Setembro termal: os melhores balneários

Descubra com a Goodyear os melhores espaços termais e balneários portugueses para enfrentar setembro com otimismo.

O princípio do outono é tempo de relaxe. Depois das agitadas férias de verão, é altura de um reencontro connosco próprios. Modernizadas e adaptadas a uma nova clientela, as termas são hoje em dia também um espaço de hedonismo. Para além das suas propriedades terapêuticas, passaram a ser vistas como um destino para escapadelas de dolce fare niente. E é mesmo disso que precisamos! Fomos à procura de 10 termas, de Norte a Sul, para recarregar as baterias para os desafios da nova estação.

“Mens sana in corpore sano”, diziam os romanos para falar da ligação profunda entre ambos. Eles sabiam do que falavam: conheciam as propriedades benéficas das águas termais, e tinham espaços para isso nas suas casas. Não admira que que em Portugal seja possível encontrar tão bons e antigos exemplos. Esta tradição sobreviveu ao longo da história e vive uma nova idade dourada. Democratizado hoje o seu acesso, as opções são imensas para um fim de semana de relaxe e conforto. Deixamos à porta as preocupações e problemas e apreciamos as sensações e os efeitos dos tratamentos de beleza e saúde.

Gerês

No granito junto à Fonte da Bica das Termas do Gerês está a inscrição em latim “Os Doentes Saem Sãos…” Há mais de 2.000 anos que os Romanos descobriram os benefícios da água do Gerês. Nesse tempo, as termas encontravam-se num local considerado remoto e de acesso difícil. Apesar disso, a sua fama atravessou serras e vales. Beber água do Gerês é a base de todos os tratamentos levados a cabo aqui. Tem resultados positivos no fígado, vesícula, obesidade, hipertensão e diabetes. Simultaneamente, está num local único, uma das pérolas do território português.

Monção

O Balneário Termal de Monção foi desenhado para melhorar o bem-estar físico e psicológico, e oferecer os benefícios que estas águas “miraculosas” proporcionam. Envolvido pelo verde do Parque das Caldas, com vista para o rio e com diversos equipamentos desportivos nas proximidades é também um local de descontração e diversão. Desde a cura de doenças físicas e até psiquiátricas, ao prazer de tratamentos de estética, é um espaço que renova o espírito.

Vidago

A água de Vidago é uma das mais ricas águas alcalinas do mundo. As suas propriedades terapêuticas e curativas, cientificamente comprovadas, são indicadas para facilitar a digestão, descongestionar o fígado e ajudar a limpar os rins. Desde há longas décadas que fazem parte do quotidiano e memória de Portugal. Devido às suas propriedades terapêuticas de excelência, tornou-se famosa e transformou-se, no início do século XX, na principal estância termal de Portugal.  Está entre as maiores da Península Ibérica e era destino de eleição da aristocracia. Em redor do Vidago Palace Hotel, o magnífico parque é o destino para longos passeios descontraídos na natureza.

Caldas da saúde

As Caldas da Saúde são um local que também transmite uma forte sensação de calma. Uma paisagem verde e um ar puro envolvem o visitante, que é levado para local de fora-de-série. Entre Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, as caldas oferecem um conjunto de programas de tratamento termal e de bem-estar orientados para múltiplas necessidades de saúde e beleza. A instalação termal é propriedade da Companhia de Jesus desde 1932. Nas proximidades, não esqueça a visita a São Miguel de Seide, local de residência e morte do romancista Camilo Castelo Branco.

Nelas

As Caldas da Felgueira, até década de 1880 Caldas do Vale de Madeiros, são um dos destinos termais mais célebres do país desde o século XIX. Com o palco inimitável da Serra da Estrela, à beira do rio no vale do Alto Mondego, são muitos os turistas que aqui acorrem à procura da paz e do sossego. Reconhecidas há muito tempo, as águas minerais do manancial, de natureza sulfúrea primitiva, são especialmente efetivas em rituais de cura, bem-estar e beleza. Os visitantes podem aproveitar as suas propriedades no tratamento das vias respiratórias, as afeções reumáticas e aquelas relacionadas com músculo e ossos. As instalações do centro termal são amplas e modernas, e criam o ambiente de serenidade que milhares de turistas visitam.

