Turismo Rural em tempos de isolamento social

11 Junho | 2020 | Goodyear

Depois da Pandemia, à busca pelo isolamento social: conheça 10 sugestões de Turismo de Rural para fugir aos grandes ajuntamentos.

O Turismo Rural é, claramente, a grande tendência em 2020. Há quem queira fugir ao contacto próximo com outras pessoas, outros pretendem evitar os inconvenientes que, este verão, poderão marcar muitos pontos da nossa costa. Com praias com lotação limitada e a certeza que muitas férias dos portugueses irão ocorrer na mesma altura, há quem já se esteja a precaver.

O interior, ou até zonas menos concorridas do litoral, estará na bússola de muitos portugueses mas, habituados ao calor, haverá quem continue a procurar a água no seu relaxe de verão. Assim, a Goodyear escolheu 10 sugestões de Turismo Rural que oferecem piscinas ou estão próximas da água, convenientemente afastadas do bulício, mas todas com grandes atrativos nas redondezas.

Moínho do Ázere

Em Arcos de Valdevez, o Moínho do Ázere “resulta da recuperação de um antigo lagar de azeite, mantendo a sua arquitectura e elementos, transformando-o numa casa de campo de charme, apta a proporcionar momentos de puro lazer e descanso em perfeita comunhão com a natureza. A água é o denominador comum de toda a propriedade, desde a água cristalina do rio Ázere no exterior, à água da levada que percorre o interior da sala”. Tem disponíveis três suítes e uma villa de 5 quartos.

Quinta da Pacheca

Ao lado do Douro, o grande ex-libris da Quinta da Pacheca são os quartos instalados em grandes pipas de vinho, A herdade já foi premiada com o galardão de “Best of Wine Tourism” na categoria de Arquitectura e Paisagem, melhor “Restaurante Vínico”, na categoria de “Experiências Inovadoras em Enoturismo”, melhor “Alojamento”. É uma das unidades hoteleiras que tem já o selo Clean & Safe e as gigantescas pipas estão afastadas o quanto basta para cumprir o distanciamento social.

Quinta da Barroca

No concelho de Armamar, a “Quinta da Barroca foi fundada em 1989, e surgiu na região como a primeira propriedade de Agro-Turismo. O local é moldado por uma paisagem rústica, onde a tranquilidade , a tradição e o conforto se conjugam numa experiência memorável”. Com diversas tipologias, de Villas a Suítes, a herdade oferece ainda provas de vinhos, passeios de TukTuk e percursos pedestres.

Moinho do Maneio

O Moinho do Maneio é um tradicional espaço de turismo rural mas tem uma inovação muito curiosa. A Bolha é uma tenda insuflável colocada em cima de um estrado de madeira com o tecto num material transparente. O resultado é uma experiência única quando o céu se enche de estrelas. A correr muito perto, o som de um riacho é a banda sonora para uma noite que se promete inesquecível. Oferece ainda Reiki, massagens, canoagem e passeios pedestres.

Aqua Village

O AquaVillage é o primeiro Health Resort & Spa de 5 estrelas da Região Centro, e é um convite perfeito para pausar e apreciar o mundo à nossa volta. Apesar da arquitetura moderna e sofisticada do resort, o casamento com a paisagem é perfeitamente equilibrado. Existem diversas tipologias de alojamento, T1, T2, Deluxe e Premium (com banheira de hidromassagem na varanda), previstas para diferentes utilizações. Os apartamentos estão totalmente equipados, ideais para famílias com crianças pequenas e mais crescidas. Os hóspedes poderão preparar as suas próprias refeições ou desfrutar de um dos pratos regionais servidos no restaurante do spa.

Casa Catão

A Casa Catão “é uma habitação confortável e acolhedora, vocacionada para pessoas que pretendam uma estadia tranquila e enriquecedora, em ambiente rural. Combina a beleza do rústico com todo o conforto da actualidade. Surge da reconstrução de uma das casas mais antigas da aldeia, a qual foi cenário do filme Aparições de Fátima de Daniel Costelle, em 1991”. Quatro quartos, cozinha equipada, churrasqueira, piscina exterior e permissão para levar o cão, pode ser uma belíssima solução para uma família.

Herdade da Ribeira de Borba

A Herdade Ribeira de Borba é uma bela unidade turística localizada em Vila Viçosa. As tiplogias são muito diversas, de villas inseridas em edifícios tradicionais da quinta até um domo de glamping. Passeios pedestres, de bicicleta ou até de balão de ar quente permitirão explorar uma das mais bonitas zonas do Alentejo, ainda longe dos principais percursos turísticos.

Craveiral Farmhouse

A poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no Craveiral encontra “9 hectares de ar puro e boa vida, onde se inserem quatro núcleos de casas em diferentes tipologias, do estúdio à casa com 2 quartos. Três piscinas, uma delas interior, um restaurante com produtos da horta e comida orgânica, um centro de interpretação da natureza, um pomar, uma quinta com animais, e todo o espaço do mundo, entre campo e mar”. Com o Atlântico, a Barragem de Santa Clara e o Parque do Sudoeste Alentejano a convidarem à visita, há opções para longos dias de praia ou deliciosos passeios na natureza.

Quinta da Fornalha

Em pleno interior algarvio, no concelho de Castro Marim, encontramos a Quinta da Fornalha, um projecto piloto de sustentabilidade, gerido por uma pequena empresa familiar, que desenvolve uma série de actividades ligadas ao meio envolvente de modo a criar uma economia sustentável baseada na utilização dos recursos disponíveis. Inserida parcialmente na Reserva Natural do Sapal, a Quinta da Fornalha recupera a cultura tradicional algarvia da produção agrícola e proporciona ao visitante acomodações tradicionais recuperadas, experiências de participação no fabrico natural de produtos biológicos certificados assim como comunhão com a fauna e flora locais.

Casa Modesta

Com a Ria Formosa na paisagem, a Casa Modesta é o compromisso do Sotavento entre o espírito rural e o cheiro a mar. Resultado de uma intervenção de traço moderno numa zona tradicional, tem uma horta biológica, jardim e solário a apoiar as 9 habitações. “Ao Algarve estival, com areia nos pés, acrescentámos-lhe as rotinas de quem faz deste um modo de vida — da apanha de amêijoas, ao amassar do pão, à colheita e seca de frutos. Seguimos à boleia de barcos tradicionais, praticamos birdwatching, apadrinhamos animais selvagens e, à noite, fazemos da varanda um planetário para observações astronómicas”, contam-nos.

Good Year Kilometros que cuentan