Uma viagem luxuosa pelo Douro no comboio presidencial

5 Julho | 2019 | Goodyear

Uma viagem a bordo de um comboio de outros tempos, através de uma das melhores paisagens de Portugal, enquanto saboreia uma refeição preparada por um dos melhores chefs nacionais. Um programa de sonho tornado realidade nos últimos anos e que volta a estar marcado para 2019.

Falamos, é claro, do The Presidential, o comboio presidencial que nos transporta pela linha do Douro ao mesmo tempo que oferece uma magnífica experiência gourmet pela mão de alguns dos mais conceituados chefs portugueses. Este ano, a viagem do The Presidential está marcada para a época das vindimas e prolonga-se até final de Outubro. Um aviso: só tem mais este ano e o próximo para aproveitar este verdadeiro luxo ferroviário, já que o projeto tem final anunciado para 2020.

O antigo Comboio Real, construído em 1890, foi restaurado e rebatizado como Comboio Presidencial em 2010, tendo entrado ao serviço com a sua atual e luxuosa missão em 2016. Um ano bastou para que conquistasse um prémio, no caso o galardão de Melhor Evento Público do mundo em 2017. Já este ano, foi nomeado para um World Restaurant Award.

Os melhores chefs

O programa deste ano já é conhecido. Ou seja, cada viagem já tem um chef atribuído. O arranque está marcado para 20 e 21 de setembro, com o Leandro Carreira, chef estabelecido em Londres. No fim-de-semana seguinte, 27 e 28, será a vez do bem conhecido Henrique Sá Pessoa, cujo Alma detém duas estrelas Michelin.

No primeiro fim-de-semana de outubro, 4 e 5, lugar a Alexandre Silva, chef com uma estrela Michelin do Loco. A 11 e 12 de outubro é a vez de Nuno Mendes, que terá a companhia de Bruno Rocha, que cedem, a 18 e 19, o lugar a Óscar Geadas, cujo restaurante G, em Bragança, conquistou recentemente a sua primeira estrela Michelin. A experiência termina a 25 e 26 de outubro com os chefs Pedro Pena Bastos e André Lança Cordeiro.

Resta dizer que a viagem do The Presidential, que custa 650 €, começa na estação de São Bento, no Porto, com destino à Quinta do Vesúvio, onde se realiza uma prova de vinhos do Porto da Grahams.

O Comboio Histórico do Douro

Sendo que o The Presidential não é, naturalmente, para todas as bolsas, existe sempre a opção mais económica, o já tradicional Comboio Histórico do Douro, que circula todos os anos entre junho e outubro.

Num percurso feito à beira do Douro, a locomotiva a vapor e a cinco carruagens históricas percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, um passeio de sonho ao longo de uma paisagem que foi classificada pela UNESCO como património mundial.

A partida está marcada para as 15h23 na Régua e o regresso é às 18h32, com paragem no Pinhão antes de seguir para o Tua. A animação a bordo fica a cargo de um grupo de música e cantares da região., havendo ainda lugar a um brinde com um Porto Ferreira.

Feitas as sugestões, desfrute assim de uma viagem, adaptada à sua carteira, por uma das mais belas paisagens de Portugal.

 

Good Year Kilometros que cuentan