Condução eficiente: como poupar dinheiro e proteger o ambiente

4 Fevereiro | 2020 | Goodyear

Contamos-lhe tudo sobre condução eficiente: o que é, os passos a dar e como afeta o seu bolso e o ambiente

A condução eficiente é uma forma de conduzir que procura reduzir o consumo de energia economizando combustível e reduzindo o impacto sobre o ambiente. Contribui para maior conforto e segurança, além da manutenção do veículo, já que reduz as travagens e as acelerações. Na Goodyear, oferecemos-lhe alguns conselhos de condução ecológica que lhe permitirão poupar dinheiro e atenuar a pegada ambiental.

Conselhos para uma condução eficiente

A nossa forma de conduzir afeta o nosso bolso? De facto, podemos poupar até 25% de combustível e emitir menos 78% de monóxido de carbono e 50% de óxido de nitrogénio colocando em prática alguns conselhos de condução ecológica, o que também nos permitirá reduzir a irritante poluição sonora.

Como ter uma condução ecológica e eficiente na qual o bom senso e a antecipação ao volante permitem poupar no consumo de combustível e reduzir a poluição ambiental?

  • Usar a primeira corretamente, pois é a mudança que necessita de maior consumo de combustível. Tente mudar para segunda aos dois segundos.
  • Destreza no uso da embraiagem e na caixa de velocidades, já que a embraiagem não deve ser usada para arrancar o motor, assim como não se deve baixar em mais de quatrocentas rotações por minuto quando se coloca uma mudança.
  • Usar uma maior combinação de mudanças possível, sem chegar a afogar o carro. Um bom truque para saber que mudança deve usar a cada momento é ter em mente que, se precisar de pressionar o acelerador em mais de dois terços é porque tem de reduzir.
  • Acelerar progressivamente logo após colocar uma mudança, mas sem exceder dois terços do curso do pedal. Lembre-se de que o consumo de combustível dispara a partir dos 100 km/hora.
  • Tente conduzir a uma velocidade constante, evitando travagens e acelerações bruscas. Para fazê-lo, conduza com mudanças longas e a baixas rotações. Além disso, manter uma distância de segurança adequada em relação ao veículo à nossa frente ajudará a evitar as travagens. Tendo em conta a distância de segurança, além de combustível, poupará também em travões e pneus.
  • Levante o pé do acelerador, permitindo que o veículo rode através da sua própria inércia sem baixar das mil rotações por minuto. Desta forma, sempre que possível, é aconselhável imobilizar o veículo sem reduzir de mudança  quando vamos parar. Da mesma forma, é aconselhável desligar o motor durante paragens superiores a um minuto.
  • Use o travão do motor. Para fazê-lo, trave com as mudanças engrenadas. Evite circular em ponto morto nas descidas. Além de ser imprudente, consome combustível e pode ficar sem travões.
  • Mantenha uma temperatura normal dentro do veículo. Não abuse do aquecimento ou do ar condicionado. Além de consumir combustível, mudanças bruscas de temperatura entre o interior e o exterior do veículo podem causar resfriados.

Poupar no combustível também é condução eficiente

Conduzir com eficiência significa pôr de parte a agressividade ao volante e ajustar os limites de velocidade. Seguindo alguns conselhos simples, podemos poupar gasolina a cada quilómetro.

Os especialistas recomendam manter uma velocidade adequada, antecipando o que pode acontecer na estrada. Por exemplo, se percebermos que o carro que nos precede travou, levante o pé do acelerador e não espere para chegar à altura em que tem de travar. Travar o menos possível é um dos grandes truques para poupar combustível.

Também é possível reduzir o consumo de gasolina se não baixar as janelas do carro. Caso contrário, o veículo faz mais atrito e, portanto, força o motor a consumir mais. O mesmo acontece com o ar condicionado, como vimos antes.

Muitos dos veículos atuais estão equipados com caixa automática. Embora seja um grande conforto para o motorista e os sistemas mais modernos tenham melhorado o design, a verdade é que consomem mais combustível que os carros com caixa manual, se forem conduzidos com eficiência.

Finalmente, e talvez o mais importante de tudo, ter atenção à pressão dos pneus. Se não usarmos a mais adequada para cada pneu, aumentam o desgaste e a possibilidade de sofrer um furo. Além disso, se o pneu não tiver pressão suficiente, o consumo de combustível aumenta.

Não devemos esquecer que a poupança de combustível começa no momento em que compramos o carro. Cada veículo novo possui uma etiqueta que informa sobre o consumo de combustível e a quantidade de emissões de CO2, pelo que ao adquirir um veículo eficiente, estamos a investir no ambiente.

Vantagens da condução eficiente

Ao conduzir de maneira eficiente, estamos não só a reduzir o impacto no ambiente como a alcançar outros benefícios quer para nós quer para o veículo. Eis algumas vantagens de uma condução eficiente no dia-a-dia.

  • Poupança de combustível: como já explicámos, não exceder os limites de velocidade, evitar as travagens e antecipar as condições de tráfego permite gastar menos gasolina.
  • Maior conforto: conduzir com eficiência ajuda a conduzir com mais tranquilidade, evitando o stress e circulando de maneira mais descontraída.
  • Impacto no ambiente, reduzindo as emissões de CO2.

Como vemos, todas estes conselhos sobre condução ecológica não só contribuem para melhorar o conforto, a segurança e a manutenção dos veículos como também são truques que afetam o bolso e ajudam a diminuir a nossa pegada ambiental.

Good Year Kilometros que cuentan