Top Gear: os 5 melhores momentos do programa

O Top Gear é um dos programas de automóveis mais antigo da história da televisão. A Goodyear escolheu para si aqueles que são os seus 5 momentos.

Já com 25 temporadas, o Top Gear é um dos programas mais antigos da televisão, tendo alcançado grandes marcos. Na Goodyear escolhemos cinco grandes momentos, que vamos partilhar consigo. Afinal, queremos celebrar a nossa paixão pelos motores, a engenharia e as melhores histórias sobre automóveis.

Antes de mais nada, Top Gear começou em 1977 como um programa sobre carros convencionais. Quando foi relançado, em 2002, desenvolveu um estilo peculiar e controverso. Nessa altura passou a apostar no espetáculo, nos desafios, na aventura, na velocidade, no controlo, na engenharia dos motores e o resultado foi extraordinário.

O programa estreou recentemente uma nova temporada, apresentada mais uma vez por Chris Evans e Matt LeBlanc. O antigo apresentador, Jeremy Clarkson, foi demitido pela BBC por ter insultado e agredido fisicamente um dos produtores do programa.

A nova série, a segunda com o ator que se tornou famoso com a série Friends, promete mais desafios. Entretanto, revisitamos alguns dos melhores momentos e avançamos uma curiosidade sobre a próxima temporada, em jeito de spoiler!

Porque razões o Bugatti Veyron é o carro da década no Top Gear?

Temos de voltar ao episódio final da 14ª temporada do Top Gear para encontrar uma resposta à pergunta. Afinal, porque razões o Bugatti Veyron é o automóvel da década?

O final de uma década (2000-2010) pedia, de facto, a nomeação do “Carro da Década”. E apenas um super-automóvel desportivo poderia ser digno da distinção. Considerando as horas de programa que lhe foram dedicadas, a engenharia e potência, o vencedor foi o Bugatti Veyron.

Foi durante algum tempo o carro mais rápido do mundo, mas sabemos que esta glória foi de curta duração. Após o Veyron, foi coroado o Quíron, e esta distinção pertence atualmente ao Koenigsegg Agera RS. Foi o grande vencedor na “Top Gear Awards Ceremony” pela sua linha de design, pela sua capacidade de nos surpreender e pela potência do seu motor W16, baseado em dois blocos de 8 cilindros dispostos em V.

O carro mais rápido do Top Gear é …

Completar uma volta rápida no circuito do Top Gear é um dos clássicos do programa. Grandes motores e altas cilindradas enfrentaram esse teste na pista projetada pela Lotus. Os requisitos para brilhar na “Power Lap” pedem que o carro seja adequado à condução em estrada, esteja no mercado comercial e seja capaz de superar bem uma lomba no caminho. O Pagani Huayra, com um tempo de 1:13.8, foi o carro mais rápido que cumpriu todos os requisitos. No entanto, entre todos os tempos registados, retemos o Caparo T1, que estabeleceu o segundo melhor tempo. É um protótipo de super-automóvel, de dois lugares, com tração traseira e motor central, inspirado no design dos bólides de Fórmula 1.

De veículo militar na África do Sul

Entre os vídeos mais vistos do Top Gear, durante os seus anos de emissão, destaca-se o de um passeio de Richard Hammond num veículo militar por ruas da África do Sul. O Marauder é um veículo militar de dez toneladas tão forte que suporta ser atingido por explosões. Um dos momentos mais aplaudidos foi, possivelmente, a visão deste mastodonte rodoviário a passar, literalmente, por cima de dois carros. Depois disso, as imagens de um leão sentado no seu capot a morder os limpa-para-brisas, acaba por resultar num feliz momento de humor.

O carro mais pequeno do mundo

O Peel P50 é o automóvel de produção mais pequeno do mundo. Será que consegue imaginar como é conduzir o menor carro do mundo? O Top Gear produziu essa experiência para si. Fabricado pela empresa britânica Peel Engineering Company, entre 1962 e 1965, o P50 é mesmo o mais pequeno automóvel da história, tendo sido vendido como meio de transporte para um só passageiro.

Tem uma porta lateral, tem também apenas um farol e além disso só três rodas. O motor está localizado sob o assento e não tem marcha-atrás, pelo que, a única maneira de retroceder é sair do carro e arrastá-lo usando uma alça situada na traseira. Viajar no Peel P50 a 55 quilómetros por hora, que é a sua velocidade máxima, é uma experiência e tanto.

O desafio dos ovos no Citroen 2CV

Diz-se que entre os requisitos do Citroen 2CV estava o de permitir a sua condução por um campo recém-arado carregando uma cesta de ovos sem os partir. Não sabemos se a história é mesmo verdadeira nem, desde logo, que tipo de valor científico tem como prova empírica. Mas, como “spoiler”, este vídeo não tem preço.

Os veneráveis “2 cavalos” dão uma lição de aerodinâmica totalmente válida para novos modelos ainda por surgir. Diz a lenda que, na sua apresentação, durante o Salão de Paris, em 1948, um jornalista americano perguntou: “E onde está o abridor de latas?

Onde e quando ver o Top Gear

As duas primeiras temporadas foram emitidas pela BBC Two, mas após a 15ª temporada o programa passou a ir para o ar na BBC HD. A 25ª série estreou, em Portugal, no dia 1 de Maio.