Unhais da Serra

O Aquadome encontra-se situado na vila de Unhais da Serra, na vertente Sudoeste da Serra da Estrela, num vale de origem glaciar, a uma altitude de 750 metros a cerca de 20 km da cidade da Covilhã. Centrando os seus serviços na área de Saúde, prevenção e bem-estar, tem vários espaços polivalentes. No Aquatermas realizam-se tratamentos com água mineral natural com objetivos puramente de saúde. O Aqualudic é a vertente de prazer, com piscinas hidrodinâmicas de água quente, interiores, exteriores e piscinas de verão. Tem também um circuito celta constituído por sauna, sauna com cromoterapia, turco, Hamman, fonte gelo, duche contraste, etc.. No Aquacorpus há um ginásio, massagens tradicionais e holísticas e tratamentos de estética 100% naturais. O Aquafisio é um centro de fisioterapia e na clínica estão disponíveis diversos especialistas.

Bairrada

As Termas da Curia são um dos complexos termais mais luxuosos do país, facto refletido na sua abrangente oferta de atividades. A sua situação no coração da Rota dos Vinhos da Bairrada oferece aos seus visitantes a possibilidade de desfrutar de um caminho ao ar livre pelas quintas e as caves da região. Aliás, a oferta termal e de spa é complementada pelos benefícios da prática de desportos como o golf e passeios pelo lago, num programa completo que inclui todo o tipo de cuidados físicos.

Bussaco

Luso

As propriedades terapêuticas da Água de Luso são reconhecidas desde o século XVIII. Chegados ao século XXI, as Termas do Luso trazem um um conceito de Medical Spa. O suporte são o Termalismo, Spa Termal (com as vertentes Esthetics e Acqua) e Medical Center (com a Medicina Física e Reabilitação). Explorando as propriedades curativas da água Termal de Luso e sob a orientação de uma equipa médica especializada, oferecem-se diversos tratamentos, como Hidropinia, Buvete Termal, duches de agulheta e alta Pressão, crenoterapia, hidromassagem, entre outros. Para pura descontração e estética, há ainda tratamentos de pele, vinoterapia, reafirmantes, massagens profundas, etc..

Monte Real

Num ambiente rodeado de natureza, um local cheio de história envolvido pelo verde da mata de Monte Real e pelo azul da sua água termal, surge o Monte Real – Hotel, Termas & Spa. O empreendimento é composto pelo Palace Hotel Monte Real, o balneario Termal e o SPA. Emoldurado pela fragância da mata e pela toada das aves, o parque convida a largos passeios. São 3 km de caminhos pedonais sinalizados e com equipamentos de ginástica e manutenção, uma experiência aliciante para os sentidos e revigorante para o espírito. A água das Termas de Monte Real é indicada para tratamento de afecções do aparelho digestivo (regularização da função intestinal), afecções do aparelho respiratório (sinusite, bronquite, rinite, entre outras) e afecções do aparelho músculo-esquelético (músculos, ossos e articulações).

Monchique

Se estiver à procura de descontração e paisagens de incrível beleza, a escolha deve ser Caldas de Monchique. Imagine um formoso vale da serra de Monchique, dominado pela vegetação verdejante e frondosa, e banhado pela luz do sol. Já no século I a.C. os moradores da terra conheciam as propriedades desta água para combater o cansaço. Os romanos consideravam as águas sagradas e construiram instalações cujos vestígios arqueológicos surgem por toda a parte. É o único balneário termal a sul do País e tem à disposição uma variedade de equipamentos para diversos tratamentos Praticam-se nebulizações, aerossol sónico, irrigações nasais, há uma piscina de hidromassagem, hidromassagem em banheira, aerobanho, duches de jacto e de Vichy, aplicação de lamas e diversas massagens, sauna e banho turco.