Top dos carros mais bonitos do mundo

28 Setembro | 2021 | Goodyear

Deixe-se apaixonar: conheça a nossa seleção dos 25 carros mais bonitos do mundo!

Tentar fazer uma lista dos carros mais bonitos de todos é uma tarefa muito complicada. A beleza é efémera e subjetiva também nos veículos, mas há uma série de modelos que sempre, ao longo de anos ou mesmo décadas, tendem a aparecer constantemente em todas as listas devido à sua aparência elegante e icónica. Se você é um amante do motor e da beleza, esta lista de carros lindos irá fasciná-lo.

25. Mercedes 710 SSK Trossi Roadster (1930)

Já se passou um século desde que Ferdinand Porsche desenhou este carro desportivo antes de criar a sua própria marca, um carro de corrida que pode atingir quase 200 quilómetros por hora. O SSK foi um dos carros mais glamorosos da época, graças ao seu ótimo desempenho e aos seus sucessos na competição que o tornaram um dos melhores carros desportivos de sua época.

24. Volkswagen Golf GTi (1976)

Estamos diante de um dos modelos mais vendidos da história da indústria automóvel mundial. Só por isso, ele já teria conquistado o seu lugar nesta lista. Quase 40 milhões de pessoas neste mundo não podem estar tão erradas. O primeiro Golf da história foi desenhado por Giorgetto Giugiaro em 1974 e o primeiro G.T.I (Grand Touring Injection) foi lançado apenas dois anos depois. Tinha 110 cv e podia ir dos 0 aos 100 em 9,2 segundos.

23. Alfa Romeo Carabo (1968)

Com um design claramente futurista e formato de cunha, o Carabo iniciou o caminho da revolução deste tipo de modelos de carros desportivos. Com um nariz achatado e baixo, em contraste com as rodas traseiras atarracadas e de alto perfil, e a novidade de ter portas em formato de asa, o Carabo imediatamente se tornou a referência para os supercarros que chegariam nos anos seguintes.

22. Honda S2000 (1999)

Originalmente lançado para comemorar os 50 anos da empresa, este dois lugares imediatamente conquistou todos os entusiastas do automobilismo devido à sua simplicidade de design, fiabilidade e excelente motor. Foi descontinuado em 2009 e a última versão a chegar ao mercado é considerada uma joia de alto valor.

21. Audi TT (1998)

No final do século passado, a Audi surpreendeu a todos com um coupe de formas simples e arredondadas e que não buscava a agressividade da maioria dos seus colegas desportivos. Estas linhas limpas e claras foram um sucesso e o famoso perfil TT tornou-se imediatamente reconhecível nas sucessivas gerações do automóvel.

20. Mazda Mx-5 (1989)

Saiu em 1989 e tem sido uma história de sucesso arrebatador desde então. Não é de surpreender que ainda seja o roadster mais vendido do mundo. E é que tem muitas qualidades: as suas linhas são semelhantes às dos roadsters ingleses, mas as equipas que trabalharam no seu design durante 7 anos conseguiram torná-lo mais acessível e mais leve. Se combinarmos sua facilidade de condução e desempenho às suas belas linhas, não é surpreendente que continue a apaixonar 30 anos após o seu lançamento no mercado.

19. Porsche 356 Speedster (1954)

Sempre associaremos o Porsche 356 Speedster a James Dean, mas este modelo sem dúvida conquistou um lugar entre os carros mais bonitos já desenhados por si só. Os assentos anatómicos e, acima de tudo, aquele pára-brisas baixo, definem este modelo que se tornou um clássico e uma peça muito procurada pelos colecionadores.

18. Dodge Charger R/T (1968)

Em meados da década de 1960, os revendedores Dodge pediam um coupe desportivo para rivalizar com o Mustang. Os primeiros modelos fizeram sucesso, mas foi em 1968, com a versão R/T, que as vendas dispararam. Uma grelha de largura total com faróis ocultos foi mantida em comparação com outras versões e listras características foram adicionadas em redor do porta-malas.

17. BMW 507 (1956)

Mais um roadster que figura nesta lista e que também está associado a grandes celebridades da época. Elvis Presley, Fred Astaire ou Constantino II da Grécia estavam entre os poucos sortudos que conduziram o modelo com motor V8, e isso porque a carroceria de alumínio foi construída à mão! Era muito caro e quase levou à falência a BMW. No final, apenas 250 unidades movidas a V8 foram vendidas em todo o mundo.

16. Lancia Stratos HF Stradale (1973)

Três vezes vencedor do Campeonato Mundial de Rally (1974, 75 e 76), o Stratos apresentava um motor Ferrari V6 de 2.5 litros montado ao centro. Dino Ferrari foi o designer e foram feitas até 500 unidades de estrada. As poucas que permanecem até hoje são logicamente muito procuradas.

