Há um queijo português entre os melhores do mundo

10 Dezembro | 2019 | Goodyear

Os World Cheese Awards premiaram um queijo nacional com uma medalha de ouro. Saiba qual é

Todos sabemos que os queijos portugueses não ficam a dever nada em relação a nações “queijeiras” mais famosas, como França ou Itália. E a prova disso é a medalha de ouro conquistada por um queijo nacional na cerimónia dos World Cheese Awards, que decorreu em Bérgamo, Itália, com 3800 queijos provenientes de todo o mundo a concurso.

E o rei dos queijos nacionais é um pequeno queijo amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, no alentejano concelho de Arraiolos. Com apenas 70 gramas, o queijo português premiado é 100% artesanal, feito apenas com leite cru de ovelha, sal e cardo e foi escolhido no sistema de prova cega por um júri composto por mais de 300 membros, entre especialistas e críticos gastronómicos.

No total, estiveram a concurso mais de 3800 queijos, provenientes de 42 países de todos os continentes. O Monte da Vinha foi o único queijo nacional a ser premiado neste certame internacional, que celebrou a sua 32.ª edição com um número recorde de participantes. 

A Queijaria Monte da Vinha foi fundada há cerca de década e meia por Joana Garcia, que trocou a advocacia pela produção de queijo, e conta com uma equipa 100% feminina. A produção ronda os mil queijos por semana, dos quais 20% destinados à exportação. Em Lisboa, podem ser encontrados em restaurantes como a Tasca da Esquina, de Vítor Sobral, e o Tapisco, de Henrique Sá Pessoa.

“Quando percebi que o meu queijo era o único com a distinção ´Gold` na mesa, fiquei muito emocionada”, confessou Joana Garcia, em declarações ao site Sapo Lifestyle. Foi em 2004 que Joana Garcia trocou a profissão de advogada pelos queijos, seguindo um conselho do pai, natural do Vimieiro, que lhe disse para aproveitar o facto do irmão estar a vender leite de 500 ovelhas. 

Sem qualquer experiência no ramo, Joana Garcia iniciou uma aventura que deu agora os seus frutos. A Queijaria Monte da Vinha produz queijos de pequenas dimensões (125 e 70g) , amanteigados, de meia cura e de pasta dura.

Queijo americano em primeiro lugar

O primeiro prémio da edição de 2019 dos World Cheese Awards foi para o queijo norte-americano Rogue River Blue, um orgânico de leite de vaca, com o segundo e terceiro postos a serem entregues ao italiano Nazionale del Parmigiano Reggiano e ao espanhol Torta del Casar DOP Virgen Del Prado, respetivamente.  

 

Não foi a primeira vez que a queijaria nacional foi distinguida nos World Cheese Awards. Em 2018, foram três os queijos portugueses com direito a prémio: o queijo de cabra Palhais dos Queijos Santiago, de Montemuro (Malveira) recebeu uma medalha de ouro e o queijo de cabra da Quinta Madre de Água, em Vinhó, Gouveia, recebeu uma medalha de bronze, distinção que foi também para o queijo de cabra fresco recheado com malagueta do Brejo da Gaia, no Tramagal.

Em 2017, dois leites de cabra da Martins & Rebelo, em Oliveira de Azeméis, foram distinguidos com medalhas de ouro, com o queijo de cabra Palhais dos Queijos Santiago a receber uma medalha de bronze, tal como o queijo cerrado do vale amanteigado da mesma queijaria. Já o Queijo de Ovelha Amanteigado Seia Continente Seleção recebeu uma medalha de prata.

Good Year Kilometros que cuentan