Vila do Gin no Alentejo: aqui nasce o gin mais premiado da atualidade

25 Novembro | 2021 | Goodyear

Um gin excecional, num local excecional: a Vila do Gin Black Pig fica em Santo André e coloca o sabor do Alentejo dentro de uma garrafa de gin.

Quem diria que o Gin pode ser entretenimento para toda a família? Os fã do sabor do zimbro têm agora uma Vila do Gin em Vila Nova de Santo André, onde podem desfrutar de um dos gins mais apreciados da atualidade, aprender tudo sobre o seu processo de fabrico e ainda conhecer percursos temáticos que nos levarão a conhecer os segredos desta bebida. E o Black Pig tem um truque: o gin aqui produzido traz o sabor do Alentejo e todo o carácter que isso implica. Não é um segredo mas é único! Venha conhecer o Black Pig e a Vila do Gin.

Desde 2019 que o Black Pig tem vindo a destacar-se: é o gin europeu mais premiado nos últimos anos e, já em 2021, ganhou a medalha de ouro da mais importante competição da especialidade. Mas o que faz de uma marca tão jovem tão especial? A Destilaria Black Pig Alentejo recorre a métodos 100% artesanais e vai buscar os botânicos que aromatizam o seu gin aos trilhos da Rota Vicentina. Inserida numa herdade junto a Santo André, a empresa abre também as portas a visitantes para lhes contar quais são afinal as manhas que fazem deste gin tão merecedor do carinho dos especialistas.

Onde nasce o Black Pig

Quem vier até à Vila do Gin vai perceber que a receita envolve muito mais do que um processo de destilação. Há qualquer coisa do espírito alentejano e das suas paisagens que passa para o produto final e, para conhecer esses ingredientes, só uma visita in loco basta. É preciso tocar nas árvores desta herdade, sentir o cheiro no ar e conviver com este ambiente para começar a entender qual é afinal o segredo.

A visita à destilaria permite-nos conhecer etapas como a fermentação dos botânicos ou a destilação no “tachinho da avó”, mas precisamos de ir mais longe, até à fonte e, nessa aventura, toda a família pode participar. Há trilhos para se fazer de bicicleta, safaris e até um parque infantil.

Pelo Trilho do Gin

O Trilho do Gin pode ser feito a pé ou de bicicleta e leva-nos pelo montado alentejano, entre sobreiros e azinheiras, em confraternização com todo o biossistema que aqui se encontra, enquanto nos cruzamos com os diversos ingredientes que vão dar origem ao Black Pig. O sabor cítrico, pleno de frescura do limão alentejano, fragrância aromática selvagem do zimbro das dunas, o toque floral delicado do rosmaninho, são a essência deste gin.

Pelo caminho vamos encontrar ainda a personagem que emprestou o nome a este gin: o famoso porco preto alentejano. A herdade tem um certificado de “Padrinho Black Pig”, no qual podemos apadrinhar um dos “senhores do montado”, com direito a diploma, chapa com o nosso nome para o animal e descontos em produtos.

Faça os seus planos

Para os adultos, no final do percurso há um gin tónico ou um mojito para se desfrutar à sombra de um sobreiro. Os mais pequenos podem ainda visitar a herdade dentro de umas enormes garrafas de gin ou aproveitar o parque infantil, enquanto os pais se “especializam” um pouco mais na razão que os trouxe até aqui.

No showroom está disponível uma sessão de degustação de tapas e gin (claro!), acompanhada de um espetáculo. Se alguma vez teve dúvidas sobre gin, como prepará-lo ou como apreciá-lo, aproveite agora e pergunte aos atenciosos colaboradores da herdade. Dificilmente terá melhores respostas!

Alentejo em modo artesanal, com a sofisticação lounge de um gin de excepção? Sim, claro, impossível falhar! Mas tenha em conta a nossa recomendação: faça a visita a um fim de semana, com alojamento marcado na zona. Não vai querer meter-se na estrada depois de um dia passado na Vila do Gin.

Good Year Kilometros que cuentan