Série de carros: 10 séries e carros de TV míticos

28 Maio | 2020 | Goodyear

Protagonistas de grandes séries de televisão, conheça alguns dos carros mais icónicos do pequeno ecrã.

São as séries que amamos. E, acima de tudo, os carros que amamos. A história da televisão não seria a mesma sem nomes como Knight Rider ou A-Team. São, sem dúvida, séries míticas com alguns dos carros mais emblemáticos da história do automobilismo. Na Goodyear, somos apaixonados pelo mundo do automobilismo. Assim, dos criadores dos melhores filmes de carros, das cenas de perseguição mais chocantes e dos videojogos de ação que você não pode perder, chega a lista definitiva: as série de carros míticas que nunca esqueceremos.

Pontiac Trans Am de Knight Rider

Se existe um carro inesquecível que conquistou todos os televisores nos anos 80, é o KITT, o Pontiac Firebird Trans Am V8 preto com a melhor voz da história da televisão. Durante 90 episódios, a série mítica Knight Rider conquistou os amantes do motor. KITT partilhou os holofotes com Michael Knight (David Hasselhoff) e até teve seu próprio inimigo: KARR, seu gémeo maligno. Em 2008, a série foi recuperada com o filho de Michael Knight como protagonista. KITT tornou-se então um Shelby GT500 KR.

GMC Van da A-Team, Soldados da Fortuna

“Em 1972, quatro dos melhores homens do exército americano foram presos por um crime que não tinham cometido. Não demoraram a fugir da prisão em que estavam e, hoje ainda procurados pelo governo, sobrevivem como soldados da fortuna. Se você tiver um problema e os encontrar, talvez possa contratá-los …” Hannibal, Murdock, Phoenix e B.A. Barracus entraram na história da televisão com a lendária série A-Team, transmitida na NBC entre 1983 e 1987. Não menos mítica do que o genérico de abertura, é a carrinha que acompanha os quatro mercenários nas suas aventuras: uma GMC preta com uma faixa diagonal vermelha. Não menos reconhecível é o Chevrolet Corvette C4 Targa branco com uma faixa horizontal vermelha e um motor V8 de 5,7 litros conduzido por Phoenix.

Batmobile de Adam West

Muito antes de Christian Bale, Ben Affleck ou Robert Pattinson chegarem ao grande ecrã, Adam West vestiu o uniforme de Batman para a lendária série de televisão de 1966. O seu batmóvel foi inspirado no protótipo Lincoln Futura de 1955. West afirmou que, na época, também tinha sido convidado a interpretar o Agente Secreto 007 para substituir Sean Connery, mas decidiu rejeitar a oferta. A série foi um sucesso internacional durante os dois anos em que foi transmitida (1966-68) e houve inúmeras reedições que mantiveram viva a essência do primeiro Batman até hoje. Outra característica que tornou moda a série mítica dos anos 60 foi o uso de “cameos”. Durante a segunda temporada, as famosas “escaladas de morcego” contaram com Bruce Lee como Kato e Ted Cassidy como Lurch.

Ferrari 308i de Magnum P.I.

Entre 1980 e 1988, houve um detetive privado que nos conquistou com o estilo de vida e carro. Magnum e o seu Ferrari 308 GTS formaram uma dupla perfeita numa das mais lendárias séries de televisão. A passagem pelo Hawai cativou-nos tanto quanto o poderoso motor V8 de 265 cv e 2.9 litros do Ferrari de Tom Selleck, o homem que não envelhece. A série PI Magnum lançou-o ao estrelato. Quando Steven Spielberg e George Lucas criaram Indiana Jones, eles pensaram em Tom Selleck para dar vida ao personagem por ser um investigador. De fato, a proposta chegou a ser feita. No entanto, o grande sucesso inicial da série e o contrato assinado com a CBS por vários anos, impediram Tom Selleck de ser Indiana Jones. Mais recente, a partir de 2018, temos o remake de Magnum com Jay Hernandez, ator de Esquadrão Suicida. Partilha com Selleck o seu gosto pela condução, pelo menos no ecrã, de máquinas poderosas como um Ferrari vintage.

