Tivoli: o vinho também vai ao teatro!

Depois dos maiores nomes do espetáculo, o Tivoli recebe 40 dos maiores produtores nacionais para um evento muito especial em que o vinho sobe ao palco.

Durante 4 dias, o vinho vai ser a personagem principal a subir à Cena no Tivoli. De 23 a 26 de Março todas as regiões portuguesas vão estar presentes para um encontro que mistura música, humor, conversa, negócio e, claro está, o prazer dos grandes vinhos portugueses num verdadeiro “quem é quem” das principais adegas e produtores nacionais. É a recomendação Goodyear deste fim de semana para qualquer enófilo de boa cepa ou simples curiosos.

O Vinhos em Cena inclui provas conduzidas, especialistas nacionais e estrangeiros e espaço para promover todos os vinhos presentes. O público poderá circulará pelos diversos andares do Tivoli, onde mais de 40 produtores irão ter os seus stands espalhados pelos corredores deste edifício histórico. No curioso cenário dos camarins e frisas do velho cinema será possível degustar o vinho de forma diferente, assim como diferente será a sua abordagem na sala D. Antónia Ferreira, decorada especialmente para o efeito.

Assim, uma das mais icónicas e clássicas salas de espetáculo da capital transfigura-se para acolher também os prazeres do estômago a que se juntam agora aos prazeres do espírito. A presença de vinhos provenientes dos quatro cantos de Portugal é ainda um bónus para quem, como nós, está sempre à procura de um novo destino para meter o carro na estrada à procura de bons licores e experiências gastronómicas à altura.

Tivoli: o vinho também vai ao teatro!

Pelos camarins do Tivoli

Para além do espaço, que fica ao nível dos convidados que irá receber, este evento procura inovar de alguma forma nas temáticas que vai apresentar como leit motif das workshops propostas. No Duelo de Castas, por exemplo, é escolhida uma casta presente em duas regiões diferentes e os membros do painel esgrimem argumentos em defesa de uma ou de outra. Quem sabe não vem daqui uma boa ideia para uma próxima escapadela de fim de semana? Vamos querer experimentar os resultados presencialmente.

No Jantar ao Contrário, um enólogo e um sommelier começam por escolher um vinho e só depois pensam nas iguarias que o vão acompanhar. Nos Duetos Imprevistos, vai-se tentar casar moscatel com os queijos portugueses e descobrir o resultado e, finalmente, no Aroma das Castas dois enólogos “defrontam-se” numa prova cega. Os exemplos mostram a intenção de, para além da presença no cineteatro, há um intenção de inovação e trazer também uma pontinha de espetáculo ao evento.

O vinho sobe ao palco

O palco da sala principal irá abrindo e fechando as suas cortinas, para dar lugar ao Em cena com, um conjunto de apontamentos musicais, palestras, conversas e debates sobre vinho. Com uma duração de 30 minutos, cada painel terá um moderador e diversos convidados, entre especialistas da área vinícola e figuras distintas da literatura, música, humor e negócios. Já estão confirmadas as presenças de Vasco de Avillez (presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa), Cristiano van Zeller (produtor e enólogo, um dos responsáveis pela premiada Quinta do Noval), Paulo Laureano (produtor e enólogo, consultor que já ajudou mais de 30 produtores da “nova vaga” de vinhos alentejanos), Mário Louro (autor, crítico e provador principal na Câmara de Provadores) e Hugo Nascimento (chef, food stylist e “parceiro no crime” com Vítor Sobral no Tasca da Esquina), mas outros nomes se juntarão ao rol ao longo dos 4 dias.

O estilo neoclássico do quase centenário cineteatro, patente na sua faceta muito parisiense de viragem do século, será um fantástico cenário para acolher, depois dos maiores nomes da música, do teatro e do cinema, também os maiores nomes da produção vinícola nacional, só faltando a presença do convidado mais importante de todos: nós. Venha daí connosco.

Tivoli: o vinho também vai ao teatro!

Apresentada como se de um espetáculo se tratasse, a entrada custa 19,5€ por dia e as oficinas variam dos 35 aos 45€, sendo necessária a sua aquisição online prévia.

Programa

Aroma das Castas – 24 de Março às 19h30
Mário Louro convida Sara Peños Lledo

Duelo de Castas – 25 de Março às 15h30 e 19h
Charles Metcalfe, Sarah Amed e convidados

Jantar ao Contrário – 25 de Março às 17h30
Diogo Campilho e um Sommelier convidado

Duetos Imprevistos – Queijos Portugueses e a Casta Moscatel – 26 de Março às 17h
Luís Simões e um chef convidado

Conferência – 24 de Março às 17h30
Frederico Falcão (moderador), Sarah Amed, Charles Metcalfe, Osvaldo Amado, António Ventura

Em cena com…
23 Março às 18h
24 Março às 21h30
25 Março às 15h, 17h 21h e 23h
26 Março às 15h e 17h