“Um destino que são 12”: Aldeias Históricas em Rede 2021

16 Abril | 2021 | Goodyear

O ciclo 12 em Rede chega à quinta edição e aposta no online: à margem da pandemia, as Aldeias Históricas continuam a apaixonar-nos.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso integram a rede das Aldeias Históricas de Portugal e voltam a unir-se em festa em 2021. Nasce assim “um destino que são 12”, com uma oferta única de lazer, aventura, História, cultura, gastronomia, enoturismo e paisagens naturais. O Ciclo de Eventos 12 em Rede – Aldeias em Festa! irá decorrer de junho a novembro, com um evento em cada aldeia. Cada data será dedicada a uma atividade cultural, que pode variar entre artes performativas, música, ou instalação audiovisual. Cada uma será apresentada num espaço exterior ou interior, de relevância patrimonial, onde seja possível o controlo do acesso de público e a aplicação de medidas sanitárias adequadas.

Em 2020, devido à pandemia, a organização promoveu eventos com a participação limitada de público e com transmissão ‘online’, que tiveram muita aceitação pela via digital, situação que irá manter-se na edição de 2021. Este ano irá repetir-se o formato, de forma a manter a segurança e, mesmo assim,alargar ao máximo o potencial público. No ano passado, a quarta edição deste ciclo, houve espetadores de 13 países e o objetivo será aumentar o número na presente edição.

Programa: Uma festa para todos os sentidos

O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” é sempre inspirado “num elemento patrimonial imaterial de cada aldeia” diz-nos fonte da organização. Há gastronomia, tradições e mitos em destaque, 

5 de Junho

Trancoso 

“Bandarra, o sapateiro contador de histórias e futuros” – programa alusivo à figura do mítico sapateiro, poeta e profeta, que deixou as suas palavras imortalizadas em trovas.

19 de Junho

Castelo Novo 

“A fonte da Gardunha” – o encontro da arte sonora, com o urbanismo, com o património e a paisagem natural, na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

26 de Junho

Castelo Mendo

“D. Mendo, a donzela que se fez varão” – Um romance antigo (pequeno canto épico) que simboliza a força e o poder da mulher.

3 de Julho

Sortelha 

“Beijo sem fim” – Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. 

belmonte

10 de Julho

Belmonte 

“Por Terras de Cabral” – Os Cabrais foram os senhores de Belmonte. Figura destacada desta família é Pedro Álvares Cabral, que deu novos Mundo ao Mundo quando em 1500 descobre o Brasil.

17 de Julho

Almeida 

“Do Convento à Roda dos Expostos” – Visita guiada e encenada. A roda dos expostos ou roda dos enjeitados consistia num mecanismo utilizado para abandonar recém-nascidos que ficavam ao cuidado de instituições de caridade. 

31 de Julho

Linhares da Beira

“Dona Lopa e o segredo revelado”

28 de Agosto

Castelo Rodrigo 

“Exodus” – recorda a presença de uma importante comunidade judaica nesta aldeia histórica, com a realização de várias atividades de interesse.

Marialva

18 de Setembro

Marialva 

“As Mulheres de Marialva” – Não são ainda conhecidos os nomes para 2021, mas no ano passado o castelo acolheu um concerto com o Mestre António Chainho e Kátia Guerreiro.

Piodao - Quilometrosquecontam

25 de Setembro 

Piódão 

“A estrada real” – A Estrada Real, que atravessa a região do Piódão, é um troço medieval agreste, isolado entre ermos e ravinas da Serra do Açor, que durante séculos ligou Coimbra à Covilhã.

30 de Outubro

Idanha-a-Velha

“Nas terras do Rei Wamba…” – A história de um humilde lavrador que um milagre tornou rei dos Visigodos.

6 de Novembro

Monsanto

“Histórias da Aldeia: Entre a noite e a madrugada” – As origens da Aldeia Histórica de Monsanto remontam ao tempo do paleolítico. Vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e da ocupação romana no denominado campo de S. Lourenço no sopé do monte.

A rede de Aldeias Históricas conta também lançar em junho a “Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal”. O projeto pretende que os estabelecimentos de restauração possam aderir ao receituário gastronómico local e apresentá-lo dentro dos seus espaços”.

A organização avisa que o calendário de 2021 poderá sofrer alterações, consoante a evolução da pandemia.

Good Year Kilometros que cuentan