WTCR 2020: Tudo sobre a Taça do Mundo de Carros de Turismo

18 Março | 2020 | Goodyear

Descubra todos os detalhes de uma das mais apaixonantes competições do desporto automóvel: a Taça do Mundo de Carros de Turismo

Nota: devido à crise pandémica, as duas primeiras provas do WTCR, Hungria e Alemanha, foram adiadas. Iremos actualizar este texto à medida que nos chegarem novas informações.

O que é o WTCR?

A Goodyear não foi selecionada apenas como fornecedora oficial de pneus da versão elétrica, mas também do WTCR, onde tem presença garantida até 2022. A Goodyear fornecerá a última geração de pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport nas especificações de piso seco e molhado a partir, da primeira corrida do WTCR, que realizar-se-á em Marraquexe em abril. O WTCR, também conhecido como Taça do Mundo de Carros de Turismo, promovido pela Eurosport Events, uma empresa que faz parte do Discovery e que é regulamentada pela FIA, é um dos grandes campeonatos do momento, em que cerca de 30 veículos regidos pela norma TCR são postos à prova em alguns dos circuitos mais importantes.

A Goodyear completou com sucesso o primeiro teste no WTCR, na prova inaugural realizada em Castellolí. Depois de se tornar no fornecedor único do WTCR por três temporadas. pilotos e equipes testaram o rendimento dos novos pneus.

Recordamos que veículos de 4 ou 5 portas com peso mínimo de 1.250 kg, cilindrada não superior a 2,0 litros e potência de 350 CV enfrentam este ano uma alteração no regulamento desportivo  relacionado com o cálculo do lastro. Na temporada 2020, os tempos por volta na corrida não serão considerados para o cálculo do lastro, apenas os tempos de classificação serão levados em conta. Procura-se assim melhorar o ritmo da corrida, com os pilotos apostados em ganhar posições a cada volta sem se preocuparem por limitar o lastro a receber.

Calendário da Taça do Mundo de Carros de Turismo FIA 2020

O calendário da temporada WTCR 2020 conta com 10 corridas em três continentes. Marrocos, Hungria, Alemanha, Eslováquia, Portugal, Espanha, China, Coréia do Sul, Macau e Malásia receberão cada um dos eventos da temporada. Com três corridas por evento, o total será de 30 provas:

  • WTCR da Hungria (Hungaroring), de 24-26 abril 2020, adiado para data a anunciar
  • WTCR da Alemanha (Nürburgring Nordschleife), originalmente a 20-23 maio 2020, adiado para 24-27 setembro
  • WTCR da Eslováquia (Slovakia Ring), 5-7 junho 2020
  • WTCR de Portugal (Circuito Internacional de Vila Real), 19-21 junho 2020
  • WTCR de Espanha (MotorLand Aragón), 3-5 julho 2020
  • WTCR da China (Ningbo International Speedpark), 4-6 setembro 2020
  • WTCR da Coreia do Sul (Circuito de Inje Speedium), 16-18 outubro 2020
  • WTCR de Macau (Circuito da Guia), 19-22 novembro 2020
  • WTCR da Malásia (Circuito Internacional de Sepang), 10-13 dezembro 2020

Goodyear fornecedor oficial do WTRC

A aliança da Goodyear com o WTCR recupera a herança vencedora da Goodyear na FIA ETCC, antecessora do WTCR, nas décadas de 1970 e 80. Nos últimos anos, a Goodyear foi o único fornecedor de pneus da NASCAR e é fornecedor de pneus do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e da European Le Mans Series. 

A Goodyear conta com uma longa história ligada ao desporto automóvel: 14 vitórias nas 24 Horas de Le Mans e 368 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1 (um recorde que permanece imbatível), experiência considerável na IMSA e na NASCAR dos EUA e no Dakar (a equipa KAMAZ-master cruzou a linha de chegada na primeira e segunda posições após 12 etapas desafiantes e venceu este ano pela 17ª vez o Dakar na categoria de camiões).

Desde o anúncio do regresso da Goodyear ao automobilismo internacional no último verão, o fabricante de pneus venceu o Campeonato Mundial de Resistência da FIA na classe LMP2 com a Jota Sport, e Jackie Chan DC Racing lidera a luta pelo título. O regresso da Goodyear também inclui converter-se no fornecedor oficial de pneus para o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA, regressar ao VLN alemão e ao automobilismo britânico como fornecedor exclusivo de pneus no BTCC.

A participação da Goodyear em diferentes competições, como o WTCR e o ETCR tem como objetivo de mostrar não apenas o desempenho dos seus pneus Ultra Ultra High Performance (UUHP), mas também como parte do seu compromisso com a transferência de conhecimento e tecnologias entre veículos de competição e veículos de rua.

Good Year Kilometros que cuentan