Turismo Rural: 7 destinos para viver o fim do verão

Enquanto o bom tempo ainda anda aqui, é altura de fugir para um destes destinos de turismo rural. São 7 convites irrecusáveis para o relaxe.

Depois da beira mar, voltamo-nos agora para o turismo rural. Agosto é o mês do calor mas Setembro é o mês mais luminoso do calendário português. Com céus limpos, temperaturas suaves e ainda muitas horas de luz à nossa disposição, a vontade de aproveitar o verão ainda não se esgotou. É altura de mudar de paisagem e aproveitar o fim do verão num destes 7 destinos de turismo rural.

Bragança

Começamos pelo nordeste transmontano para uma visita à Quinta dos Castanheiros. Na terra de Miguel Torga este espaço de turismo rural encaixa-se entre os vales e encostas escarpadas que apetece explorar. Aqui perto fica a serra da Coroa e o Parque Natural de Montesinho, a convidarem a longos passeios a pé. Os rios Sabor (único rio selvagem em Portugal) Maças, e Fervença são outro cartão postal a visitar. Poderá passear de bicicleta, observar aves a partir do miradouro ou observar estrelas à noite. Também é local de pesca e caça e organizam-se batidas ao javali.

Travancinha

O Chão do Rio é uma quinta com oito hectares, entre árvores antigas e grandes maciços em granito. O pequeno aglomerado de casas em pedra e telhados de colmo organiza-se em volta em volta de uma piscina biológica que desafia a um mergulho. Localizado na aldeia de Travancinha, a 12 km de Seia e Oliveira do Hospital, o Chão do Rio permite conhecer a Serra nas diferentes estações do ano. Os hóspedes têm ao seu dispor vários produtos para o pequeno-almoço num grande cesto e o pão fresco é entregue todos os dias às 17:00h. É possível preparar as próprias refeições no forno de lenha ou pedir uma refeição no restaurante da localidade. Tem ainda um parque infantil, bicicletas e uma pequena loja de recordações regionais.

Turismo Rural: 7 destinos para viver o fim do verão

Mesão Frio

É em Mesão Frio que o Douro apresenta algumas das mais belas paisagens da sua viagem. A Casa de Canilhas tem vista para este espetáculo, num ambiente que respira repouso. Oferece uma piscina exterior com um terraço com espreguiçadeiras virado para o vale onde apetece gastar todo o dia. A partir daqui pode experimentar cruzeiros fluviais, dar um salto até à outra margem ou experimentar um visita guiada ou uma degustação de vinho. Mas, acreditem em nós, o mais difícil é sair da varanda. Poderíamos passar toda uma vida a beber esta paisagem e, se é belíssima no verão, não o é menos em qualquer outra altura do ano.

Condeixa

Perto de Condeixa-a-Nova, a Quinta M não é o espaço de turismo rural típico. Contudo, com o seu misto de glamping e proximidade dos cavalo e da vida da quinta, não a quisemos deixar de fora desta lista. Fica num lugar privilegiado, no coração de Portugal, onde podemos facilmente encontrar repouso. Os apaixonados pela natureza encontram aqui um ambiente onde a autenticidade e a simplicidade são as palavras chave. Cada yurt tem o nome de um rio português, um terraço privado com vista para a Quinta e os passeios pelos jardins asseguram horas de relaxe. E a piscina, tão próxima dos yurts, ainda tem muitas horas guardadas para o sol este ano. É aproveitar enquanto pode!

Turismo Rural: 7 destinos para viver o fim do verão

Monsaraz

Debruçado sobre as margens do maior lago artificial da Europa, em Portalegre, mais concretamente em Monsaraz, encontramos um dos mais luxuosos e encantadores hotéis rurais, desta região do Alentejo, o Hotel Rural Horta da Moura. Com a rusticidade da paisagem alentejana e a vizinha Monsaraz é um excelente local para fugir à urbanidade. Quando a noite cai, temos acesso, a um céu estrelado de perder a respiração, sendo esta região, um dos melhores pontos de observação de estrelas da Europa. Durante o dia há muito que viver nestas paragens, do Alqueva às visitas às adegas da região e nunca faltam sítios para se comer bem no Alentejo.

Vila Nova de Milfontes

A Herdade do Amarelo Natura & Spa fica em São Luís, próximo de Vila Nova de Milfontes. É um lugar mágico que parece saído de um conto de fadas. Esta Herdade associa o alojamento em espaço rural a um ambiente requintado. Além dos passeios pelos trilhos, tem sessões de relaxamento no spa, jacuzzi, banho turco e massagens, enquanto aproveita a vista sobre a Serra e Planície Alentejana. Este hotel foi praticamente todo construído com os materiais da Herdade que foram encontrados na propriedade – Xisto, Pedra e Taipa – e tem diversas características árabes relembrando a sua influência no sul de Portugal.

Tavira

Os 18 hectares da Quinta do Marco ficam no meio da serra do Caldeirão, em verdadeiro contacto com a natureza. A filosofia aqui é recuperar energias, relaxar o corpo, a mente e o espírito. Há massagens relaxantes e sessões de reflexologia plantar no spa, mas também muito espaço para explorar. A quinta pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, onde iremos conhecer as plantas e árvores de fruto espalhadas pela propriedade, aprender como se apanham laranjas, medronhos ou azeitonas, tudo de cultura biológica. Para os curiosos pelos sabores regionais, vale a pena visitar a destilaria de medronho ou participar na confeção de pratos regiões numa sessão de “show cooking”. Finalmente, passeios a cavalo e o golfe completam um conjunto de prestígio.