Vamos construir castelos de areia

Nascido em 2003 em Pêra, no Algarve, o Festival Internacional de Escultura em Areia (FIESA) é o maior evento do género em todo o mundo

A criatividade é o combustível de mentes inquietas que nem na praia descansam: aqui, onde o mar acaricia a areia e bate nos rochedos, há uma tela à espera de enfeitar-se com a beleza que surge das mãos do ser humano. Há quem aposte em transformar a praia num museu de escultura, onde encontraremos recriações de grandes obras ou o nascimento de muitas novas. É dessa gente criativa, capaz de sonhar, que surgiu o FIESA.

Nascido em 2003 em Pêra, no soalheiro Algarve, o Festival Internacional de Escultura em Areia é o maior evento do género em todo o mundo, e destaca-se por utilizar anualmente 40.000 toneladas de areia numa área de 15.000 m2, com esculturas que chegam a atingir os doze (sim, leram bem, doze!) metros de altura. Pessoas, objetos e cenários, das mais diversas proveniências e inspirações, transformam o areal no maior atelier artístico do país.

“A música enrola na areia”

A edição deste ano, a número 13, irá contar com cem cenas em areia, subordinadas ao tema da música, nas quais o visitante encontrará os mais diversos instrumentos, culturas musicais e artistas. Mas, se não sabe a diferença entre o Elvis Presley e o Elvis Costello, não se preocupe. As peças são acompanhadas de textos explicativos e tudo é  organizado por áreas temáticas interligadas, que tornam todo o percurso mais claro. Entre as áreas a descobrir no FIESA, encontramos a pop, o rock ,a dança, o circo, a música infantil e até mesmo a religião.

Após uma intensa visita, sai com vontade de meter as mãos na areia? A pensar nesses instintos criativos, o espaço de exposição tem ateliers e demonstrações técnicas para o ajudar. As suas idas à praia nunca mais serão as mesmas! Pode encontrar também um espaço para as crianças brincarem com areia e arte, com atividades musicais incluídas. Se quiser voltar à noite, poderá ainda ver a exposição iluminada por jogos de luzes, um cenário de atmosfera surreal a não perder.

 

FIESA, sonhos de areia

Umas férias criativas

Quando ir? Já! Poderá visitar este evento no Algarve, na estrada E524, entre Pêra e Algoz, até 20 de outubro. O preço vai agradar aos pais, já que as crianças não pagam até aos cinco anos e as mais velhas pagam apenas meio bilhete. Os adultos podem entrar por 9 euros e há um desconto de 15% para maiores de 65 anos.

E vale a pena ir? Claro! Esta é uma exposição memorável: a capacidade de estes artistas transformarem a areia em obras de arte, é um espetáculo que merece ser visto. Lembra-se de, quando era criança, construir fantásticas e inexpugnáveis fortalezas sob o olhar carinhoso e atento dos seus pais? Está na altura de passar ao nível seguinte…