Músicas que captaram a atenção no Spotify durante 2018

10 Dezembro | 2018 | Goodyear

Algumas estão a fazer sucesso nos últimos meses outras fizeram história no início do ano. São músicas que estão entre as mais ouvidas do Spotify durante os últimos 12 meses. Um conjunto de músicas que o vão pôr a refletir ou apenas divertir-se ao som dos acordes que jovens de todas as idades, alguns dos quais já atuaram ou vão atuar em Portugal em breve.

Jovens a cantar

Comecemos em Português. Com sotaque do Brasil. “Sou Favela”, interpretado pelo jovem autor e cantor de apenas 11 anos, MC Bruninho, com MC Vitinho Ferrari. O jovem MC chama-se na realidade Richardson, mas há muito que se tornou conhecido pelo nome artístico MC Bruninho. Bruninho/Richardson gosta de música desde quando era ainda (ainda mais) novo. Depois de ser descoberto, através das redes sociais, a vida de Bruninho mudou completamente em poucos meses. A família mudou-se do Recife para São Paulo e o menino foi contratado por uma agência especializada em funk. Ainda não se habituou às entrevistas e continua a estudar actuando apenas fora do horário escolar.

Changes é uma música escrita e tocada pelo rapper americano XXXTentacion. A faixa foi retirada do seu segundo álbum em estúdio e inclui coros do rapper PnB Rock. O single foi lançado no início de março de 2018, poucos meses antes da curta vida lhe ter sido levada. A figura controversa da indústria do hip hop morreu com apenas 20 anos na sequência de um tiroteio, tendo no entanto deixado obra feita devido ao impacto que teve junto à sua base de fãs e à popularidade criada durante a sua curta carreira.

O verão não foi fácil para os pais dos fãs de Ariana Grande. Durante semanas as crianças contavam os dias para a divulgação do novo álbum. Parecia o “falta muito?” das viagens de automóvel. “Breathin” foi a terceira canção conhecida do quarto álbum de estúdio da cantora lançado em 18 de setembro “Sweetener”. A cantora norte-americana é também co-autora da música, com Savan Kotecha, Peter Svensson e Ilya. A música foi gravada em Los Angeles e Estocolmo.
Originalidade acima de tudo

Um jovem misterioso. O norte-americano Marshmello (n. 1992) é DJ e produtor de música. Tornou-se conhecido quando a sua música “Alone” atingiu os tops. Além de compositor, o DJ costuma fazer remixes de músicas de outros cantores. Os fãs são conhecidos como Mellogang. A identidade do artista é desconhecida, pois usa um capacete branco com o formato de marshmallow com dois X pretos no lugar dos olhos. O cantor de Happier, a música escolhida diz que o faz porque quer “fazer boa música” e para isso não é preciso saber quem é ele. O vídeo conta a história de a amizade entre uma menina e o seu cão ao longo da vida. É impossível não ficar comovido.

Regresso das super-estrelas

Sempre a surpreender com os seus vídeos. Os Maroon 5 lançaram recentemente uma nova versão do videoclipe Girls like You. A música que conta com a participação de Cardi B, conta quer na primeira, quer na segunda versão com algumas mulheres poderosas que vão surgindo ao longo dos vários minutos da música. Jennifer Lopez, Ellen DeGeneres, Millie Bobby Brown e Mary J. Blige, Angy Rivera, Jackie Fielder ou Ilhan Omar são apenas alguns exemplos. O vídeo de Girls Like You (Volume 2) apresenta ligeiras variações e a música ganhou novo fôlego com a renovação do vídeo.

Happier é uma canção do cantor e compositor britânico Ed Sheeran que integra o terceiro álbum de estúdio do artista. O videoclipe oficial de Happier foi dirigido por Emil Nava e chegou ao canal de YouTube de Ed Sheeran em 27 de abril de 2018. O cantor vem a Portugal em 2019. A afluência aos bilhetes que esgotaram rapidamente obrigou à marcação de uma segunda data. Será nos dias 1 e 2 de Junho no Estádio da Luz, em Lisboa. A carreira musical de Sheeran começou em 2005, mas alcançou o sucesso internacional a partir de 2011. Destaque, por exemplo, para a participação na banda sonora do filme O Hobbit: A Desolação de Smaug com a canção I See Fire.

Justin Bieber é um dos convidados do DJ Khaled em No Brainer. Na música participam ainda os rappers americanos Chance the Rapper e Quavo. A faixa foi lançada no verão pelo We the Best Music Group e Epic Records. A música já atingiu os lugares cimeiros de tops em países tão distintos como Austrália, Nova Zelândia Noruega, Suécia, Irlanda, Reino Unido e EUA. A carreira do DJ já é longa, mas ganhou novo folego entre 2015 e 2016 quando vários vídeos incluídos no Snapchat que falavam sobre o seu “segredo de sucesso” captaram a atenção da Internet.

Lusodescendentes e latinos

In My Blood é a música escolhida de Shawn Mendes, outro sucesso do corrente ano no Spotify e não só. A canção é da autoria de Geoff Warbuton, Scott Harris e foi produzida por Mendes e Teddy Geiger. A música foi lançada a 22 de março de 2018 (Island Records). É o single principal do terceiro álbum de estúdio do artista. Também no Youtube, o vídeo da nova versão do seu êxito mundial “In My Blood”, foi líder das preferências. Recorde-se que esta foi a música oficial de Portugal para o Campeonato do Mundo de futebol. O lusodescendente, que faz capa da Rolling Stone deste mês, volta a atuar em Portugal em 2019, na Altice Arena, em Lisboa.

Back to You é uma música da cantora norte-americana Selena Gomez. A antiga artista da Disney canta a música é co-autora da faixa com Amy Allen, Parrish Warrington, Diederik Van Elsas e Micah Premnath. A produção ficou a cargo de Trackside e Ian Kirkparick. A música foi lançada em maio de 2018, como faixa principal da banda sonora da série da Netflix 13 Reasons Why, uma adaptação do livro epónimo. Selena Gomez iniciou a sua carreira com menos de 10 anos na série infantil Barney e seus amigos no início dos anos 2000. A sua carreira ganhou destaque internacional com os “Feiticeiros de Waverly Place”, do Disney Channel, em que interpretava a personagem Alex Russo.

Bruno Mars é um cantor norte-americano. Finesse é uma música do terceiro álbum em estúdio, 24K Magic (2016). A faixa foi escrita por Mars, Philip Lawrence, Christopher Brody Brown, James Fauntleroy, Johnathan Yip, Ray Romulus, Jeremy Reeves e Ray McCullough II. A produção esteve a cargo de Shampoo Press & Curl e The Stereotypes. Este ano, foi lançado um remix da música com a participação do rapper americano Cardi B nas lojas digitais e serviços de streaming. O remix teve sucesso desde o primeiro momento e o videoclipe recebeu cinco nomeações para os 35º MTV Video Music Awards.

Good Year Kilometros que cuentan