Tipos de travões, como funcionam e que sistemas de travagem usam

21 Setembro | 2020 | Goodyear

Descubra com a Goodyear que tipos de travões existem e como funcionam. Conheça-os e melhore a sua segurança ao volante.

Quando falamos em carro, pensamos antes de tudo no consumo, potência, combustível ou tipo de motor que possui. Mas, aos poucos, segurança ou poluição vão sendo incorporadas nas conversas e artigos sobre automobilismo e se algo se destaca no primeiro campo são os travões do carro. Cada veículo possui diferentes sistemas de travagem que reduzem a velocidade (travão de serviço) ou o mantém imobilizado (travão de mão). Embora o conceito em si seja o mesmo (exercer uma força que se opõe ao movimento das rodas), a forma de alcançá-lo varia. Descubra com a Goodyear que tipos de travões existem e como funcionam.

Travão de mão, amplificando a pressão de travagem

O travão de mão ou travão de estacionamento é um tipo de travão que afeta apenas as rodas traseiras do veículo. Ao puxar a alavanca de forma rápida e seca (ou pressionando o botão correspondente em alguns dos modelos mais atuais), a haste de tração à qual está fixada comunica com um sistema de cabos para a alavanca de operação que ativa o torniquete que pára o carro completamente. Embora os travões elétricos se tornem cada vez mais comuns, a verdade é que a maioria dos carros ainda usa o travão de alavanca. 

Os travões de estacionamento muito usados geralmente exigem um movimento maior da alavanca para funcionarem corretamente em comparação com o início de sua vida útil. Se notar que a alavanca do travão de mão sobe cada vez mais, peça à sua oficina para ajustá-la. A manutenção preventiva prolongará a vida útil do seu carro

Tipos de travão de serviço

Os travões a tambor são um tipo de sistema de travagem que está a desaparecer gradualmente das linhas de produção e design de veículos. O seu mecanismo consiste em, ao pisar o travão, um par de sapatas aciona um tambor associado a cada pneu e, por meio do atrito, a rotação diminui, perdendo velocidade.

Que tipos de travões existem?

Apesar de terem sido montados pela primeira vez em 1952 num Jaguar Racing Heritage Type C, os travões de disco esperaram algumas décadas até atingir o seu desenvolvimento ideal e, por extensão, a sua generalização em todos os veículos. O seu funcionamento é simples. Quando pressionamos o pedal do travão de serviço, uma bomba hidráulica leva o fluido de travão aos pistões que empurram as pastilhas do travão. As almofadas criam atrito contra o disco, reduzindo a velocidade do veículo. Esse atrito acabará por levar ao desgaste e substituição das pastilhas. Atualmente, existem 3 tipos de travões de disco, dependendo do formato do disco e das suas pinças:

  • Discos flutuantes com grampos fixos. São discos com peças de alumínio que evitam sua deformação e três orifícios que ajudam as pastilhas a ficarem limpas, aumentando a capacidade de travagem.
  • Discos com fenda com grampos fixos. São comuns em modelos de carros desportivos. Possuem ranhuras que permitem melhor desempenho das pastilhas e maior capacidade de travagem do que os travões de disco normais.
  • Discos ventilados fixos com pinças flutuantes. São os discos de travão mais comuns. Liso na parte traseira e com ranhuras na área frontal para dissipar o calor gerado durante a travagem. Por terem pinças flutuantes, usam um único pistão, que é mais barato, mas um pouco menos eficaz.

Na seção mais inovadora e de alto custo estão os travões de carbono cerâmico. A sua utilização é quase exclusivamente para automóveis de competição ou de luxo, visto que variam entre os 7.000 e os 12.000 euros. Porém, a sua resistência a altas temperaturas e o seu coeficiente de fricção mostram uma eficiência que nenhum outro sistema de travagem consegue alcançar.

Sistema de travagem antibloqueio: ABS

Em 1978 a Bosch lançou seu Antiblockiersystem conhecido como ABS e a sua eficiência seria tão grande que, a partir de 2004, todas as marcas o implementariam nos seus veículos. Juntamente com o controle de estabilidade (ESP), o ABS é um dos sistemas de segurança que mais tem evitado acidentes nos últimos anos.

O funcionamento do ABS consiste em que, quando o travão é acionado, os sensores de velocidade localizados nas rodas informam o módulo de controle sobre a velocidade de rotação, reduzindo a pressão do travão se necessário. Desta forma, ao manobrar para evitar um obstáculo na estrada, o carro ganha mais estabilidade na condução.

Agora que você conhece os tipos de travões, lembre-se de que são elementos essenciais para a segurança do seu carro, portanto, não se esqueça de sua manutenção. Uma inspeção oportuna pode evitar sustos desnecessários na estrada.

Good Year Kilometros que cuentan