Alentejo Aventura: 10 planos de férias activas na planície

28 Agosto | 2020 | Goodyear

Marque um encontro com a aventura no Alentejo. A Goodyear escolheu dez destinos para férias activas em 2020.

Apesar da sua aparência calma e bucólica, o Alentejo também convida à aventura. Desde o campismo no meio da natureza, com oportunidades de glamping, mergulhos em cascatas a passeios pelas serras, há opções para muitos perfis diferentes de aventureiros. Conheça 10 recomendações Goodyear para férias activas no Alentejo.

O verão acaba tarde no Alentejo e deixa muitas oportunidades para o aproveitarmos até à última gota. À medida que chegar o outono e descerem as temperaturas no resto do país, ainda vamos encontrar muitos dias soalheiros a Sul e, com vontade de aproveitar o exterior, a melhor altura para se explorar o Alentejo.

 Azenhas da Seda, Mora

Azenhas da Seda está localizado numa das poucas zonas do Alentejo onde a água é abundante. Este parque de glamping disponibiliza atividades de aventuras e é ideal para se refrescar no verão. Afinal é Alentejo em Estado Líquido. O espaço Azenhas da Seda pertence à empresa com o mesmo nome e fica em Mora, Pavia. O local distingue-se pelo enquadramento aquático, com abundância de recursos hídricos ativos todo o ano, algo afinal incomum no Alentejo. Venha connosco para uma aventura incomum: um Alentejo refrescante no pino do verão.

Montargil

Montargil, Ponte de Sôr

A Barragem de Montargil tem uma oferta simpática de locais para ir a banhos. Para começar, perto da aldeia de Carvalhoso, encontramos uma marina vocacionada para os amantes dos desportos náuticos, de onde podem partir com os seus barcos ou motos de recreio. A praia tem sombras, mas não tem areia nem vigilância, pelo que todo o cuidado é pouco. A água é quente e sob a água existe um declive, onde é possível caminhar em segurança. Há ainda um conjunto interessante de atividades ao ar livre incluindo combinações de desportos e não só. É o caso de wakeboard, wakesurf, wakeskate, mota de água, kayak, paddle Surf, boias insufláveis e passeios de barco.

Zmar, Zambujeira do Mar

O Zmar é um eco-camp, repleto de ideias e propostas inovadoras, onde as nossas crianças podem andar em total liberdade e aprender algumas ideias simples sobre a sustentabilidade.  Este é um gigantesco espaço de mais de 80 hectares em que nem nos preocupamos em levar a carteira. Há uma política “no money”, habitual em uma série de outros resorts, mas que aqui funciona na perfeição e é o formato ideal para controlar os gastos das crianças sem preocupações. Há variadíssimas tipologias de espaços, desde o Zmonte (onde pode ser construído um apartamento T3) até ao simples aluguer de um espaço para montar a tenda ou a caravana. E, para o campista que não possui tenda, o Zmar oferece a possibilidade de alugar todo o material necessário.

Casa barco

Marina da Amieira, Alqueva

A Marina da Amieira é o ponto central para quase todas as atividades nas águas do Alqueva. É daqui que partem as visitas guiadas de barco e onde amarram a maioria das embarcações que aqui flutuam. Da esplanada da cafetaria local temos vista privilegiada para o espelho de água e podemos observar os bandos de pássaros que escolhem esta zona como habitat ou ponto de descanso entre migrações. Um fim de semana num dos barcos-casa do Alqueva não obriga a nenhuma licença especial. Ao contrário da navegação na costa, não se exige licença especial desde que o responsável pela tripulação seja maior de idade. 

Observatório da Cumeada, Alqueva

O Dark Sky Alqueva é o primeiro destino de turismo à luz das estrelas no mundo e também o primeiro transfronteiriço, pois inclui áreas também em Espanha. No observatório da Cumeada estão disponíveis telescópios para observação e fotografia, oferecendo uma visão única sobre o céu alentejano. Aqui a atenção vai toda para os objetos de “Céu Profundo”: a transparência deste céu permite ver galáxias, enxames globulares e uma série de outros fenómenos. As observações decorrem de terça a sábado às 18h30, há sessões para crianças e o observatório abre as portas sempre que há um evento astronómico. Além da cúpula central, há ainda uma zona de observação com plataformas para receber amadores a solo ou em astrofestas.

Marvao vista

Cascatas de São Mamede, Serra de São Mamede

A Serra de São Mamede é um santuário natural que alberga espécies típicas de flora como o carvalho-negral e o sobreiro, e uma fauna representada por mais de 150 espécies de aves migratórias que situam este ponto como paragem obrigada na sua rota anual. Além disso, se nos aproximarmos da antiga mina de chumbo da Cova da Moura, iremos descobrir o maior ninho de morcegos da Europa. Perto de Monte Sete e formada perto da nascente do Gévora, encontramos a Cascata de São Julião, uma das mais agradáveis da região. Vale a pena a visita também a Cascata do Pego do Inferno, Cascata da Ribeira de Arronches, ou Cascata da Rabaça.

Alamal, Gavião 

Entre as barragens de Belver e Gavião, o Tejo passa lento e a praia do Alamal tem águas bastante calmas. Nas verdes margens vamos encontrar sombras e percursos pedestres para explorar nos jardins do Alamal e até campos de jogos. Pratica-se canoagem e ski aquático e alugam-se barcos a pedais, enquanto o Tejo nos recebe de braços abertos.

Mértola

Pulo do Lobo, Mértola

Na zona norte do Parque Natural do Vale do Guadiana, a visita é obrigatória à cascata do Pulo do Lobo, um troço em que o rio se estrangula numa passagem de não mais de 3 metros. O caminho até lá é fácil, via Amendoeira da Serra, mas pode aproveitar para fazer um pequeno percurso a pé, pela margem, com muita atenção às escarpas rochosas, para apreciar a forma como o rio se estreita e corre furioso nesta zona. Até Mértola, o Guadiana parece sempre uma cicatriz na paisagem, a correr no meio de um vale rochoso e rude.

Barragem de Santa Clara, Odemira 

A poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no Craveiral Farmhouse encontra “9 hectares de ar puro e boa vida, onde se inserem quatro núcleos de casas em diferentes tipologias, do estúdio à casa com 2 quartos. Três piscinas, uma delas interior, um restaurante com produtos da horta e comida orgânica, um centro de interpretação da natureza, um pomar, uma quinta com animais, e todo o espaço do mundo, entre campo e mar”. Aqui perto, a Barragem de Santa Clara é uma das maiores albufeiras europeias, com zona balnear flutuante, bandeira azul e muitas actividades náuticas para aproveitar.

Noudar Barrancos

Noudar, Barrancos

O Parque de Natureza de Noudar está dentro da Herdade da Coitadinha, e tem um mundo de actividades para preencher uma escapadela. O alojamento faz-se em formato descontraído na Casa da Malta ou, mais recatado, na Casa do Monte. O grande salão com tetos abobadados, vistas para o castelo e uma lareira para as noites frias, é talvez a mais bela e nobre peça de arquitetura da casa. A espaçosa e soalheira varanda da casa do Monte é o local para se despedir do sol, quando se põe por detrás da colina.

Good Year Kilometros que cuentan