Vêm aí as férias do Natal, mas Lisboa não para

7 Dezembro | 2016 | Goodyear

Já estão aí as férias do natal e há muito que fazer na região de Lisboa. Quem conhece a Goodyear e acompanha o Quilómetros que Contam, sabe que todas as semanas tentamos arranjar forma de animar e viajar com a pequenada para qualquer sítio onde possam aprender e dar largas à imaginação. Somos daquele tipo de pais que acha que quanto mais estímulos e motivação receberem, mais aumenta a probabilidade de se transformarem em adultos felizes e, por conseguinte, grandes viajantes. Por isso, quando chega a altura das férias intercalares, o desafio imposto lá em casa é bastante alto. Depois de termos passado em revista algumas sugestões para o Porto e região Norte, a Goodyear deixa-lhe recomendações de programas para as férias do natal na região de Lisboa.

À descoberta dos museus de Lisboa

Até Março de 2017, o Museu Arte Arquitetura Tecnologia só custa 5€ para o acesso completo a todas as exposições, mas as crianças e jovens até aos 18 anos têm entrada gratuita. É de aproveitar para conhecer o mais recente e moderno museu da capital antes que entre em efeito o tarifário completo. Para além das exposições, durante as férias estarão a decorrer diversas oficinas para crianças até aos 13 anos que irão ocupar-lhes a tarde ou a manhã.

MAAT

No Museu do Oriente o tema é a Opera Chinesa, que dá o mote à nova exposição permanente e serve de fio condutor das oficinas das férias do Natal. Nas manhãs entre 19 e 23 de Dezembro ensina-se dança, maquilhagem e manipulação de adereços. À tarde vai tudo para o palco e é altura de aprender os papéis de encenadores, músicos, actores e guionistas.

Para apresentar as crianças à literatura há muitas estratégias válidas e a Casa Fernando Pessoa tem algumas para mostrar na Padaria do Povo de Campo de Ourique. Com lápis, papel e tesoura vão-se ler livros, desmontá-los, dividi-los e recriá-los, durante o período de 19 e 23 de Dezembro, das 10h às 17h.

O Museu da Presidência da República quer dar a conhecer mais elementos da vida cívica e democrática às nossas crianças e, de 20 a 29 de Dezembro, tem um calendário bem preenchido. O programa ocupa o dia todo, entre as 9h e as 17h e vão participar em jogos de detectives, construções, visitas e ouvir contos de Natal.

A lista já vai extensa e tem um pouco de tudo, mas há mais duas sugestões que nunca deixamos de fazer: regressam as Férias de Natal do Jardim Zoológico e as Férias Debaixo de Água do Oceanário de Lisboa. Qualquer um deles tem programas para ocupação do dia completo e ambos têm um par de fervorosos fãs lá em nossa casa. Eles aprovam e nós recomendamos!

Férias de Natal do Jardim Zoológico

Para os pais respirarem

Como já vem sendo habitual, há um último grupo de sugestões que julgamos serem úteis para muitas famílias. Nesta altura em que pode tornar-se complicado ir às compras de natal sem levar os principais interessados atrás, muitos centros comerciais e outro tipo de grandes superfícies têm propostas de diversas actividades onde podemos deixar os nossos filhos, enquanto aproveitamos a folga para visitar lojas de brinquedos à procura dos elementos mais desejados debaixo da árvore.

No centro da Cidade, o Colombo e os Armazéns do Chiado vão ter a presença da visita mais requisitada da temporada, o São Nicolau claro, e algumas actividades ao longo do mês. O Chiado terá uma Árvore Gigante Interactiva e um passatempo com selfies, enquanto em Benfica o velhote das barbas estará acompanhado pela Avó Natal na Hora do Conto.

Em Sintra, no Fórum, os mais pequenos poderão passar um bocado entretidos com a Aldeia de Plasticina do Clube do Gui. Há um comboio, ateliers de artes manuais e ainda um presépio animado. No Oeiras Parque há uma Ilha de Natal onde se reciclam materiais, constrói-se um presépio e decoram-se cupcakes. Todos os dias está programada uma actividade diferente.

Na Margem Sul, o Montijo tem uma pista de gelo e, muito a propósito, um serviço de guarda de crianças gratuito, bem prático para pais que precisam de compras de última hora. No Almada Fórum decorrem concertos infantis gratuitos aos domingos e há uma Aldeia Natal onde encontramos o Pai Natal para uma sessão fotográfica.

Good Year Kilometros que cuentan