Não uma, mas cinco opções de viagens de balão em Portugal

Já sonhou fazer uma viagem de balão? Tome nota de cinco lugares em Portugal para passar um fim-de-semana nas alturas.

Viagens de Balão! Para quem gosta de alturas, mas prefere os pés assentes em algo. Para quem o paraquedismo ou o parapente soa demasiado radical, a opção é optar pelo balonismo. Apresentamos cinco viagens de balão que pode fazer num dos próximos fins-de-semana por terras lusas. Voos de descoberta, românticos, experiências com hotel incluído. As opções são variadas.

Além do mais, tem tudo para ser uma experiência inesquecível. Há várias empresas que, em Portugal, proporcionam este tipo de iniciativa. Idealmente deverá ir literalmente de véspera, uma vez que os passeios começam por vezes ainda de madrugada. Também por isso, há várias ofertas que incluem a estadia num hotel.

Tipicamente, estas organizações pensam em tudo. Assim, além da viagem propriamente dita, terá direito a transporte, a seguro e taxas (atenção que podem ser cobrados além do preço da viagem propriamente dita), a certificados de voo de balão, a um briefing de segurança entre outros detalhes essenciais. A Windpassenger, por exemplo, pode fazer um batismo com champanhe e a Up Alentejo um brinde com espumante/champanhe.

Da pesquisa que fizemos, é bem possível que os balões de diferentes empresas se cruzem uns com os outros ao longo do dia, uma vez que muitas das experiências tem como pontos comuns, as localizações dos passeios.

No final do passeio, os visitantes podem ajudar a arrumar o balão e o equipamento se assim o desejarem.

Serra da Gardunha e Serra da Estrela, a Cova da Beira

A Emotion disponibiliza viagens de balão de ar quente no centro de Portugal. Entre a Serra da Gardunha e Serra da Estrela, a Cova da Beira oferece-nos paisagens tão magnificas quanto diversas. E quando as cerejeiras estão em flor, a magia é ainda maior. Claro que poderá também ver a neve da Serra da Estrela, o rio Zêzere, as povoações penduradas nas encostas e deitadas na planície. De cima, tudo pode ser visto a 360º a bordo de um balão de quente.

Em junho, quando as cerejeiras estão em flor, lá do alto, de balão de ar quente, tem uma perspetiva única para os tapetes de branco e vermelho do Fundão. A Emotion tem pacotes que incluem um pequeno almoço a bordo e a Câmara do Fundão oferece esta possibilidade aos seus munícipes aos fins de semana.

Não uma, mas cinco opções de viagens de balão em Portugal

Planícies Alentejanas

As planícies alentejanas são o cenário de uma das propostas da Emotion Portugal. “Na tranquilidade dos ares, poderá apreciar a metamorfose da paisagem à medida que a suave brisa faz deslizar o balão sem destino previamente conhecido. Uma experiência plena de emoções que fazem transbordar a alma”, é assim que os próprios descrevem, e muito bem, o que pode ser esta viagem de balão. A opção básica, em Entrada, Castro Verde custa a partir de 150 euros.

Opcionalmente, a empresa tem uma proposta em pacote em parceria com o Vila Galé Clube de Campo que inclui alojamento, o que lhe permite “desfrutar com todo o conforto da sua experiência”. A experiência começa com as boas vidas. Depois instala-se no seu quarto para se preparar e sonhar. No dia seguinte segue até ao seu balão, num transfer. A partir daí, “um mundo de sonho que desfila aos nossos pés”. Esta opção custa a partir de 390 euros. Se, mesmo assim, achar que uma viagem de balão é demasiado radical para si, pode antes optar por umas aulas de volteio a cavalo ou pónei ou um passeio na planície. Claro que vai perder a vista para a paisagem ondulante, fabulosa.

Sobre a Barragem de Montargil

Na Barragem de Montargil também pode viajar de balão. É uma oportunidade de voar ao sabor do vento. Com a Windpassenger poderá acompanhar todo o processo, desde o enchimento do balão com as suas próprias mãos. Mas com a ajuda da equipa. A dimensão dos balões é impressionante. Os queimadores dão forma ao balão e depois, é só subir para iniciar uma viagem de diversão garantida.

Vale a pena, porque dá-lhe outra vista do mundo. Num balão, durante hora a hora e mais, tudo é planeado desde os locais de descolagem. O transporte de regresso ao ponto de partida está assegurado sendo atribuído um certificado pessoal de voo de balão.

Na zona raiana

A Up Alentejo tem uma proposta a partir de 160 euros com vista privilegiada sobre a zona raiana de Campo Maior. A partida é na Herdade das Argamassas onde se situa a Adega Mayor, da autoria de Siza Vieira. O voo tem por isso a vantagem extra de ter uma perspetiva única sobre a obra do arquiteto premiado. O vôo descoberta Adega Mayor inclui ainda uma visita à Adega Mayor e ao Centro de Ciência do Café, ou não estivéssemos na terra de origem dos famosos café Delta.

No Algarve

​A Algarve Ballons promove voos de balão no Algarve (Lagos, Alvor, Portimao, Silves e Monchique) e no Baixo Alentejo em Castro Verde, e Évora. Disponibiliza ainda opções em Coruche, Fronteira, Bragança. É só escolher o tipo de paisagem que quer ver.

E antes de partir, não se esqueça. Deverá utilizar roupa adequada à estação do ano e calçado confortável, fechado e sem saltos. Como explica a UP Alentejo, “A entrada e saída do cesto requer alguma liberdade de movimentos e, os locais onde aterramos são algumas vezes sinuosos e com erva”. No verão é aconselhável o uso de um boné ou chapéu-de-sol para as pessoas mais sensíveis ao calor. Tudo para que a sua primeira de muitas viagens de balão corra bem.