Ferrari Daytona de Miami Vice

Sonny Crockett (Don Johnson) e Ricardo Tubbs (Philip Michael Thomas) tiveram que dividir o protagonismo de Miami Vice com alguns dos carros de luxo mais espetaculares: Ferrari. Se algo identifica a série, além dos protagonistas de carne e osso, é o Daytona, o Ferrari 365 GTS/4 com um motor de 4,3 V12 e 350 HP. A série usou uma réplica no chassi do Corvette C3. Mas, havia mais! No terceiro episódio, Sonny Crockett recebe um Ferrari Testarossa branco com um motor V12 de 340 CV, transmissão manual de cinco velocidades e 289 km/h, outro ícone da série.

Gran Torino de Starsky & Hutch

Entre os carros míticos da série dos anos 70 estará sempre o Gran Torino, que além de partilhar muitas cenas com Clint Eastwood, pode-se dizer que é ator principal de um de seus filmes recentes. Em Starsky & Hutch, o Ford Gran Torino de duas portas exibia rodas de 15 polegadas e amortecedores hidráulicos. Em vermelho e com lista branca. O modelo, fabricado entre 1968 e 1976, montou diferentes motores que variaram entre os 302 e os 427 cavalos de potência. Em 2004, a série teve o seu remake no cinema e Owen Wilson e Ben Stiller substituíram Paul Michael Glaser e David Soul, que protagonizaram uma participação especial importante na qual entregaram o Gran Torino aos novos Starsky e Hutch.

Plymouth Junkerolla de 1986 dos Simpson

Os Simpsons já são uma das séries mais antigas da televisão. Começou a ser exibido em 1989 e, desde então, já acompanhámos muito da vida da família mais conhecida de Springfield. São irreverentes e divertidos, não envelhecem e Homer dirige um sedan roxo, até 2017 de marca desconhecida, quando finalmente revelaram que era um Plymouth Junkerolla de 1986. Um modelo que nunca existiu, mas sim a marca: Plymouth pertence à Chrysler há mais de sete décadas, de 1928 a 2001.

Cadillac Escalade de Tony Soprano

Mítico sem dúvida e mais recente é o Cadillac Escalade ESV branco de Tony Soprano (James Gandolfini). É um modelo de 2003 que o protagonista indiscutível da série HBO usou com frequência durante as últimas três temporadas. Lembra-se de Tony enquanto passeava por Nova York para se encontrar com seus lacaios? Certamente você também se lembra deste cadillac branco em algum tiroteio ou cena de perseguição. É dura a vida de carro de gangster.

Volkswagen Station de Lost

A carrinha de Hurley em Lost é outro ícone. Apesar de seu final polémico, Lost é uma série fundamental na história da televisão. Demonstram isso as seis temporadas que fecharam abruptamente em 2010 após a colheita de vários Emmys e shares que excederam os 20 milhões de telespectadores. A van que Hurley encontrou na ilha é uma Volkswagen Station Wagon Tipo 2 de 1978 que tem um valor especial ao provocar arrepios na espinha dos seus fãs ao verem o logotipo da DARMA.

Autocaravana Pontiac Aztek de Breaking Bad

“Eu não estou em perigo. Eu sou o perigo “. Esta citação resume a história de Walter White (Bryan Cranston), que ao longo de 5 temporadas e 62 episódios vive uma autêntica jornada pessoal acompanhado por Jesse Pinkman (Aaron Paul) e por uma autocaravana que acompanha o nascimento de Heisenberg. É uma Fleetwood Bounder, ainda hoje produzida nos Estados Unidos com um preço de venda superior a US $ 100.000. Jesse, contudo, conseguiu a sua por muito menos e por um péssimo estado.

Nesta lista de séries míticas com carros ainda mais míticos, deixamos de fora o Dodge Charger do The Nutty Sheriff e os Porsche 930, Mini, Ferrari 308 gts e Lancia Fulvia de Roma Criminal, porque poucos podem competir com o grau de iconicidade de KITT ou do Batmóvel original. Ainda assim, quais são seus carros de séries favoritos?

Good Year Kilometros que cuentan