Viajar durante o verão

12 Julho | 2016 | Goodyear

É durante o verão que as estradas ficam cheias como em nenhuma outra época do ano: deslocamentos de férias, festas locais, escapadelas de fim-de-semana para os menos afortunados… Isto é, falamos de uma época em que as condições que regem a estrada durante a maior parte do ano mudam substancialmente e é preciso, em conformidade, reorientar as nossas próprias dinâmicas para respondermos corretamente às necessidades do novo cenário. Costumamos pôr atenção no estado do nosso carro para enfrentar a fartadela de quilómetros, mas nem sempre olhamos para nós próprios. E, ao fim e ao cabo, tão importante quanto o estado do carro quando conduzimos é o estado do condutor. Tal como visitamos a oficina antes da viagem para preparar o nosso carro, é conveniente lermos estas simples dicas para nos preparar nós para o intenso calor, o cansaço e outras condições estivais que dificultam a condução.

Utilizar roupa cómoda. É assim que é: o primeiro passo para uma viagem cómoda e segura é dado muito antes de entrar no carro. A roupa cómoda é quase uma obriga na hora de conduzir, mas em verão se torna quase uma lei. As temperaturas altas não irão perdoar erros nesta questão. Roupas ligeiras, de materiais que não dificultem a transpiração e de manga curta são a melhor escolha do condutor experiente. Quanto ao calçado, proibidas as chinelas: deslizam com suma facilidade do pé e colocam em perigo, por esta causa, tanto a nossa própria segurança como a doutrem.

Vigie a temperatura do seu carro desde o princípio. É fácil que a temperatura interior do nosso carro esteja até 10 graus por cima da exterior mesmo que tenha ficado estacionado sem exposição ao sol. Baixar o vidro depois de entrar é o primeiro passo antes mesmo de ligar o motor. Depois de ligá-lo, faremos funcionar a ventoinha de climatização sem utilizar o ar condicionado. É assim que iremos criar uma corrente de ar que irá extraindo o ar quente do interior do carro para conseguir baixar em pouco tempo a temperatura. Mas o melhor é fazer esta manobra ficando no exterior do carro uma vez que o ar quente da ventoinha não é muito agradável.

mulher verao carro

Um descanso regular é o seu melhor aliado. A condução em troços compridos não está relacionada a chegar antes ao destino: habitualmente sucede precisamente ao contrário. A condução não interrompida cansa o condutor e afeta ao desempenho, fazendo com que demore mais tempo a chegar e o faça mais cansado, para além de exercer uma influência negativa sobre a velocidade dos nossos reflexos. Um pequeno descanso a cada duas horas é uma opção perfeita para manter o ritmo da viagem e relaxar: estique as pernas, dê um passeio fora do carro ou aproveite para tomar um refrigerante.

Consuma alimentos ligeiros e beba água. É muito importante, pelo bem-estar do condutor, manter o corpo devidamente hidratado durante toda a viagem. Bebidas refrigerantes frias e água fazem parte da bagagem do condutor precavido. Antes de sair para a viagem, ou de caminho se tomar o almoço durante a rota, o melhor é comer alimentos ligeiros evitando refeições copiosas que costumam causar sonolência e lentidão de reflexos, ademais de incomodar o processo de digestão.

Evite viajar durante as horas de meio-dia ou ao começo da tarde. Aproveite estas horas para seguir os nossos conselhos de refeições ligeiras e bebidas frias. Este troço do dia é caloroso de mais, e a visibilidade é comprometida pelo ar quente e os efeitos óticos relacionados a aquele. Utilize estas horas para descansar, repassar o seu plano de viagem e passar um bom bocadinho de tempo a conversar, rir e contar quilómetros e histórias sobre um mapa com as pessoas que o acompanham. Descobrirá que essa é que é a essência de uma boa viagem.

 

Good Year Kilometros que cuentan