A oficina em casa: manutenção fácil e rápida

15 Novembro | 2016 | Goodyear

Descubra com a Goodyear as melhores dicas de manutenção automóvel rápida e fácil para fazer em casa.

Costumamos pensar que o trabalho de manutenção do carro é uma tarefa dura e difícil, para a qual é preciso a experiência de uma oficina e uma paciência blindada contra o desespero. Mas, realmente, é fácil realizar uns simples trabalhos de manutenção que conseguem marcar a diferença e não precisarão de elevadas despesas económicas nem mais tempo do que estiver disposto a gastar.

sinais no carro de que há qualquer coisa de errado com ele mesmo sem precisarmos de complicados aparelhos de medição e avaliação. A seguir, damos algumas dicas para, apenas com um bocadinho de  observação, preservar o excelente (ou quase) estado do seu carro durante todo o tempo que for possível. Não precisa de visitar a oficina, apenas de uns segundos cada dia (ou até mesmo cada semana ou mês!).

Principais verificações

Uma manutenção adequada inicia-se pelos pneus, a parte do carro que está em permanente contacto com o piso, isto é, que sofre todas e cada uma das irregularidades do terreno e as más condições em que puder encontrar-se a estrada. Se quiser ter um controlo regular do seu estado, faça isto mensalmente, e sempre com o pneu frio: verifique a profundidade do piso do pneu e comprove a presença de danos, objetos incrustados ou qualquer tipo de furo. Consulte no manual do fabricante do veículo a pressão adequada para os pneus e certifique-se de que aquela não é baixa nem alta de mais.

O seguinte aspeto a verificar, também de grande importância, é o dos travões. Uma manutenção doada implica algo tão singelo quanto pisar atentamente o pedal: se estiver demasiado duro, é provável que haja problemas nos discos de travão ou um erro no servo-travão. Se detetarmos uma estranha vibração, as causas podem ser múltiplas: desgaste nos discos de travão ou um mal equilíbrio nos pneus são só algumas delas. Nesse caso, recomendamos a visita à oficina. Por último, não esqueça que uma maneira de prolongar a vida útil dos seus travões está na utilização de marchas baixas (como terceira ou quarta) em descidas prolongadas na estrada. O travão trabalhará menos e ademais o seu controlo do veículo nas curvas aumentará exponencialmente.

A verificação das luzes do carro é uma das partes mais fáceis da nossa manutenção caseira. Peça a alguém para ficar de fora do carro e observar o correto funcionamento enquanto você liga uma a uma todas. Uma alternativa é, com a garagem às escuras, ligar as luzes do veículo sem precisar de ajuda externa.

A tecnologia à sua ajuda

O nível de óleo do motor é outra das necessidades mais urgentes na manutenção de um carro, uma vez que dele depende o bom funcionamento e a vida útil da peça. É preciso o motor estar detido e frio para uma medição correta, tirando suavemente da vareta para cima. Limpe a superfície  e verifique as marcas que indicam o nível máximo e mínimo de óleo. Introduza novamente a vareta no depósito e retire-a mais uma vez: verifique onde aparece indicado o nível e que esteja entre as duas marcas. Utilize o óleo recomendado pelo fabricante se o nível for baixo. Para uma análise perfeita do óleo com ajuda do seu smartphone, recomendamos a aplicação Check Car Engine Pro. O processo será parecido: retire a vareta com o motor frio e coloque-a sobre um papel, deixando uma nódoa de óleo. Tire uma fotografia desta nódoa e faça upload na aplicação. Aquela irá fazer um relatório completo sobre o estado do lubrificante do motor, incluído se está na hora de mudar o óleo e até mesmo se está misturado com outros produtos como água.

Com estas dicas tão simples poderá monitorizar o comportamento do seu carro e prevenir a ocorrência de qualquer problema nos sistemas mais simples do veículo como pneus, óleo, travões ou luzes com antecipação suficiente. Porque um condutor prevenido vale por dois.

Good Year Kilometros que cuentan