Cuidados a ter na condução à chuva

19 Outubro | 2015 | Goodyear

Conselhos sobre o estado da pressão e piso dos pneus, assim como cuidados a ter na condução em piso molhado

Quando, em preparação para as primeiras chuvas do inverno de 2013, a ACAP iniciou a sua campanhaPneus? Muito mais que um acessório, a sua segurança  não contava com os valores que acabaria por descobrir: 64% dos condutores deviam consultar um especialista para verificar o estado dos pneus, 36% dos automobilistas, conduziam com pneus com valores de pressão diferentes dos recomendados pelos fabricantes. Destes, 20% encontravam-se com valores de pressão baixa e 13% em situação considerada muito perigosa. Com a proximidade do Outono e do tempo das chuvas é altura de revermos alguns cuidados, olhar para o estado dos nossos pneus e assumirmos uma postura mais segura ao volante.

Dicas chuva - Quilometrosquecontam

Ainda na passada semana publicámos aqui cinco simples dicas para se preparar para o Outono, matéria que deve ter sempre presente. Mas, depois de vários meses a conduzir “a seco”, é bom revermos também alguns comportamentos a que deve ter atenção e tentar regressar a velhos hábitos de condução defensiva.

  1.  Pneus: comecemos por rever matéria dada, quando lhe deixámos alguns conselhos sobre a manutenção dos pneus do seu carro. Na altura explicamos-lhe que a pressão insuficiente afeta a estabilidade do carro e dificulta o seu controlo, assim como o desgaste excessivo do piso do pneu diminui a aderência de forma substancial. Qualquer um dos comportamentos adequados e seguros de que falaremos a seguir falhará se o ponto de contacto com o asfalto também falhar.
  2. Escovas: são um consumível, não se esqueça disso, e não tente usá-las para além da sua vida útil. Está na altura de fazer a troca anual. Vamos entrar na estação em que a visibilidade do condutor pode ficar em risco a qualquer momento. Pela sua segurança e pelos peões que podem passar à sua frente num dia de chuva, não ignore esta atenção tão simples.
  3. Luzes: na sequência do ponto anterior, preocupe-se com tudo o que pode reduzir a sua visibilidade e marque de forma clara a sua presença. Ligue os médios quando estiver a chover de forma a que a sua marcha seja explícita para os outros condutores.
  4. Asfalto: os primeiros minutos de uma carga de água são os mais perigosos para a condução. É nessa altura que o lixo acumulado na berma da estrada invade a faixa de rodagem e deveremos conduzir com especial cuidado. Tenha também em atenção o tipo de piso onde se movimenta. Estradas mais movimentadas tendem a oferecer menos aderência, assim como qualquer tipo de piso polido.
  5. Velocidade: e terminamos com o conselho mais óbvio, mas sem o qual tudo o que ficou dito acima perde validade. Modere a velocidade. É tão simples quanto isso: reduza a pressão no pedal e aumente a distância de segurança. Dê a si próprio mais tempo de reacção e mantenha os olhos abertos. Não se deixe apanhar desprevenido pelas primeiras chuvas.
Good Year Kilometros que cuentan