Trilhos da Terra: uma experiência de fotografia para pais e crianças

Os Trilhos da Terra é um espaço de co-work para artistas fotográficos, mas é também aqui que se promovem workshops de fotografia para pais e filhos. Em Aveiro.

Em Aveiro há um local extraordinário para as crianças. Os Trilhos da Terra Cowork Studio, onde a fotografia ganha toda uma nova dimensão. Tudo nasceu porque “a paixão pelo mundo levou-nos à fotografia”  e “agora queremos partilhar a experiência de fotografar para que possas sentir o mundo com os teus olhos”. É assim que esta iniciativa se descreve.

O que é Os Trilhos da Terra?

Antes de mais, é um espaço de cowork para fotógrafos, videografos e designers/webdesigners e outro criativos. São dois espaços com Galeria de Fotografia, a Biblioteca do Fotógrafo e do Viajante, a Sala de Formação, um Estúdio e um Laboratório Analógico de Fotografia dedicado à fotografia a preto e branco e outras técnicas experimentais.

Na biblioteca há livros de viagem e livros de fotografia para consulta enquanto se toma um chá ou um café. Os espaços são complementares, sem barreiras entre eles. Há Wi-Fi disponível para quem quer trabalhar no local.

Os Trilhos da Terra promovem na Galeria Fotográfica exposições de fotografia documental e de viagem estando, todavia, é possível expor outros tipos de fotografia, esquissos de viagem e diários gráficos.

É também um espaço de âmbito formativo onde são lecionados workshops nas áreas de fotografia e do vídeo. É o caso dos workshops para pais e filhos.

Workshops para pais e filhos

Há workshops para principiantes, mas também para fotógrafos avançados. Mas aqui focamo-nos nas crianças. Há workshops, a partir de 75 euros, para pais e crianças (dos 6 a 12 anos) ao fim-de-semana. O valor inclui a participação de um adulto e de uma criança e ainda duas imagens 20X30 aplicadas em k-line.

O workshop é orientado para os mais novos. O objetivo é ensinar e enquadrar corretamente as imagens e ter alguns cuidados estéticos. As crianças acompanham, neste workshop todo o processo desde o captar de imagens até ao montar uma exposição.

As crianças vão aprender como funcionam as máquinas fotográficas. Além disso, vão sair dali a saber maximizar a sensibilidade para uma sessão fotográfica ficando ainda com noções sobre estética e componente artística. Serão partilhadas regras de composição fotográfica, sendo ainda promovido o desenvolvimento prático de fotografias com vista à aplicação dos conhecimentos aprendidos durante a sessão.

Após a saída fotográfica, são selecionadas as fotos a imprimir e, em seguida, é montada uma exposição fotográfica.

Descontos para ciclistas

O workshop tem como destinatários crianças dos seis aos 12 anos e respetivos pais. As crianças deverão levar uma máquina fotográfica digital e, de preferência um bloco de notas.

O formador deste workshop é Bernardo Conde. Formou-se e é mestre em engenharia ambiental. É um empreendedor no mundo das viagens e da fotografia profissional. Já fotografou no Quénia, em Marrocos, na Islândia, Laos, Tailândia, Camboja, Madagáscar ou Mongólia além de por muitos e muitos trilhos a pé na Europa.

O fotógrafo acumula esta arte com outras atividades relacionadas com fotografia e viagens. Já expôs internacionalmente e em Portugal.

E já agora, sabia que, se for de bicicleta, tem desconto de 10% nos workshops? É uma ótima vantagem para acumular ao wi-fi, chá ou café? O local promove ainda “phototours” para turistas em Aveiro. Trilhos da Terra, um local a conhecer, em Aveiro.