Tecnologias Goodyear: 120 anos de inovação em revista

12 Junho | 2018 | Goodyear

Passamos em revista 120 anos de tecnologias introduzidas pela Goodyear. Uma empresa pioneira, que desde 1898 tem um compromisso com a inovação.

120 anos de compromisso com a investigação e o desenvolvimento, a segurança e a melhor resposta na estrada. A Goodyear tem sido, ao longo de toda a sua história, desde 1898, uma empresa pioneira. O desenvolvimento de novos e mais avançados pneus dá resposta às necessidades dos condutores e às novas exigências de mobilidade. O futuro passa agora por um grande desafio: a condução autónoma e a aplicação de novas tecnologias. A ciência ao serviço da produção de pneus? Certamente, o desenvolvimento de novas soluções de pneus? O desenvolvimento de novas soluções de borracha e polímeros é complementada com a investigação de novas técnicas também no campo da ciência da computação, da física e da matemática.

Comentar as mais recentes novidades tecnológicas da Goodyear é, afinal, comentar os marcos da inovação numa empresa com 120 anos de história.

Tecnologia SoundComfort: 50% menos ruído

Para cada problema, há uma solução. A tecnologia SoundComfort é uma das grandes inovações da Goodyear e um desafio para os novos pneus. Permite a redução dos níveis de ruído dos automóveis em média até 50% (- 4 dbA). Em resumo, são muitos os factores que geram ruído no interior de um automóvel: o vento, a velocidade de condução, as condições da estrada, os ruídos do motor e, inclusivamente, os próprios pneus. No momento de reduzir o ruído no interior do veículo, os pneus podem ter um papel eficaz. A tecnologia SoundComfort da Goodyear foi expressamente pensada para reduzir a ressonância do ar na cavidade do pneu. Problema o ruído: solução: uma espuma de poliuretano de célula aberta na superfície interna do pneu. Esta camada avançada de espuma reduz as vibrações do ar e reduz os níveis de ruído.

Tecnologia SealTech da Goodyear

É possível evitar pequenos furos na estrada? De fato, a tecnologia SealTech da Goodyear sela pequenos furos de até 5 mm de diâmetro na banda de rodagem, mesmo depois do objecto se desprender, sem afectar o desempenho do pneu. Em 2017, a Goodyear anunciou que o premiado pneu de ultra-alta-prestação, o Eagle F1 Asymmetric 3, equipado com a mais recente tecnologia SealTech da Goodyear, foi distinguido como equipamento de origem pela Volkswagen para o novo Aerteon. “Estamos orgulhosos por ampliar a nossa carteira de clientes e introduzir o Goodyear SealTech no novo Volkswagen Arteon. Os fabricantes de automóveis têm mostrado um interesse crescente pelas novas soluções de mobilidade, como resultado, na Goodyear continuamos a investir no desenvolvimento de tecnologias como a SealTech para poder dar resposta a essa procura”, assegura Nick Harley, director geral de Equipamentos Originais de Pneus para Turismo da Goodyear Dunlop EMEA.

RunOnFlat ou como sobreviver a um furo

Circular com um pneu furado? A tecnologia RunOnFlat da Goodyear baseia-se no reforço das paredes laterais do interior do pneu. Desse modo, o pneu mantém-se no aro e consegue suportar o peso do veículo durante 80 quilómetros. Este tipo de tecnologia elimina a necessidade de mudar o pneu em locais perigosos na estrada e mitiga o risco de rebentar a alta velocidade. A tecnologia RunOnFlat permite conduzir a uma velocidade de até 80 km/h sem ter de o substituir.

Outras tecnologias e inovação Goodyear

120 anos de história dão o desenvolvimento de mais tecnologias. Aplicações inovadoras baseadas na experiência e na investigação contínua. A 3D-BIS Technology da Goodyear reúne todos os elementos dos blocos para assegurar que a rigidez da banda de rodagem se mantém, obtendo uma maior estabilidade da direcção em superfícies secas ou molhadas. Mas, o que significa a tecnologia 3D-BIS para um pneu? Acima de tudo, mais aderência sobre gelo e neve.

Active Braking é um desenho em blocos tridimensionais da banda de rodagem que aumenta o contacto com o solo no momento de travar, o que se traduz sobretudo em distâncias de travagem mais curtas em estradas secas e molhadas.

As paredes laterais reforçadas da tecnologia Active CornerGrip asseguram uma distribuição uniforme da pressão. Assim, proporcionam uma maior eficiência de contacto entre o pneu e a estrada, envolvendo toda a banda de rodagem.

Marcos da Goodyear: 120 anos de história

Desde o primeiro pneu removível da história (tecnologia Goodyear, 1904), à produção dos pneus para o primeiro automóvel fabricado em série, o Ford Modelo T (1908), ou ao primeiro pneu para aviões da história (1909) passou mais de um século de história e a Goodyear foi acumulando marcos históricos. Foi assim que chegámos à Lua em 1971 e vencemos 350 corridas de Fórmula Um. Nos últimos sete anos, a implementação de novas soluções tem sido recorrente na marca.

2011 foi o ano do Eagle F1 Asymmetric 2 com tecnologia Activebraking e do pneu Ultragrip 8, o primeiro pneu direccional que usa a patente 3D-BIS. Em 2012, o compromisso foi a introdução da nova norma europeia de rotulagem de pneus. No mesmo ano, a Goodyear desenvolveu um pneu fabricado com biomassa renovável, apresentado como protótipo na conferência do clima em Copenhaga.

Para o lançamento do pneu EfficientGrip Performance com classificação A para aderência em piso molhado foi necessário esperar por 2013. Um ano depois, a Goodyear introduziu a tecnologia SoundComfort. Chegar a um pneu esférico, em 2016, foi apenas mais um passo nesse compromisso de inovação constante. O Eagle 360 viu a luz no Salão Automóvel de Genebra. O protótipo do pneu esférico pensado para os veículos autónomos do futuro evoluíram em 2017, com a incorporação de inteligência artificial capaz de sentir, decidir, transformar e interagir.

O que se pode esperar dos próximos anos?

A mobilidade do futuro passa pelo desenvolvimento de novas soluções no presente. Um compromisso assegurado na Goodyear que foi pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias nos últimos 120 anos.

Good Year Kilometros que cuentan