Natal: À caça da sobremesa perfeita

31 Dezembro | 2015 | Goodyear

O Natal é para os estômagos impenitentes. Queremos descobrir quais são as sobremesas tradicionais e inovadoras que podemos desfrutar nalguns restaurantes pouco conhecidos

O Natal é uma época da qual é impossível fugir sem tomar antes um banho de calorias. Não adianta prometer-nos mais um ano que limitaremos a quantidade de petiscos, procuraremos uma receita com baixo teor de gordura ou ignoraremos a sobremesa: na hora de verdade, mais um ano cairemos na tentação. Não faz mal: no fim de contas, são uns poucos dias e depressa irá chegar janeiro uma (breve) estadia no ginásio como cada ano.

As sobremesas som muito responsáveis dos quilos ganhos após a época natalícia. Como uma âncora na doca, são elas que nos mantêm na mesa mais um bocadinho. O Natal, como a festa mais tradicional do nosso calendário, serviu de cenário para a imaginação popular calhando numa alargada lista de receitas que cobrem quase qualquer gosto e reticência. Há quem percorra quilómetros por um bom almoço, e nós achamos que também vale a pena percorrê-los por uma boa sobremesa, É por isso que preparamos o nosso paladar e os nossos pneus para um pequeno percurso gastronómico à caçada das melhores sobremesas natalícias.

O Restaurante Quarenta e 4 de Matosinhos  é a nossa primeira paragem.  Neste local onde recende uma inequívoca mistura entre charme na decoração e vontade de inovar na cozinha, podemos enfrentar o primeiro dos nossos desafios (ou dos desafios para o nosso cinto): os sonhos de Natal. A receita aqui acrescente chocolate branco com framboesa à típica combinação de leite, farinha e ovo, prescindindo do limão e da canela em favor da laranja, do cardamomo e também da baunilha. O chocolate branco no recheio acrescenta mais uma inovação muito agradecida no paladar. A sobremesa consegue assim conjugar uma base tradicional e muito conhecida com um desejo de procurar novos horizontes de sabor. Uma empresa que correu bem e merece um lugar em destaque nesta passagem.

Sobremesa - Quilometrosquecontam

A 15 km, na Rua da Estação no Porto encontramos a nossa segunda paragem, o Restaurante Casa Aleixo. Nesta restaurante especializado num polvo excelente achamos mais uma sobremesa tradicional volta a imaginar. A aletria é uma receita muito típica no Norte que não se ausenta de nenhuma mesa. Confecionada com leite e ovos, a consistência desta sobremesa é muito cremosa e não é preciso cortá-la à faca como noutros lugares. Pode degustá-la fora de época graças ao trabalho paciente da cozinheira Elisa, com 35 anos de experiência. E antes da sobremesa? A minha recomendação é experimentar a vitela assada em forno de lenha com batatinhas, mas com moderação: é necessário chegar com força para o final!

Nem sempre procuramos a tradição durante o Natal: após tantos anos a repetir menu, é normal procurar novas sensações e novas formas de rematar um almoço. Repartido em dois locais em Lisboa (na Rua das Flores, 70 e na Rua Rodrigues Sampaio, 103, na LX Factory), o Landeau Chocolate oferece algumas das melhores alternativas para adoçar as nossas festas. Na Rua Rodrigues Sampaio achamos um local pequeno e harmonioso com uma esplanada que nos bons dias multiplica por mil o valor da experiência. O bolo de chocolate é um clássico necessário de sucesso até mesmo para além das nossas fronteiras, com um subtil amargor por baixo do sabor. Acompanhá-lo de um Hot Chocolate Pure pode ser a experiência definitiva em matéria gastronómica deste ano que encerramos, e deixar no topo as expetativas para o próximo.

Good Year Kilometros que cuentan