Tenha cuidado com a aquaplanagem neste Outono!

13 Outubro | 2021 | Goodyear

As chuvas estão a chegar e é altura de recordar dicas de segurança para sair de uma aquaplanagem. A Goodyear explica-lhe como evitar este perigo.

Ao conduzir em condições climatéricas adversas, devemos ter extremo cuidado ao volante do nosso carro, para bem da nossa segurança. O outono e o inverno trazem muitos dias de chuva e, em dias de chuva, temos que mudar a forma como conduzimos, pois a visibilidade fica reduzida e os pneus perdem aderência. Em primeiro lugar, devemos conduzir com bom senso e seguir uma série de truques e dicas técnicas de condução para conduzir na chuva ou em piso molhado. Você sabe como evitar o efeito da aquaplanagem na estrada? Contamos-lhe o que deve levar em consideração, quais elementos a verificar e como conduzir em situações climáticas adversas.

O efeito de aquaplaning

No outono e no inverno, as condições meteorológicas influenciam o estado das estradas e a forma como conduzimos. A chuva excessiva e os problemas de evacuação de água fazem com que prestemos especial atenção às poças e charcos que se formam nas épocas das chuvas e que podem causar o temido efeito de aquaplanagem. Esse efeito ocorre quando os pneus não conseguem escoar toda a água concentrada, perdemos a tração e o controlo do veículo, fazendo com que o carro deslize em uma fina camada de água entre a estrada e os pneus.

Outro fenómeno muito típico em dias chuvosos é a subviragem e a sobreviragem. Ambas as situações ocorrem em curva e geralmente a uma velocidade elevada. Se adicionarmos a esse excesso de velocidade um mau pavimento ou pneus em mau estado, temos todos os ingredientes para apanhar um bom susto.

A subviragem acontece quando as rodas dianteiras derrapam, nas curvas o carro vira menos do que deveria e acabamos por seguir uma linha mais aberta do que deveríamos. Para corrigi-lo, devemos agir com muita calma e tato. A melhor técnica é levantar o pedal do acelerador enquanto desfazemos suavemente a curva e pressionamos levemente os travões.

Sobreviragem é a derrapagem das rodas traseiras, ou seja, o típico pião. Para corrigir, devemos pisar na embreagem enquanto giramos o volante na direção da derrapagem. Assim que o desvio for corrigido, vamos soltar a embreagem e pisar no acelerador suavemente para que o carro permaneça estável.

O que fazer em caso de aquaplanagem?

Em tal situação, nunca devemos pisar o travão de forma agressiva, apenas temos que tirar suavemente o pé do acelerador e manter o volante direcionado se estivermos a conduzir em linha reta. Se estivermos a fazer uma curva, o procedimento é muito semelhante, só que, em vez de deixar o volante parado, devemos girá-lo apenas o suficiente para traçar a curva pela qual circulamos. A curva deve ser sempre suave, até percebermos que o veículo recupera a aderência.

Chaves para evitar o aquaplaning

A boa manutenção do nosso veículo garante-nos eficiência e rapidez na reacção às diferentes condições climatéricas. Antes de se fazer à estrada na época das chuvas, verifique o correto funcionamento do seu carro:

Estado dos pneus, um factor chave

A aderência dos pneus diminui com a chuva, por isso devem estar em ótimas condições para que possam evacuar o máximo de água possível. O desenho deve manter uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Além disso, devemos controlar a sua pressão periodicamente.

Isso é muito importante e, para entender melhor, vamos dar um exemplo. Os pneus novos costumam ter uma profundidade média de 8 milímetros na banda de rodagem; Porém, com o passar dos quilómetros, esse padrão vai sendo reduzido até que seja obrigatório substituí-los quando atingirem a profundidade de 1,6 milímetros, o mínimo exigido por lei.

Mas isso também afeta a aquaplanagem e os riscos de acidente: quanto menor a profundidade da banda de rodagem, maior a probabilidade de o carro derrapar na chuva e, portanto, sofrer um acidente. Tanto as diferentes marcas de automóveis como os fabricantes de pneus concordam em recomendar que a utilização de pneus não seja menosprezada por razões de segurança… e para nos poupar a multa que pode chegar a 200 euros por cada pneu excessivamente desgastado.

A pressão correta também afeta a condução e, portanto, também é extremamente importante em condições de chuva. Uma pressão incorreta, tanto por excesso como por defeito, pode fazer com que o carro não possa ser conduzido normalmente, aumentando também as hipóteses de sofrer um furo ou de o pneu não aderir totalmente ao asfalto. Portanto, em condições de asfalto húmido, não ter a pressão correta pode aumentar as possibilidades de aquaplanagem.

Segurança: como evitar as aquaplanagens

Além de garantir que estão em boas condições, escolher bons pneus é fundamental. Cada vez mais os condutores escolhem pneus “todas as estações”, que garantem um elevado desempenho ao longo do ano. A Goodyear inventou a categoria todas as estações em 1977 e, desde então, este tipo de pneu evoluiu muito para oferecer alto desempenho nas quatro estações do ano. Por este motivo, a gama Goodyear Vector 4Seasons, concebida com uma área de contacto mais ampla e plana e ranhuras hidrodinâmicas para melhorar a resistência à aquaplanagem, é uma excelente opção para o clima ibérico.

Aquaplanagem

Diminua a velocidade e aumente a distância de segurança

Perante qualquer fenómeno climático adverso, a primeira premissa é desacelerar. Em caso de chuva, o desempenho do carro é prejudicado e a visibilidade fica bastante reduzida, por isso é necessário tirar o pé do acelerador. Também é imprescindível aumentar a distância de segurança para o dobro de aquela que manteríamos em condições normais, pois, na travagem , a capacidade de aderência dos pneus é visivelmente diminuída. Finalmente, à medida que a distância aumenta, encontraremos menos água levantada pelo veículo à nossa frente e teremos mais tempo para reagir a qualquer imprevisto.

Conduza suavemente e evite movimentos bruscos

Uma condução tranquila é muito mais eficiente e segura em todas as circunstâncias. Mais ainda, se possível, quando conduzimos à chuva. Na verdade, outros condutores perceberão melhor os nossos movimentos e poderão evitar possíveis incidentes. Portanto, devemos tentar usar todos os controlos suavemente e sem travagem repentina, aceleração ou mudanças inesperadas de direção.

Aquaplanagem

Cuidado com as marcações rodoviárias

As marcações rodoviárias com tinta branca na faixa de rodagem, como cruzamentos de zebra ou marcações de faixa, proporcionam menos aderência, por isso devemos prestar atenção especial a essas seções (principalmente as passagens de peões), pois têm muita tinta sobre elas e a aderência diminui de forma notória.

A aquaplanagem é um dos maiores perigos a que estamos expostos durante a condução, principalmente no outono e no inverno, embora esta situação possa ocorrer em qualquer altura de chuva. Portanto, é fundamental conduzir com extremo cuidado em piso molhado e verificar se os pneus estão em perfeitas condições para evitar possíveis acidentes.

Good Year Kilometros que cuentan