Conduzir à chuva: que cuidados a ter?

3 Setembro | 2021 | Goodyear

Quer aprender a conduzir à chuva? Continue a ler e conheça os pontos mais importantes que deve levar em consideração ao conduzir em piso molhado.

Com a aproximação do outono e da estação das chuvas, é altura de revermos alguns cuidados, verificar o estado dos nossos pneus e assumir uma atitude mais atenta ao volante. Recomendamos que dê uma olhadela em algumas dicas para se preparar para o outono, um tema que deve sempre ser levado em consideração. Mas, depois de vários meses a conduzir em seco, é bom voltar a alguns comportamentos aos quais devemos prestar atenção e tentar recuperar antigos hábitos de condução defensiva.

Como preparar o carro para conduzir à chuva

Quase todos os condutores preferem conduzir em seco, mas isso nem sempre é possível. Portanto, é importante que nosso carro esteja preparado quando chega o outono e, com ele, a estação das chuvas mais comum e o temido efeito de aquaplanagem em condições extremas de chuva e a acumulação de água na estrada. Estas dicas vão ajudá-lo a ter o seu carro pronto para que não se assuste quando cairem as primeiras gotas.

Pneus: Já deixamos algumas dicas sobre a manutenção dos pneus do seu carro. Já vos explicámos que a pressão insuficiente afeta a estabilidade do carro e torna-o difícil de controlar. O desgaste excessivo da banda de rodagem também reduz significativamente a aderência. Qualquer um dos comportamentos adequados e seguros que discutiremos a seguir falhará se o ponto de contato com o asfalto também falhar. Lembre-se de que manter os pneus em boas condições garante um bom desempenho na estrada, na chuva e em outras condições meteorológicas. Quer sejam pneus de inverno, verão ou todas as estações, que garantem um bom resultado em diferentes condições climatéricas, verifique a banda de rodagem, a profundidade do piso, o desgaste e as deformações na borracha.

Limpa pára-brisas: Não são eternos, não os esqueça e não tente utilizá-los para além de sua vida útil. É hora de fazer a troca anual recomendada . Vamos entrar na estação onde a visibilidade do condutor pode ser comprometida a qualquer momento. Para sua segurança e dos pedestres que porventura passem na sua frente em um dia de chuva, não ignore esta simples atenção.

Janelas: continuando o ponto anterior, para termos boa visibilidade e iluminação com mau tempo é necessário ter atenção ao pára-brisas e outras janelas, pois em caso de chuva é fundamental termos a melhor visibilidade das faixas de rodagem. É importante também diminuir o embaciamento interno que é formado pelo frio e humidade, dirigindo a ventilação para o pára-brisas, ligando os sistemas antiembaciantes, ou abrindo um pouco a janela (isso permite equalizar as temperaturas externa e interna).

Dicas chuva - Quilometrosquecontam

Dicas para conduzir com chuva

É altura de fazermos também algumas recomendações para evitar os riscos de condução e reduzir a probabilidade de sofrer danos em caso de acidente.

Asfalto: os primeiros minutos de uma carga de água são os mais perigosos para a condução. É quando o lixo acumulado nas bermas invade a estrada e devemos conduzir com cuidado. Preste também atenção ao tipo de piso por onde se move. As estradas mais movimentadas tendem a oferecer menos aderência, assim como qualquer tipo de piso polido.

Luzes: em linha com o ponto anterior, preocupe-se com tudo que possa reduzir a sua visibilidade e procure sinalizar claramente a sua presença. Ligue os mínimos quando chover para que sua presença seja explicita para os outros condutores.

Velocidade: pode ser o conselho mais óbvio, mas sem o qual tudo o que dissemos até agora perde a validade. Velocidade moderada. É tão simples quanto isto: reduza a pressão no pedal e aumente a distância de segurança. Assim terá mais tempo para reagir em caso de problemas. E mantenha os olhos abertos. Não deixe que as primeiras chuvas o apanhem desprevenido.

Olhe para os outros: além de aumentar a distância de segurança dos outros veículos, adapte a sua velocidade às condições do trânsito. Também é aconselhável evitar ultrapassagens em vias nos dois sentidos em situações difíceis e prestar atenção especial aos pedestres, ciclistas ou motoristas, pois a chuva forte reduz a visibilidade, aumenta a distância de detecção e provoca reações imprevisíveis no veículo.

Cuidado com as surpresas: durante a condução, devemos estar atentos às circunstâncias do trânsito, aos sinais e às instruções dos agentes de autoridade. Nunca devemos arriscar a nossa segurança a atravessar lombas ou áreas alagadas sem reduzir a velocidade, pois não conhecemos a profundidade ou os possíveis buracos escondidos pela água, correndo o risco de ficarmos com o veículo preso numa poça.

Lembre-se que, se vai fazer uma viagem, é muito importante conhecer o estado das estradas e a situação meteorológica que podemos encontrar. Além disso, como sempre recomendamos, é de vital importância ter o veículo em perfeitas condições, levando em consideração o padrão de piso e a pressão dos pneus, as escovas, o nível de fluidos, incluindo água no limpa-vidros, e combustível suficiente para resolver um imprevisto que nos impede de continuar a viagem.

 

Good Year Kilometros que cuentan