Sabe identificar os diferentes tipos de automóveis?

Utilitários, berlinas, monovolumes, todo-o-terreno. Sabe identificar os diferentes tipos de automóveis, ou carros, disponíveis não mercado?

Utilitários, berlinas, monovolumes, todo-o-terreno. Será que sabe identificar os diferentes tipos de automóveis disponíveis no mercado? De acordo com a tipologia de carroceria ou de acordo com o segmento comercial a que pertencem há uma grande variedade de classificações de veículos. Como reconhecê-los é o objetivo deste artigo da Goodyear. Continue a ler e descubra que tipo de automóveis existem e qual deles é o mais adequado para si. Saiba também como escolher o modelo ideal para si neste artigo.

Monovolume

Os monovolumes são um tipo de automóvel de acordo com a classificação da carroceria. O espaço interior integra num só volume as zonas de bagageira, de passageiros e do motor. O motor está alojado de forma a que pouco se destaca à frente do eixo dianteiro, sendo montado num ponto mais elevado e também mais inclinado do que num automóvel de turismo, para libertar espaço não habitáculo. Finalmente, tendo em conta o volume interior existem outras variantes: dois volumes (bagageira e habitáculo comunicados) e três volumes (o compartimento da bagageira e o motor estão separados).

Berlina ou sedan

As berlinas são os melhores automóveis para viajar em família devido ao espaço e comodidade. Também conhecidas como sedan, as berlinas são um tipo de carro de turismo com três volumes (zona de motor, habitáculo interior e bagageira). Tem quatro ou mais lugares e duas ou mais portas, bem como um tejadilho fixo até à janela traseira. A principal diferença entre os sedans e os berlina é que no sedan a janela traseira está fixa e é independente da porta traseira, enquanto que nos berlina a janela traseira está integrada na porta da bagageira.

Coupé

Os automóveis de turismo coupé têm duas portas laterais. Dependendo do ângulo formado pela janela traseira com a tampa da bagageira o motor pode ser fastback (dois volumes) o notchback (três volumes). Além disso, é frequente as marcas identificarem a expressão “coupé” com modelos de linhas desportivas.

Hatchback

É o tradicional automóvel compacto. O termo em inglês, “hatchback”, significa “escotilha traseira” e refere-se à porta traseira de aceso à bagageira. É, afinal, um veículo de dois volumes (A bagageira e o habitáculo estão interligados) cuja bagageira está integrado no habitáculo e dispõe da sua própria porta com janela traseira incluída. Ao contrário do veículo familiar, a janela traseira é geralmente mais inclinada.

Conversível, cabrio ou cabriolet

Os cabrios são um tipo de automóvel que, segundo a sua carroceria, se caracterizam por não ter tejadilho fixo ou por ter uma capota removível ou dobrável. Uma variante é o coupé-cabrio cujo tejadilho metálico se dobra e se recolhe sobre a parte traseira do veículo.

Sabe identificar os diferentes tipos de automóveis?

Roadster

Os roadsters são um tipo de automóvel desportivo de dois lugares, com carroceria descapotável e leve. O termo tem origem no inglês e utilizava-se para descrever os antigos desportivos descapotáveis, que dispunham dois lugares e um banco dobrável para outras duas pessoas.

Familiar, break ou tourer

Familiar é a denominação mais comum para estes modelos. São conhecidos como “station wagon” nos países anglo-saxónicos e como “break” em França e Itália. Um automóvel familiar tem uma carroceria tejadilho elevado até à porta traseira (nisto é diferente dos veículos “hatchback”). Dispõe de um maior volume interior destinado a bagagem que pode, alternativamente, incorporar uma terceira fila de lugares ou, pelo contrário, aumentar a capacidade para bagagem. O tejadilho prolonga-se até à bagageira.

Todo-o-terreno

É um tipo de veículo pensado, de origem, para circular em terrenos difíceis estradas de terra ou pedras, inclinações acentuadas, com tração a duas ou mais rodas. Tem uma estrutura de quadro independente e caracteriza-se, normalmente, por uma motorização potente.

Crossover

Semelhante aos todo-o-terreno, os crossover são os reis do asfalto. Têm características como barras de proteção frontais ou suspensão elevada, semelhantes às de um todo-o-terreno, que combinam com uma estética mais compacta. Geralmente são mais pequenos que os SUV.

SUV (Veículo Desportivo Utilitário)

Os SUV são uma tendência. Desde 2006, as vendas destes modelos têm vindo a aumentar acentuadamente. Trata-se de um tipo de automóvel cujo conceito deriva dos todo-o-terreno com os quais compartilha a estética, a altura da carroceria, a tração 4×4 e deslocamento da suspensão, adaptado, no entanto, a uma condução sobre asfalto. É mais leve que um todo-o-terreno tem mais capacidade de flexão e torção. Fora da estrada, em terrenos difíceis, as suas prestações são mais limitadas do que as de um todo-o-terreno.

Sabe identificar os diferentes tipos de automóveis?

Desportivos

Motores potentes, maior velocidade máxima, melhor aceleração e aderência. Os desportivos e superdesportivos são outro tipo de veículo e também o sonho de muitos. São sobretudo coupé ou cabriolet e ainda com dois lugares.

Pick-up

Entretanto, as pick-up tornaram-se num dos veículos mais vendidos recentemente. É um tipo de carrinha utilizado geralmente para o transporte de mercadorias. mercadorias. Tem na parte traseira uma zona de carga descoberta, particularmente útil para transportar objetos voluminosos. A plataforma de carga pode estar coberta por uma lona ou por uma estrutura de fibra o vidro.

Tipos de automóveis por segmentos comerciais

Existem mais tipos de automóveis? Revisitadas as principais categorias de acordo com a carroceria e volume interior, é altura de falar dos segmentos comerciais. Existem seis no mercado que incluem as diferentes carrocerias e tamanhos.

Segmento A: são os automóveis de quatro lugares mais pequenos do mercado. O seu tamanho oscila entre os 3,3 e 3,7 metros. A sua carroceria é “hatchback” de três o cinco portas.

Segmento B: em seguida, incluem-se veículos com capacidade para quatro adultos e uma criança. Com carroceria “hatchback” ou monovolume, variam entre os 3,9 e 4,2 metros (no caso de berlinas e familiares).

Segmento C: inclui veículos com capacidade para cinco pessoas adultas. Chegam a medir 4,2 metros nos modelos “hatchback” e 4,5 metros no caso de sedans e familiares.

Segmento D: aqui pertencem as berlinas e os familiares de cinco lugares, mas com motores mais potentes e bagageiras mais amplas do que os do segmento C. Medem até 4,6 metros.

Segmento E: as berlinas mais confortáveis e os modelos maiores (à volta de 4,8 metros) pertencem a este segmento.

Segmento F: está reservado a berlinas e limusinas de gama-alta, com mais de cinco metros de cumprimento

Inegavelmente, existe um tipo de automóvel no mercado para cada necessidade. Carrocerias pensadas na ergonomia e no conforto, outras desenhadas para a velocidade máxima. Agora, é consigo.