10 sinais de que precisa levar o carro à oficina

7 Março | 2017 | Goodyear

Mesmo que não perceba nada de mecânica, há alguns sinais claros que o seu carro precisa de ir à oficina. Ensinamos-lhe a identificar 10.

Até o condutor mais inexperiente pode aprender a reconhecer os primeiros indícios que qualquer carro apresenta quando está na hora de fazer uma visita à oficina. As nossas viaturas têm uma linguagem muito própria para demonstrarem os seus problemas e não é preciso sermos um especialista para perceber quando algumas coisas estão erradas. Não precisamos de os saber resolver, mas quanto mais depressa detetarmos um problema e recorremos aos especialistas, reduzimos as hipóteses de esse mesmo problema nos afetar no pior sítio e altura possíveis: na estrada. A Goodyear ajuda-o a identificar 10 sinais de que precisa levar o carro à oficina.

1. Alinhamento da direção

Começamos por um problema relativamente simples de identificar. Parece-lhe que o carro está a puxar para um dos lados? Escolha uma rua sem trânsito e conduza a uma velocidade muito reduzida, bastam 30km/h, solte o volante e verifique a reação do carro. Vai ser relativamente evidente se o carro estiver com a direção desalinhada e começar a pender para um dos lados.

2. Comportamento da Suspensão

Se o carro inclinar-se de forma excessiva durante travagens ou curvas, há um problema claro com as suspensões. Poderá acontecer que em situações de travagem relativamente brandas, o carro se incline para a frente quase como se fosse uma situação de emergência.

3. Estado dos pneus

O estado das suspensões e da direção pode ser também visualmente avaliado através do estado dos pneus. Os pneus não se desgastam todos por igual, mas se verificar um desgaste irregular é sinal que tem um problema a montante.

4. Manchas onde o carro esteve arrumado

Quando já está no asfalto, não é fácil identificar o que estará nos fluidos que o nosso carro acabou de derramar no parque de estacionamento. Pode ser óleo claro, mas pode ser também qualquer um dos outros elementos dos sistemas da viatura, como as suspensões ou sistema de refrigeração. Não precisa de tentar adivinhar o que será, precisa é de levar o carro à oficina.

5. Travagem irregular

Se nota que tem que pressionar o pedal com mais força, demora mais tempo a travar ou as rodas bloqueiam, terá um problema com pastilhas ou com os discos.

Direção e supensão

6. Atenção às luzes do painel

É um conselho óbvio, mas é para evitar problemas maiores que o seu painel de instrumentos tem todas aquelas luzes. Aprenda o que querem dizer e saberá o que fazer quando as vir. Se uma das luzes começar a acender e a apagar de forma aleatória, é motivo para ficar preocupado. O acender intermitente do indicador do travão, por exemplo, é um exemplo comum disto mesmo e indicia um problema com este sistema.

7. Vibração dos pedais e das mudanças

Os ruídos e pequenos comportamentos da alavanca das mudanças e dos pedais, são indiciadores de alguma forma de desgaste. Esteja atento a uma vibração constante do pedal do travão ou da alavanca quando muda de marcha ou está em ponto morto.

8. Use o nariz

Há vários problemas que os odores dentro do seu carro podem ajudar a determinar. O filtro de ar-condicionado mostra facilmente quando já passou a data de validade através de um cheiro característico, assim como qualquer sinal de gasolina ou óleo é indicador de uma fuga num dos sistemas do carro. Muito característico também é o cheiro a embraiagem queimada que qualquer condutor já aprendeu a reconhecer numa subida íngreme e que, se recorrente, indica também um problema.

9. Bateria e motor de arranque

Mesmo no pino do inverno, um carro que não arranca às primeiras tentativas, revela alguma debilidade com o estado da bateria ou com o motor de arranque. As baterias têm uma vida útil, mas também sofrem os resultados de um alternador que esteja a funcionar de forma deficiente e não podem disparar um motor de arranque que esteja morto.

10. Tubo de escape

Se notar um cheiro de escape dentro do carro, o mais provável é que esteja perante um fuga, mas poderá fazer também uma análise visual simples: não é suposto sair qualquer líquido do seu tubo de escape, assim como não deverão sair fumos com cores estranhas.

Em qualquer um destes 10 casos, a solução é simples e passa sempre por recorrer a um especialista. A ida à oficina pode ser sempre incómoda, por tomar-nos tempo e afastar-nos da condução durante alguns dias, mas a deteção e resolução atempada de problemas com o seu carro é o melhor caminho para evitar paragens ainda mais prolongadas e custosas e até defender a sua segurança na estrada.

Good Year Kilometros que cuentan