Canções para aproximar-se do inverno

11 Janeiro | 2016 | Goodyear

Pode amá-lo ou odiá-lo, mas o inverno chegou. Faça-lhe um recebimento adequado com uma playlist especial

Embora o Natal e o frio pareçam às vezes coisas próprias do mais profundo inverno, o certo é que acabamos de encetar a época. Concretamente, no dia 21 do mês que acabamos de deixar: desde então já não está na moda franzir o cenho quando chove e murmurar “winter is coming” como se olhássemos o horizonte nas muralhas de Winterfell. Lembre-o.

Alguns gostamos desta época pela sua capa de neve, os seus passeios bem abrigados e a xícara de café quente ao chegar a casa deixando atrás a chuva. Outros odeiam esta época e suspiram pelo verão, imaginando praias cálidas envolvidas no rumor do mar. Esta playlist é uma boa forma de selar a paz entre ambas fações: a uns permite honrar a sua incompreendida época favorita, a outros valorizar através da música, que em muitas ocasiões nos abre os olhos às coisas que nos rodeiam. Esteja no bando em que estiver, prema play onde quiser e deixe-se levar. Ah, não esqueça as luvas!

1-Frozen (Madonna). A diva experimentava aqui com sons eletrónicos e um ar gótico e melancólico, com reminiscências da bruxaria e o paganismo. Foi o primeiro single do seu Maverick Records de 1998 e teve tanto sucesso que entrou no número 2 da Billboard Hot 100 americana e foi número um no Reino Unido. Embora a canção não fale propriamente do inverno, sim se refere ao frio coração fechado de um homem. As suas contínuas referências ao “congelado” arrefecerão os nossos dedos, garantido.

2-Winter (The Cure). Não deixamos o tema gótico (que parece que se dá com o inverno) e escolhemos esta canção da veterana banda britânica de rock. Como quase sempre que se utiliza o inverno como metáfora é para caracterizar a tristeza da perda e o desamor (isto é, a morte do verão como época vital). Talvez não seja a canção mais alegre da lista, mas sim uma das mais conseguidas. Desfrute-a.

3- Canción de invierno (Silvio Rodríguez). O cantor cubano é uma desculpa perfeita para uma tarde com luzes ténues e música no salão. Como acontecia nas anteriores, o inverno é um estado de ânimo, não uma estação. Silvio mostra aqui a rotina de uma mulher que retorna ao lar da  rua invernal. Pode que fale da estação mais fria, mas a sua voz aquecerá o seu coração.

4-Umbrella (Rihanna). Mudamos completamente de registo para uma canção mais  alegre. Também aqui o mau tempo é uma metáfora do pior da vida (ninguém consegue perceber que há quem gostemos do frio), mas o guarda-chuva a que faz referência o título é o amor otimista contra os maus momentos.

5-A Winter Tale (Queen). Freddy Mercury soube descobrir a magia do inverno: tudo nesta canção é bem-estar por uma época em que qualquer coisa de especial sulca o ar. O otimismo desta peça psicadélica choca contra o fato de ser a última obra do punho, letra e voz do genial cantor, que a escreveu em 1991, ano da sua morte. Dizem que foi a paisagem pela janela do seu apartamento em Montreux (Suíça) que o inspirou a escrever a letra. Pois com certeza era a paisagem mais impressionante do mundo.

6-Winter (The Rolling Stones). Mais uma canção em que o inverno é principalmente um estado interior, já que o frio de fora tem o seu reflexo na tristeza da voz poética. Mas não recusa completamente a estação: quer Mick Jagger estar em Califórnia quando se acendem as luzes das árvores. E nós, ao escutar, evocamos também uma imagem melancólica que só o inverno nos oferece, em algum local, para cada um.

7-Snow (Red Hot Chili Peppers). A neve é aqui mais uma vez uma representação das dúvidas existenciais que a letra desvenda. Sem dúvida, um dos temas mais conhecidos e animados da banda norte-americana de funk rock. Anthony Kiedis declarou que se trata de uma canção otimista, uma vez que que o sentido da letra é continuardepois dos fracassos e voltar a pensar a estratégia vital da cada um. Perfeita para janeiro, não é?

8-Winter winds (Mumford & Sons). Estes ingleses com claras reminiscências folk trazem-nos este tema onde o inverno, por uma vez, é alegre e otimista: um apelo a desfrutar da vida junto às pessoas que queremos, enquanto a primavera se vai acercando.

9-Winter wordenland (Tony Bennett). Mais uma canção que destaca o bom desta época de campainhas e renas. Composta originalmente por Felix Bernard e Richard B. Smith, a peça foi pensada de novo e interpretada cerca de 200 vezes até virar ícone da música anglo-saxã. Tony Bennett e Lady Gaga é a nossa escolha.

10-Canção de inverno (M-Clan). Mergulamos no rock do país vizinho para encerrar a playlist com um tema de 2008 que também bebe da tristeza do inverno. Mas após estas dez canções seguro que já consegue ver esta estação de um outro modo.

Falta- alguma?

Good Year Kilometros que cuentan