante o tempo seco que as estradas são reparadas e temos mesmo que enfrentar vias cortadas ou de sentido único que nos irão testar a paciência. Tenha atenção à sinalização, ligue o ar-condicionado e meta a tocar uma das nossas playlists. Não se esqueça de assinalar com quatro piscas se for obrigado a paragens súbitas, mas o seu maior trunfo será mesmo a paciência. Faça o que fizer: NÃO aproveite a paragem para olhar para o telemóvel…

Mantenha as crianças debaixo de olho

Aqui na Goodyear temos muita experiência em viajar com crianças, mas numa altura tão descontraída como o verão, não é raro descurarmos coisas simples que podem tornar-se bastante perigosas. O seu filho mais velho já está crescido? Se tiver menos de 13 anos ainda não pode ir à frente. As crianças queixam-se do calor dos cintos no banco de trás? Mesmo em trajetos curtos nunca os deixe ir sem cintos ou fora dos bancos adequados para a sua idade e peso.

O Sol

Para além dos perigos que o acompanham na estrada, o calor que se instala no seu carro também faz parte dos inimigos que atacam a sua segurança. Um condutor com baixo nível de açúcar no sangue, afetado pela temperatura e pela desidratação, é um sério perigo para si e para os outros. Espreite os conselhos que temos para si para viajar no verão da forma mais confortável, se necessário, faça uma revisão ao ar-condicionado, e tenha atenção acrescida aos reflexos, principalmente à hora em que o sol se põe.

Good Year Kilometros que cuentan