Viseu, vinho e velocidade (mas com moderação…)

Termina este fim de semana (12 e 13 de Setembro) a Feira de São Mateus, a mais antiga feira franca da península ibérica (623 anos), razão perfeita para ir de rota

Termina este fim de semana (12 e 13 de Setembro) a Feira de São Mateus, a mais antiga feira franca da península ibérica (623 anos), razão perfeita para ir até à zona centro passear pelas vinhas do Dão. No eixo Caramulo-Viseu, a partir do verde da Serra, o cenário é o ideal para umas fantásticas horas de condução e, com a tradição automobilística ali bem presente, vamos sentir-nos bem acompanhados. Apesar de ficar a quase 40km de Viseu, a Serra do Caramulo é sempre o nosso local de eleição para pernoitar quando visitamos a zona. O Hotel com o mesmo nome da serra é já um dos ex-libris da vila e, com aquela vista fantástica para o vale de Besteiros, oferece-nos um dos mais bonito amanheceres que já presenciámos.

 

Prazer clássico da condução

Se a Serra seria motivo para muitos passeios a pé, há qualquer coisa nesta paisagem que nos empurra sempre para a condução. E não somos os únicos: este fim de semana a rampa do Caramulo recebe o campeonato nacional de montanha, numa data já clássica da modalidade. Além das “bombas” que vão andar por ali nesses dias, aproveite também para uma visita ao Museu do Caramulo, mesmo ao lado do Hotel, cuja coleção internacionalmente reconhecida de carros clássicos recebe temporariamente uma exposição de micro carros. O Isetta, o Topolino ou o Fiat 500, acompanhados por raridades como o Trident, são pequenos “brinquedos” que nos farão sorrir.

 

Viseu - Quilometrosquecontam

 

A rota do Dão

Agora vem a parte em que somos obrigados a recordar: “se beber, não conduza”… Depois do bucolismo do Caramulo, com muita moderação, temos que perceber por que é que esta é afinal uma terra conhecida pela extrema qualidade dos seus vinhos. Uma visita ficará incompleta se não incluir um passeio a uma das muitas adegas, produtores ou quintas para uma prova. Espreite aqui uma lista completa de locais para visitar. A nossa selecção vai para o Solar do Vinho do Dão, na Mata do Fontelo já em Viseu e a poucos minutos a pé da Sé ou do Museu Grão Vasco, dois outros pontos que merecem visita.

Depois de saciada a curiosidade (e a sede!), é altura de rumarmos à Feira de São Mateus . Este evento muda Viseu: durante 38 dias, a cidade acolheu dentro de si uma outra cidade com vida própria. A feira inclui artesãos de todas as actividades tradicionais da região e é o melhor destino para encontrarmos no mesmo local todas as iguarias regionais. Entre exposições de arte, vendedores de farturas, concertos e carroceis, é certo que encontrará motivos para uma noite bem animada. No sábado (12/9), como festa de pré-encerramento, no palco vai estar José Cid para um dos seus já clássicos concertos onde revisita toda a sua carreira. Ar puro, velocidade, sabores da terra e alegria popular… Quem diria que um fim de semana bucólico poderia ser tão preenchido?