Valença é a cidade presépio deste Natal

9 Dezembro | 2016 | Goodyear

Com um mês repleto de actividades para toda a família, Valença quer ser a sede do Natal no alto Minho, um óptimo motivo para a Goodyear visitar a cidade.

O Natal está por todo o país e o Minho não é excepção. Valença, uma das mais bem preservadas localidades na fronteira com a Galiza, tem um calendário marcado pela animação tradicional da época e quer ficar com o trono da Cidade Presépio do Norte de Portugal. Este fim de semana, a Goodyear aproveita a hospitalidade minhota e vai até Valença para começar a celebrar o Natal.

Pouco se sabe sobre a origem de Valença, apenas que já seria habitada há muito quando os romanos construíram aqui a estrada que ia de Tui até Braga. Os monumentos megalíticos encontrados assim o indicam mas, depois da retirada romana, a povoação terá ficado quase deserta até D. Sancho I ordenar o seu repovoamento. A terra chamava-se na altura “Contrasta”, por ser oposta a Tui e só ganhou o seu nome actual com o rei D. Afonso III.

Valença

Dentro das muralhas de Valença

A nossa passagem por Valença do Minho vai ter sede na Pousada de São Teutónio, dentro da fortaleza local, na antiga vila. É um edifício despretensioso e charmoso que fica na rota dos Caminhos de Santiago, e numa localização privilegiada para partirmos depois à descoberta. A paisagem deste pequena elevação é verdadeiramente inspiradora e vai até Tui, cuja Sé Catedral pode ser daqui avistada.

O casario de Valença é branco e vê-se bem na paisagem, marcado pelas suas cantarias em granito escuro, um desenho angular que resulta num aspecto muito sóbrio e cuidado para toda a localidade. As muralhas, que ainda hoje são bem visíveis e rodeiam a vila, determinam a forma da terra com cortes súbitos e diagonais e são um pequeno labirinto que merece que o visitante se perca durante umas horas. É um cenário de filme.

Sedução para portugueses e galegos

O centro histórico fica assim todo dentro da antiga fortaleza e ainda guarda uma série de sinais do seu passado medieval, lado a lado com as histórias que aqui decorreram na Guerra da Restauração. A Igreja de Santo Estevão é um desses mementos que ficaram do Séc XII, apesar de ter sido vestida mais tarde com roupas neoclássicas. O padroeiro da cidade é São Teotónio, que nasceu aqui em 1082 e tem direito a uma estátua em frente à Capela do Bom Jesus.

É nesta zona da vila antiga que ainda vive um comércio muito forte dedicado aos têxteis artesanais. Com fama até ao norte de Espanha, é ancestral a tradição de vir aqui comprar-se enxovais. Além das lojas, há um mercado semanal à quarta-feira a que os galegos acorrem com animação, altura em que a terra se enche de forasteiros e mostra bem a sua alma raiana. Até os panfletos que os comerciantes distribuem “chegan en dúas linguas, pata todos entenderen”. Se não conhecerem o visitante, o mais provável é que o abordem em espanhol.

Valença

Mas onde é que anda o Pai Natal?

A vila é deliciosa mas ainda não falámos das festas de Natal! Valença oferece um programa mágico recheado de atividades para pequenos e graúdos até 8 de janeiro. A terra transforma-se assim na Cidade Presépio, marcada pelos tons, sons e sabores natalícios. Veja aqui o programa das festas e os nossos destaques:

A Fortaleza de Chocolate (6 a 11 de dezembro) adoçará o Natal. Uma oportunidade para deliciar-se com as cascatas, os fondues, os crepes doces e salgados, os waffles, os brigadeiros, as trufas, os bombons, os torrões, as espetadas de fruta, as bombocas, a ginja e tantas outros produtos em que o chocolate é a marca dominante.

A Duendelândia (3 a 11 de dezembro) é a oportunidade para os mais pequenos desfrutarem de um mundo mágico, com a Casa do Pai Natal, o percurso Duendaventura com arborismo suspenso, o Bosque Encantado, as pinturas faciais, a modelagem de balões, os atelier’s de manualidades, a carta ao Pai Natal e a oferta de rebuçados.

Pela primeira vez Valença vai ter uma pista de gelo artificial (1 de dezembro a 8 de janeiro), no Jardim Municipal, que permitirá a permanência de dezenas de patinadores em simultâneo. Haverá um comboio de Natal (3 de dezembro a 6 de janeiro) que percorrerá os centros históricos de Valença e Tui dando a conhecer os principais encantos patrimoniais da Eurocidade e toda animação programada para esta quadra.

Será possível visitar ainda a maior exposição de presépios do país (1 de dezembro a 8 de janeiro) espalhada por toda a cidade com instalações originais e envolvendo toda a comunidade. As festas terminam com os Reis (5 e 8 de janeiro) e a tradicional Cavalgata Internacional de Reis da Eurocidade Valença Tui.

Como vê, entre o património, a paisagem do Minho as animações festivas, todos os caminham passam por Valença neste Natal!

E ainda…

Se quiser ir conhecer a costa atlântica minhota, em Viana do Castelo ou Caminha, irá fazer um generoso percurso ao lado do Rio Minho. Para sul, Braga e Guimarães são dois daqueles clássicos que nos convencem sempre a regressar. E, já que estamos exactamente na altura certa para isso, o frio convida a provar as famosíssimas papas de sarrabulho e o arroz de cabidela.

Good Year Kilometros que cuentan