Carros de ouro

8 Janeiro | 2020 | Goodyear

Conheça com a Goodyear os automóveis de ouro que não poderá deixar de admirar

A expressão máxima de luxo e excentricidade. Um carro de ouro. O que pode parecer um excesso próprio de um filme de James Bond é mais real do que pode pensar. Não há um ou dois, mas vários exemplares de carros de ouro a circular nas estradas de luxo do mundo. Um luxo, sem dúvida, ao alcance de muito poucos.

Até quatro carros de ouro acumula o saudita Turki bin Abdullah na sua coleção particular de veículos de luxo. Uma frota inteira de superdesportivos com um denominador comum:  carroçaria de ouro. Com um valor estimado de mais de 1,6 milhões de euros, de acordo com o Daily Telegraph, entre os seus bens estão supercarros como o Lamborghini Aventador, o 6×6 Mercedes G63, o Rolls Royce Phantom e o Bentley Flying Spur. Todos banhados a ouro.

A versão de duas portas do Rolls-Royce Phantom Coupe, com um motor de 6,75 litros e uma velocidade máxima de 250 km / h, é uma das jóias da coleção de Abdullah. O preço ronda os 430.000 euros, abaixo dos 450.000 euros do Lamborghini Aventador SuperVeloce de ouro, com um motor V12 de 6,5 litros que acelera dos 0 aos 100 km / h em apenas 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 350 km / h. O Bentley Flying Spur de 270.000 euros e velocidade máxima de 300 quilómetros por hora e o todo-o-terreno Mercedes G63 AMG, de 500.000 dólares, completam a frota de carros de ouro do milionário saudita.

Abdullah não é o único a exibir o seu gosto pelo luxo e pelo excesso. O pugilista iraquiano Riyadh Al Azzawi é outro dos proprietários de um carro banhado a ouro, no caso um Ferrari 458 Spider, cujo preço normal excede 330.000 dólares. O banho extra de ouro aumenta o preço final desta jóia automóvel em quase 7.000 dólares. De ouro e diamantes são as 25 unidades fabricadas em 2016 do Koenigsegg Agera RS Naraya. Uma autêntica excentricidade com diamantes no interior e banho de ouro no exterior. Para o seu fabrico, um artesão italiano trabalhou durante duas semanas, doze horas por dia e seis dias por semana para integrar manualmente o ouro na carroçaria de carbono. O Naraya mantém o motor biturbo V8 de 1.160 cavalos que mantém a marca no ranking dos carros mais potentes do mundo. Neste caso, a sua velocidade máxima de 400 km /h e sua capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km / h em 2,8 segundos não deixam dúvidas sobre a capacidade do seu motor.

Ouro e diamantes

O Dubai é o país das excentricidades e o local onde circulam normalmente alguns dos carros mais caros do mundo. Em 2013, o emirado acolheu o leilão de um Lamborghini Aventador feito de ouro maciço e platina e incrustado com pedras preciosas e milhares de diamantes. Tratava-se de uma réplica em escala de 1:08, avaliada em 5,5 milhões de euros, exibida no Grand Atrium do Dubai Mall. O carro, construído na Alemanha por Robert Wilhelm Gulpen, criador de modelos de veículos de luxo artesanais, tinha 700 pedras preciosas no tecido de cada assento. Uma jóia, à escala.

Grandes carros, todos eles de luxo. Pelo desempenho, motor, acabamento e, acima de tudo, pelo banho extra  de ouro que faz as suas carroçarias brilharem como em nenhum outro veículo no mundo. Luxo e ostentação fora do alcance do comum dos mortais, carros de ouro que acumulam zeros na conta e completam um ranking de “olhar e não comprar”.

Good Year Kilometros que cuentan