Como funciona um carro híbrido: tudo o que você precisa saber

6 Agosto | 2021 | Goodyear

Contamos-lhe tudo o que precisa saber sobre o carro híbrido: eficiente, silencioso, com baixas emissões, leia e saiba mais!

Eficiente, silencioso, com baixas emissões e menor consumo do que um modelo não híbrido equivalente. Assim é o carro híbrido, um tipo de veículo que se tornou comum apesar da objeção inicial que essa tecnologia causou no consumidor médio. Diante dos carros elétricos e da sua luta para conseguir maior autonomia das baterias, os híbridos foram propostos como uma alternativa eficiente e de baixo consumo, pois se algo os caracteriza é que eles recuperam a energia que outros modelos desperdiçam. Um híbrido combina dois motores, um motor de combustão interna e um elétrico movido a baterias além do principal, garantindo sua autonomia e usabilidade. Mas como funciona um carro híbrido?

Tipos de carros híbridos

Antes de chegarmos a como funciona um carro híbrido, vamos estabelecer os tipos de carros. Dependendo da arquitetura, os híbridos podem ser em série, paralelos ou combinados:

Híbrido em série: o motor de combustão interna não possui ligação mecânica com as rodas, serve apenas para gerar eletricidade e recarregar a bateria até que ela esteja cheia, momento em que é temporariamente desligado. A tração é sempre elétrica.

Híbrido paralelo: tanto o motor térmico como o elétrico são usados ​​para acionar a transmissão ao mesmo tempo.

Híbrido combinado: os dois motores são combinados, é como um híbrido de série, mas com ligação mecânica às rodas.

Os híbridos também podem ser puros ou plug-in. O puro ou totalmente híbrido circula em determinadas condições apenas com o motor elétrico, enquanto o térmico está totalmente desligado (a mudança pode ser automática ou voluntária). O híbrido plug-in tem baterias recarregáveis ​​e viaja pelo menos 32 quilómetros sem a necessidade de outro sistema de propulsão.

Funcionamento do carro híbrido

Os carros híbridos possuem um motor a combustão (gasolina ou diesel) com menor nível de potência do que o modelo tradicional e um motor elétrico ligado à transmissão. Em condições normais de condução, os dois propulsores funcionarão alternadamente. Se não precisarmos de energia extra, o motor elétrico assume. Se precisarmos de mais velocidade, por exemplo em uma colina, a combinação de ambos os motores fornecerá mais potência.

O motor elétrico não polui, é eficiente no consumo e economiza energia interna. Para isso, possui um gerador que recupera energia na travagem (travagem regenerativa, quando aplicamos pressão no pedal do travão, o sistema vai usar parte dessa força de travagem para recarregar a bateria), aproveitando a inércia do carro (quando mantemos o carro em movimento graças à inércia, por exemplo em descidas ou em terreno plano, o carro híbrido ativa a geração de energia) e em acelerações em que o motor térmico contribui com mais potência para o funcionamento do carro híbrido.

As baterias de carros híbridos são geralmente de chumbo-ácido, níquel-hidreto metálico, níquel-cádmio ou baterias de íon-lítio que são colocadas na parte traseira do veículo e requerem um sistema de arrefecimento.

Para que um híbrido seja mais eficiente, ele possui um sistema de gestão com múltiplos sensores que estabelece a combinação mais eficiente em todos os momentos. A unidade de controlo do carro híbrido tentará garantir que o motor elétrico funcione o máximo possível para minimizar o custo da gasolina, minimizando também as emissões de poluentes.

Prós e contras do carro híbrido

Honda Insight, Toyota Prius, Chevrolet Volt, Opel Ampera, Lexus, Honda Civic Hybrid… O catálogo de carros híbridos é limitado em comparação aos veículos tradicionais e o seu preço é mais caro, embora os especialistas defendam que compensa a longo prazo em termos de consumo e manutenção. Esses são os prós e os contras de uma tecnologia que começa a aparecer cada vez mais nas nossas estradas. Os carros híbridos apresentam-se como uma solução de mobilidade cada vez mais eficiente uma vez que funcionam graças à combinação de um motor elétrico e um de gasolina ou gasóleo (consomem menos combustível e emitem menos CO2), mas estão longe da aceitação maioritária pelo condutor apesar o aumento anual das vendas.

Good Year Kilometros que cuentan