Circuito Misano Marco Simoncelli: Conheça os detalhes e a história do autódromo italiano

24 Março | 2021 | Goodyear

Um traçado exigente e histórico, saiba tudo o Circuito de Misano com a Goodyear.

O circuito de Misano é um dos traçados históricos do automobilismo realizado na Europa, embora o gravíssimo acidente sofrido por Wayne Rainey em 1993 permaneça na memória de todos os adeptos, tendo deixado o campeão mundial do motociclismo prostrado numa cadeira de rodas.

História do Circuito Misano

Em 1972, o Circuito Internazionale Santamonica foi inaugurado na região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, a apenas 15 quilómetros da cidade de Rimini. Rapidamente tornou-se um dos traçados mais importantes do continente. Em 1977 já sediou eventos de Fórmula 2, em 1978 chegou o Campeonato Mundial de Endurance, antecessor do atual WEC, e em 1980 tornou-se palco do Grande Prémio de Itália de Motociclismo, uma prova que recebeu por seis vezes, alternando com outros circuitos italianos até ao infame ano de 1993.

O triplo campeão de 500cc Wayne Rainey estava a lutar pelo título com seu arqui-inimigo, Kevin Schwantz. Era a penúltima corrida do campeonato mundial e Rainey precisava da vitória, por isso foi mais rápido do que devia e sofreu um grave acidente. Ficou na sua memória como “aquele dia em que pensou que ia morrer”, nas suas próprias palavras, ficando para sempre numa cadeira de rodas.

Misano passou então pela maior reforma da sua história. O percurso foi alargado, atingindo 14 metros de largura, e o comprimento total passou de 4.060 para 4.200 metros. Além disso, decidiu-se inverter o sentido da corrida e hoje é executado no sentido horário, enquanto até então era feito ao contrário.

O circuito de Misano é hoje um circuito moderno e seguro, que acolhe o Grande Prémio de Motociclismo de San Marino desde 2007, altura em que as instalações e a própria pista foram remodeladas, mas isso não evitou que a fatalidade voltasse a visitá-la. Em 2010, o japonês Shoya Tomizawa faleceu depois de sofrer um grave acidente na corrida de Moto2. Dois anos depois, em junho de 2012, os responsáveis ​​pelo circuito renomearam-no em homenagem a Marco Simoncelli, o excepcional piloto italiano que morreu em um acidente na corrida de MotoGP do Grande Prémio da Malásia de 2011.

Em detalhe: como é o Circuito de Misano?

Para completar os 4.180 metros do percurso, é necessário fazer um total de 16 curvas, sendo 10 à direita e seis à esquerda. É um circuito misto em que várias curvas se juntam no início do percurso em que é preciso traçar muito bem para não perder uma décima com zonas muito mais rápidas, especialmente a partir da Curva 10. Depois vem a famosa ‘Curvone’, que é feita com um ligeiro toque nos travões a alta velocidade, para ligar a uma série de curvas entrelaçadas à direita e duas pontas à esquerda que nos levam até à linha da meta..

Esta diferença no número de curvas obriga os pilotos a usarem pneus assimétricos que normalmente têm compostos mais duros no lado direito. Depois, serão eles os encarregados de levar a sua montada ao limite, tendo em conta que existe muita travagem num circuito relativamente curto, o que pode provocar o sobreaquecimento das rodas se não forem bem cuidadas durante a corrida.

Misano é um dos circuitos mais lentos de toda a Europa, o que dá uma ideia da importância da condução. Existem algumas áreas em que é necessário sacrificar uma curva para poder chegar a fundo à próxima e sair para a reta com bastante velocidade. A última curva, em ângulo totalmente reto, é a última hipótese para os pilotos ultrapassarem, já que a linha de meta está a meio de um reta com apenas 530 metros de comprimento, o que impede qualquer hipótese de apanhar o cone de aspiração e ultrapassar.

Ficha técnica

  • Comprimento: 4.200 metros.
  • Curvas: 16 (10 à direita e 6 à esquerda).
  • Reta principal: 530 metros.

Que competições visitam este circuito?

Entre as principais competições realizadas atualmente neste circuito estão:

  • Campeonato do Mundo de Motociclismo
  • Campeonato Mundial de Superbikes
  • Campeonato Europeu de Corridas de Camiões ETRC
  • Fórmula 3
  • Fórmula 3000

Além disso, no dia 23 de maio arranca em Misano a temporada 2021 do campeonato ETRC. O Circuito de Misano dá o tiro de partida para um ano em que pilotos, engenheiros e as restantes equipas vão querer dar o seu melhor depois de uma época marcada pela pandemia. E a Goodyear está, por mais um ano, a fornecer os seus pneus para esses gigantes do asfalto. Você não vai querer perder!

Good Year Kilometros que cuentan