WTCR 2020: tudo sobre a World Touring Car Cup

21 Maio | 2020 | Goodyear

Conheça todos os detalhes de uma das mais emocionantes competições de automobilismo em 2020: a World Touring Car Cup (WTCR): horários, circuitos…

A temporada 2020 do WTCR da FIA poderá ocorrer apenas na Europa. É isso que podemos interpretar das conversas entre a FIA e o promotor Eurosport, quando ainda está pendente o calendário final. Depois dos gestores do circuito de Hungaroring terem cancelado o evento conjunto do WTCR e do ETRC, prova que serviria para inaugurar a temporada de 2020 da Copa do Mundo de carros de turismo entre os dias 24 e 26 de abril, os organizadores estão à procura de alternativas. Um formato de três corridas por fim de semana foi avaliado em alguns dos eventos do final do ano. O segundo teste programado para o final de maio em Nürburgring também foi cancelado. Vamos então rever o que já sabemos sobre o WTCR de 2020.

O que é o WTCR

O WTCR, também conhecido como Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, promovido pela Eurosport Events, uma empresa que faz parte do Discovery, e regulamentada pela FIA, é um dos grandes campeonatos do momento, em que cerca de 30 veículos regidos pelos regulamentos de TCR são colocados à prova em alguns dos circuitos mais importantes.

Os veículos de 4 ou 5 portas com peso mínimo de 1.250 kg, cilindradas não superiores a 2,0 litros e potência de 350 hp, este ano são objecto de mudanças nos regulamentos no que diz respeito ao cálculo dos pesos. Na temporada 2020, os tempos por volta em corrida não serão considerados para os cálculos de lastro, apenas os tempos de qualificação serão levados em consideração. Assim, o objetivo é melhorar o ritmo da corrida, com os pilotos a tentar ganhar posições em todas as voltas, em vez de tentarem limitar o lastro a receber.

A Goodyear foi selecionada como fornecedora oficial de pneus para a versão elétrica do campeonato, e para a prova principal, onde tem presença garantida até 2022. A Goodyear fornecerá a última geração de pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport em especificações para piso seco e chuva.

Embora o calendário esteja ainda em dúvida e com modificações pendentes, a Goodyear trabalha no projeto há meses, terminando com grande satisfação o primeiro teste realizado em Castellolí. Depois de nos tornarmos o fornecedor único do WTCR por três temporadas, foi aqui que pilotos e equipas testaram o nível dos novos pneus.

Calendario Campeonato de Turismo FIA 2020

O calendário da temporada WTCR 2020 tinha inicialmente 10 corridas em três continentes. Marrocos, Hungria, Alemanha, Eslováquia, Portugal, Espanha, China, Coreia do Sul, Macau e Malásia receberiam cada um dos eventos da temporada. Sabemos já que a prova de Vila Real não será adiada pois não foi possível encontrar outra data em 2020. Assim, Portugal fica sem WTCR este ano. Hungaroring também não receberá o campeonato: as duas provas aqui realizadas deverão ocorrer em MotorLand Aragón. A Nordschleife também ficará fora do calendário. Assim, até ao final de Junho não deverá ser possível ver qualquer prova do WTCR.

  • WTCR de Marrocos (Circuito Moulay El Hassan, Marrakesh), 3-5 abril 2020 – Cancelado
  • WTCR de Hungría (Hungaroring), 24-26 abril 2020 – Cancelado
  • WTCR de Alemania (Nürburgring Nordschleife), 20-23 Maio 2020 – Cancelado
  • WTCR de Eslovaquia (Slovakia Ring), 5-7 Junho 2020
  • WTCR de Portugal (Circuito Internacional de Vila Real), 19-21 Junho 2020 – Cancelado
  • WTCR de Espanha (MotorLand Aragón), 3-5 Julho 2020
  • WTCR de China (Ningbo International Speedpark), 4-6 Setembro 2020
  • WTCR de Corea do Sul (Inje Speedium circuit), 16-18 Outubro 2020
  • WTCR de Macau (Circuito da Guia), 19-22 Novembro 2020
  • WTCR de Malasia (Sepang International Circuit), 10-13 Dezembro 2020

A situação atual do Covid-19 modificou as previsões iniciais e a organização está a estudar calendários alternativos.

Goodyear fornecedor oficial do WTRC

A aliança da Goodyear com o WTCR retoma o legado da Goodyear no FIA ETCC, antecessor do WTCR nas décadas de 1970 e 1980. Nos últimos anos, a Goodyear foi a única fornecedora de pneus para a NASCAR e é agora fornecedora de pneus para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e European Le Mans Series.

A Goodyear tem uma longa história ligada ao desporto automóvel. Contamos já com 14 vitórias nas 24 horas de Le Mans e 368 vitórias em Grande Prémios de Fórmula 1 (um recorde que permanece imbatível), experiência considerável na IMSA e NASCAR americanas e no Dakar (a equipe da KAMAZ cruzou a linha de chegada na primeira e segunda posições após 12 etapas desafiadoras e venceu pela 17ª vez em 2020).

Desde o anúncio do regresso da Goodyear ao automobilismo internacional no verão passado, a marca de pneus já conquistou pódios no Campeonato Mundial de Resistência da FIA na classe LMP2 com a Jota Sport, enquanto a Jackie Chan DC Racing lidera a luta pela título. O regresso da Goodyear inclui ainda, para além do fornecimento oficial de pneus para o Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA, o regresso ao VLN alemão e ao automobilismo britânico como o fornecedor exclusivo de pneus do BTCC.

A participação da Goodyear em diferentes competições, como o WTCR e o eWTCR, deve ser entendida como o objetivo de mostrar não apenas o desempenho dos nossos pneus Ultra Ultra High Performance (UUHP), mas como parte do compromisso com a transferência de conhecimento e tecnologias entre veículos de competição e de rua. É verdade que a situação que resultou do novo coronavírus atrasou as competições, mas pilotos, organizadores e parceiros aguardam o momento certo para recuperar a normalidade.

Good Year Kilometros que cuentan