O que é o sistema start-stop: para que serve e como funciona?

1 Abril | 2020 | Goodyear

Tudo o que precisa sobre um sistema cada vez mais presente em mais modelos de automóveis

Conhecidos de maneiras diferentes, dependendo do fabricante automóvel que o utiliza, existe um sistema nos nossos carros que nos permite poupar combustível e, logo, ajuda-nos a emitir menos gases poluentes. Está cada vez presente em mais modelos e há muitos carros que o incluem de série. Falamos do sistema start stop ou de paragem automática do motor e a sua missão principal é desligar o motor quando detecta uma paragem prolongada do motor ou este se encontra ao ralenti. O sistema ligá-lo novamente quando pisamos a embraiagem, o travão ou o acelerador, dependendo de estarmos a conduzir um carro manual ou automático.

 Fundamentalmente, a missão principal do sistema start stop é reduzir as emissões de CO2 na atmosfera e tornar nossa condução mais ecológica. Vários estudos mostram que as emissões podem ser reduzidas até 5%, enquanto a redução no consumo pode variar entre 8% e 15%, dependendo da marca e modelo do seu carro.

Como funciona o sistema start stop

 O funcionamento do sistema start stop é aparentemente simples: quando o motor do nosso carro está a uma temperatura adequada de funcionamento normal, a centralina ou módulo de gestão do motor corta o combustível e a combustão, desligando o motor quando paramos o carro para completo. Dizemos “temperatura adequada” porque, normalmente, este sistema não começa a funcionar quando o motor está frio.

Outros componentes, como o rádio, as luzes ou ar condicionado (se não estiver em pleno funcionamento) continuarão a trabalhar com a energia da bateria. É este mesmo elemento que, assim que levantamos o pedal do travão ou pressionamos a embraiagem, fornecerá energia ao motor de arranque e o motor funcionará novamente.

O sistema não entra em funcionamento em determinadas circunstâncias. Além das causas citadas, como o motor frio ou uso excessivo do ar condicionado, o estado da bateria (nível de tensão, carga, temperatura), a temperatura exterior (abaixo de 3 graus centígrados) ou a pressão do servo freio e a direção assistida podem afetar o sistema.

O que diferencia os carros com start stop

A evolução destes sistemas tem sido enorme nos últimos anos e o arranque do motor é feito em menos de meio segundo, sem afetar o motor. Para o conseguir, os engenheiros tiveram que trabalhar no reforço de vários elementos do carro, para que o sistema star stop funcione corretamente e não afecte outras partes do carro.

Assim, as baterias dos automóveis que incluem o sistema start stop possuem normalmente maior capacidade, já que requerem mais trabalho. Da mesma forma, o motor de arranque foi reforçado para aumentar a sua vida útil e suportar os arranques contínuos do motor.

Foram também projetados alternadores inteligentes, desenhados para gerar alto rendimento que reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2. Estes alternadores inteligentes são mais eficientes com rotações baixas do motor, já que a sua alta potência permite o carregamento rápido da bateria.

E, é claro, os sistemas start stop contam com uma unidade de controlo específica, composta por sensores de velocidade que permitem saber em que momento exato deve ou não ativar-se o sistema de arranque do automóvel.

Na grande maioria dos modelos, o sistema pode ser desligado ao critério do condutor, graças a um botão geralmente localizado na consola central ou ao lado da caixa de velocidades. Obviamente, o sistema funciona, por assim dizer, de série: ou seja, quando ligamos o motor novamente, depois de termos estacionado, o sistema arranca novamente. O sistema não pode, assim, ser desligado para sempre, a menos que procuremos um representante oficial ou uma oficina que proceda à anulação do sistema ou à remoção do fusível, algo que, dependendo da marca e modelo do nosso carro, nem sempre é possível.

Foi, recentemente, patenteado um novo sistema start stop para carros em movimento. Trata-se de uma tecnologia que desliga o motor de combustão durante a condução, não consumindo assim combustível. O motor desliga-se no momento em que o condutor deixa de pisar o acelerador ou o travão e o veículo pode manter a sua velocidade em ponto morto se estiver, por exemplo, numa descida. Quando o condutor pisa um pouco o travão ou o acelerador, o motor volta a arrancar. Isto promete reduções extras no consumo e nas emissões em cerca de 10%.

Problemas relacionados com o sistema start stop

Apesar de ser um sistema que foi sendo aperfeiçoado ao longo do tempo, o seu uso pode enfraquecer determinados elementos do nosso carro.

  • A cada arranque, produz-se um atraso impercetível na lubrificação do motor, que pode eventualmente causar desgaste no interior do mesmo.
  • Embora sejam motores de arranque reforçados, a vida útil destes motores, em comparação com um modelo que não abuse de paragens e arranques, diminui acentuadamente.
  • As baterias do veículo são especiais. No entanto, as altas exigências de tensão em muitas ocasiões enfraquecem os vasos no interior da bateria
  • O alternador, também sob uso intensivo, fica debilitado mais cedo do que num carro sem start stop.

O sistema start stop garante a poupança de combustível e a emissão de menos gases poluentes. Mas, ao mesmo tempo, pode afetar diferentes mecanismos do automóvel e provocar um susto indesejado. A boa manutenção do nosso veículo ajudará a que tanto este sistema como os restantes componentes do carro funcionem a cem por cento.

Good Year Kilometros que cuentan