Tecnologias para já

8 Fevereiro | 2016 | Goodyear

Novos airbags, ajudas para estacionar, pneus especiais… já sabe tudo o que o seu carro irá ter dentro de pouco?

O mundo muda. O motor muda com ele: evolui, vira e revira, e o rosto que nos apresenta é distinto. Se olharmos para trás veremos que o nosso modo de conduzir é muito diferente e mudou num intervalo muito breve de tempo. As potencialidades de um carro hoje não são nem sequer parecidas com as dos carros dos 80 ou 70. Mais marcas, mais funcionalidades, mais gadgets e ajudas: travão ABS, airbag, novos cintos de segurança… Para alguns, esta transformação tecnológica deu cabo de um modo de viver o motor que já não voltará. Ainda há quem ache que prefere o modelo atual. Seja qual for a sua opinião ao respeito, o certo é que a evolução não pára e os carros continuam, hoje, a mudar.

Às vezes pode produzir vertigem esta constante mudança, mas é simples aprender a dar-se bem com o novo ambiente tecnológico para prever a evolução futura e preparar-se para ela. Já recentemente falamos do CES Las Vegas  e das suas aplicações para o mundo motor. Por enquanto, aqui deixamos uma lista de tecnologias que depressa iremos ver em cada carro.

  • Modo económico: O novo interesse pela sustentabilidade faz com que sejam já muitos os condutores que escolhem modelos equipados com este modo. O sistema é perfeito para certificar-se de poupar no carro: os sistemas prescindíveis são desligados quando não estão a ser utilizados. O processo produz-se de maneira automática.
  • Estacionamento assistido. Para alguns uma heresia, este sistema faz com que o condutor apenas deva pisar o pedal de travão para o carro se estacionar de forma automática em paralelo. É um sistema muito útil em espaços de dimensões pequenas que pode ser ligado pelo próprio condutor antes de a manobra ser efetuada.
  • Airbag de cortina: Situados, nos modelos mais recentes de carros, na parte da cabeça e por cima dos vidros, diminui as lesões na cabeça caso haja um acidente. É uma evolução em segurança que tenta corrigir as cadências dos airbags tradicionais.

Pneumatico RunOnFlat- Quilometrosquecontam

  • Câmara ou sensor de estacionamento. Duas funcionalidades distintas que partilham um mesmo objetivo comum. Em viaturas onde a viabilidade for reduzida ou de grandes dimensões, como uma furgoneta, uma pequena câmara junto à matrícula de trás permite contar com um sinal de vídeo enviada para o condutor que pode vê-la através de um ecrã pequeno. O sensor é um dispositivo que durante o estacionamento envia um sinal de alarme se detetar um obstáculo, com tempo suficiente para permitir evitá-lo.  Instalado no pára-choques dianteiro e traseiro, permitem mostrar num ecrã a distância a que se encontra o possível obstáculo de que alerta.
  • Head Up Display: Mais um exemplo de tecnologia nascida no âmbito militar que encontra uso civil. Originalmente instalada nos aviões de combate, permite situar os dados mais importantes sobre o carro a disposição do condutor sem necessidade de tirar o olhar da frente. Entre os dados que oferece estão a velocidade, hora ou até mesmo sinais do navegador.
  • Pneus run on flat: Amiúde presentes nos carros híbridos e com grande crescimento, os pneus RunOnFlat permitem um carro continuar a conduzir até 80 quilómetros despois de um furo. Para poder empregar o sistema, o seu carro precisa de estar equipado com um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) que possa avisar quando o pneu estiver vazio.

· · ·

Good Year Kilometros que cuentan