You and the Sea: o encanto de um hotel e de um restaurante com vista para o mar

You and the Sea é o mais recente empreendimento turístico na Ericeira. Sustentável e ecológico é como se define este espaço ideal para famílias e amigos.

Na Ericeira, perto do mar, da praia e da natureza que o rodeiam fica o hotel-apartamento You and the Sea. O empreendimento turístico inaugurou oficialmente a 10 de Outubro, embora tenha aberto as portas no início de julho em regime de soft-opening. O espaço reforça o posicionamento da Ericeira enquanto destino de surf, sem descurar o luxo e a boa gastronomia.

Está nas proximidades do ambiente urbano e cultural, mas, em simultâneo tem acesso direto ao mar e rodeado por espaços verdes. Este poderá ser o local ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, mas também para relaxar numa refeição em família ou com os amigos no restaurante A Jangada com vista para o mar. E tudo se torna mais especial se gosta de desportos aquáticos, com destaque para o surf.

O mar e o surf são mesmo os temas predominantes nesta unidade de luxo que prima por um ambiente ecológico, sustentável e descontraído. Com frequência vêem-se fatos de surf pendurados a secar no empreendimento. Fatos de crianças que começam agora a equilibrar-se nas pranchas e jovens e adultos que assim se divertem em contacto com a natureza e o mar.

Ambiente sustentável

A preocupação com o ambiente é evidente com pequenos gestos como a mudança das toalhas apenas quando são deixadas no chão, palhinhas e canetas de cartão e também separação de lixo. Aliás o espaço define-se como “ecológico e sustentável”.

A proteção ambiental é um dos desígnios do empreendimento, em particular a proteção do ambiente. Exemplo desta postura é a decoração, para a qual foram utilizados materiais antigos, recuperados, incluindo madeiras e ferros que foram transformados em cabeceiras de cama ou em estruturas no restaurante.

Pelo hotel há ainda várias instalações artísticas incluindo o “caranguejo”, criado pelo artista plástico Bordallo II, que utilizou como matéria-prima para a obra lixo que veio dar à costa, contribuindo para o ambiente de sustentabilidade que se vive no hotel e atraindo um novo tipo de público para a Ericeira. Há ainda pinturas murais que ilustram a referida preocupação ecológica, ambiental e sustentável.

Segundo o site do empreendimento, são 36 apartamentos entre o estúdio e o T4, alguns duplex. No total, são 94 quartos e 174 camas. Em comum, a vista para o Oceano e para o pôr-do-Sol.

You and the Sea: o encanto de um hotel e de um restaurante com vista para o mar

O que comer

A Jangada é o local do pequeno almoço, mas o espaço fica aberto todo o dia, o que é fantástico para quem está de férias ou não quer perder mais uma onda no mar, mas depois quer comer qualquer coisa.

A ausência de horários rígidos contribui também para o ambiente descontraído no qual predominam as madeiras, uma lareira com vista para a piscina e mais ao longe para o mar.

São 80 lugares sentados distribuídos por mesas altas e baixas. No exterior, há ainda um varandim onde se pode beber um chá frio ou um cocktail. Também daqui se pode ver o pôr-do-Sol.

A ementa inspira-se na filosofia do hotel: a sustentabilidade. Para o conseguir uma das permissas é utilizar produtos da região e da época. Esses ingredientes combinam-se em saladas, hambúrgueres, pokes, pizzas, massas e ainda cozinha portuguesa com pratos de peixe e carne.

Os nomes dos pratos primam pela originalidade, sendo inspirados no mar. O picamarisco combina um trio de mariscos do dai, o seaviche é um ceviche de peixe, o sand witch é uma sanduiche especial de camarão em pão de caco e os nomes seguem nesta linha, incluindo o Secrets from the Sea (secretos de porco com arroz negro de berbigão). Para sobremesa: “Ice Baby”.

O que fazer

Além das atividades ao ar livre, o espaço disponibilizar um conjunto de equipamentos para a prática de atividades físicas e promove programas variados no Spa, que conta com sauna e banho turco, no espaço para as crianças e na piscina interior aquecida. Estes espaços, tal como o restaurante, podem ser utilizados mesmo por quem não está hospedado no local.

Os hóspedes podem usar uma cesta disponibilizada pelo hotel para ir à praia – e opcionalmente comprá-la no final das férias – toalhas de praia e ainda, durante a época balnear, toldos na praia. Aulas de surf, ioga, aluguer de bicicletas, saídas ao mar e outros programas culturais fazem parte da ementa de ofertas culturais e de lazer do empreendimento.