Circuito da contemplação de Valongo, entre baloiços e romanos

19 Abril | 2021 | Goodyear

Baloiços e romanos convidam a 30 quilómetros de passeios a pé na região de Valongo. A paisagem e o silêncio tão perto do Porto.

A autarquia local está a concluir a instalação dos equipamentos do Circuito de Contemplação de Valongo, que em breve será oficialmente inaugurado. Ao longo dos cerca de 30 quilómetros de circuito, o visitante tem a possibilidade de descansar, apreciar a paisagem, aproveitando três baloiços e três imponentes tronos romanos, para registar fotograficamente a sua passagem por este território. 

Com elevações entre 350/400 metros acima da linha do mar, também é possível usufruir de vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, permite desfrutar de vales e serras. Em dias de boa visibilidade, permite visualizar uma das maiores serras de Portugal Continental com cerca de 1416 metros de altitude, a Serra do Marão.

O circuito tem como principais pontos o Baloiço do Monte Alto (Sanatório), o Baloiço Sta. Justa (Campo de Tiro) ,o Trono do Miradouro (Miradouro de Sta. Justa), Baloiço de Quintarei (Marco Geodésico) , o Trono Vale da Tranquilidade (Vale da Tranquilidade) e o Trono de Pias (Alto de Pias).

Imagem CM Valongo

A moda dos baloiços e a tradição romana

Com Pias e Santa Justa como vizinhas, a região a sul de Valongo conta com uma extensa região propícia a passeios pedestres entre a serrania. A altitude nunca é significativa, mas as paisagens não perdem charme por isso. Ainda o Circuito de Contemplação não está terminado, e o Centro de Trail de Valongo http://www.centrotrailvalongo.pt/ já conta com diversas propostas de percursos por esta área. Vejamos alguns exemplos:

Rio Ferreira – 10km

Um percurso acessível a todos na proximidade do Rio Simão e do Rio Ferreira. A sua pequena distância e o seu desnível são propícios à iniciação ao Trail Running por parte de todos. O percurso percorre a margem do Rio Simão até ao lugar da Azenha. Nos moinhos do “Cuco” encontra o Rio Ferreira e percorre a sua margem até chegar a Couce – uma carismática “Aldeia de Portugal”, onde atravessa as suas ruelas entre casas típicas construídas com vestígios de uma intensa mineração romana e carvalhais repletos de biodiversidade. O regresso faz-se pela margem esquerda do rio pelo denominado “Caminho dos Pescadores”, com grande proximidade do rio e no limite do leito de cheia, até às imponentes “Fragas do Castelo”. Pouco depois uma bonita ponte faz o atravessamento do Rio Ferreira para uma subida ao ponto mais alto do percurso. A descida seguinte leva o praticante novamente aos moinhos do “Cuco” com o regresso pelo percurso da vinda.

Santa Justa – 12km

Um percurso de iniciação ao Trail Running com alguma dificuldade dada a inclinação de alguns troços. A subida à Capela de Santa Justa e aos pontos mais altos e panorâmicos da Serra permite observar algumas das vistas mais impressionantes de Valongo sobre o Porto e as suas cidades vizinhas. Permite também contemplar o esplendor do Vale de Couce antes de descer até próximo do Rio Ferreira. Uma nova subida pela encosta leva o praticante até a um novo local panorâmico sobre o vale, onde se pode observar o serpentear do Rio Ferreira com a Aldeia de Couce de fundo. Uma descida mais abrupta leva de novo o percurso ao Rio Simão regressando pela sua margem.

Paleozóico – 23km

Um percurso de média dificuldade que percorre alguns dos locais mais emblemáticos das Serras de Santa Justa e Pias. Composto por vários “single tracks” e subidas emblemáticas, este percurso é já um desafio assinalável para os praticantes de Trail Running. O seu traçado interseta-se duas vezes com a Ponte de Couce e o Rio Ferreira no local com menor quota altimétrica do percurso. Grande parte do seu traçado encontra-se no Parque Paleozóico – um valor notável pela sua importância geológica. Inclui também dois “segmentos de corrida” onde o praticante pode testar a sua performance. De salientar a subida do “Elevador da Santa Justa” (segmento de corrida) conhecida por muitos pela sua dureza. A subida à cumeada da Serra de Pias é também especial passando por alguns locais de admirável beleza e dificuldade elevada.

Vale Longo – 45km

Um percurso de elevada dificuldade pela distância e onde se percorrem alguns dos trilhos mais emblemáticos do concelho. Percorre 4 freguesias e uma área considerável do Concelho e aproxima a prática de Trail Running entre as Serras de Santa Justa e Pias e as Serras de Quintarei. Pelas suas vistas panorâmicas e pelos locais que atravessa é uma excelente forma de conhecer o vale longo que dá o nome ao Concelho de Valongo. Atravessa uma pequena parte da vila de Campo e da cidade de Valongo em dois momentos distintos, permitindo o apoio ao praticante quer para reforço alimentar, hidratação ou mesmo apoio externo. Tendo em consideração a distância e o desnível acumulado, recomenda-se apenas a pessoas com boa preparação física e que tenham completado distâncias intermédias com facilidade.

Valongo convida à prática de atividades físicas, com muito espaço por onde nos “perdermos” sem encontrar vivalma. Quer procure contemplação ou desafio, Valongo pode ser o sítio para si.

Good Year Kilometros que cuentan