15. Peugeot 406 Pininfarina (1996)

Ao mesmo tempo que concebia este modelo, Pininfarina desenhava impressionantes Ferraris. Na verdade, ele guarda semelhanças claras com o Ferrari 550 Maranello. Foi um sucesso tão retumbante com o público que ainda hoje tem um bom preço no mercado de segunda mão

14. Aston Martin DB4 GT (1959)

Esta maravilha trazia um motor de 6 cilindros em linha de 240 CV de 3,7 litros e estava equipado com travões de disco. Foram construídas 75 unidades e em 2016 a empresa decidiu construir uma série de mais 25 carros subsequentes, totalmente exclusivos para fãs com muito dinheiro.

13. Aston Martin DB5 (1966)

Logicamente nascido da evolução do DB4, esta versão superou o modelo original em potência e velocidade. Sean Connery conduziu-o em “Goldfinger”, e Daniel Craig e Pierce Brosnan o trouxeram de volta à moda ao apresentá-lo em “Casino Royale” e “Tomorrow Never Dies”, respectivamente. Um carro intimamente associado ao mítico James Bond.

12. Corvette Stingray (1963)

O Corvette sempre teve muito sucesso no que diz respeito à estética, mas neste modelo, em particular, a janela dividida adiciona um toque extra de beleza. Desenhado pelo guru Bill Mitchell, um ano após o seu lançamento, ele trocou o vidro traseiro duplo por um único, ainda mais espetacular.

11. Bentley R-Type Continental (1952)

Apenas 208 números de chassis estão registados para um carro de passageiros de quatro lugares que era, na época, o mais rápido do mundo e, possivelmente, também um dos mais caros. Um modelo que deu o tom para os fabricantes britânicos no início dos anos 1950

10. Ford GT40 (1964)

Construído pela Ford para competir em corridas de resistência e, acima de tudo, para lutar contra a Ferrari, o GT40 inscreveu o seu lugar na história ao vencer Le Mans quatro vezes consecutivas de 1966 a 1969. Esta bela máquina tinha o seu próprio motor V8 4,7 litros e uma carroceria de alumínio com teto de 40 polegadas acima do solo.

9. Lamborghini Countach (1974)

Reza a lenda que Ferruccio Lamborghini exclamou “countach”, que no dialeto piemontês é um elogio a uma mulher bonita, quando o viu pela primeira vez. O design desta carroceria foi popularizado e a sua forma em cunha e portas de tesoura criaram sensação desde o primeiro dia.

8. Lancia Aurelia B24 Spider (1954)

A bela carroceria foi criada pelo próprio Pininfarina e, além de uma estética inovadora, o B24 Spider apresentava avanços únicos, como o primeiro motor V6 produzido em massa. Um dos mais belos cabrios já criados por italianos.

7. Ferrari 250GT California Spyder SWB (1960)

A Ferrari tem vários modelos que cabem perfeitamente em qualquer lista. Mas este carro, desenhado para o mercado americano com uma carroceria aberta de dois lugares, é sem dúvida um dos mais espetaculares.

6. Aston Martin Valkyrie (2021)

Exemplo da combinação perfeita de estética futurista e desempenho extremamente alto. Tem um motor 1000CV V12 que o torna um dos carros mais rápidos e também um dos mais caros (mais de 2,5 milhões de euros).

5. Jaguar E-type (1961)

Dizem que o próprio Enzo Ferrari se referiu a este modelo como o mais bonito do mundo. Sobreviveu três gerações, de 1961 a 1975, e foram oferecidas versões posteriores coupé e conversível, mas os mais conceituados ainda são os primeiros modelos da série 1.

4 Ferrari 250 Testa Rossa (1957)

Este roadster com carroceria de alumínio foi a continuação do bem sucedido 750 Monza. Foi assim chamado porque as tampas das válvulas (testa) seriam pintadas de vermelho (rosso). Tão poucas unidades foram feitas que em 2014 a Sothebys pagou 40 milhões de dólares por uma delas.

3. Cadillac Eldorado (1959)

A quarta geração deste carro icónico é talvez a mais amada pelo público americano. As aletas aqui não eram tão grandes e eram ótimas para fixar as luzes traseiras em estilo de foguete. Um best-seller na América (quase) impossível de ver no nosso país.

2. Jaguar XK120 (1954)

Para alguns, o mais belo Jaguar do mundo: estabeleceu o padrão a ser seguido por todos os carros desportivos da marca. Este desportivo de dois lugares e conversível tinha 160 CV e uma velocidade máxima de 213 km/hora.

1. Mercedes 300 SL (1954)

Se gosta de carros e tem dinheiro, este é definitivamente o modelo que não pode faltar na sua garagem de sonho. O Mercedes-Benz 300 SL foi o pioneiro da classe grand tourer e o mais rápido em produção na sua época. As ‘asas de gaivota’ foram fabricadas por apenas três anos e estima-se que possam haver 1.400 unidades em circulação. O preço na época era de cerca de $7.000US, embora nos leilões de hoje seja facilmente ultrapassado um milhão de euros.

Sem dúvida, este ranking com os carros mais bonitos do mundo é algo com que sonhar, pois a maioria deles não está só longe da nossa carteira, mas também das nossas estradas. Existam, contudo, outros modelos que ficaram para a história justamente pelo contrário: por serem os carros mais feios da história.

Good Year Kilometros que cuentan