Conduzir no nevoeiro: 10 dicas a ter em atenção

12 Outubro | 2020 | Goodyear

Na Goodyear oferecemos 10 dicas para conduzir com segurança na estrada em dias de nevoeiro, especialmente no outono e inverno

O outono e o inverno são as a melhores épocas para o viajante que gosta de admirar paisagens. No entanto, as estradas nestas condições geralmente não são confortáveis ​​e ainda menos fáceis. O condutor inexperiente recebe vários avisos e conselhos que muitas vezes apenas aumentam o nervosismo. O condutor experiente lida melhor com a situação, mas às vezes é levado por uma falsa sensação de controlo que pode se tornar muito perigosa em alguns segundos. Como costumavam dizer os sábios, ‘in media res virtut’.

Conduzir com nevoeiro é um clássico, especialmente em horários em que é mais provável que haja neblina, como à primeira hora da manhã. A evaporação do orvalho durante os primeiros momentos de sol torna uma viagem longa especialmente difícil. Como isso está prestes a acontecer, é melhor estar preparado e seguir algumas dicas simples para conduzir no nevoeiro.

Dicas para conduzir no nevoeiro

  1. Deve usar as luzes de posição e de médios, mas não os máximos, pois podem produzir um efeito de espelho no nevoeiro. Os faróis de nevoeiro só são usados ​​se não conseguirmos ver as luzes de posição dos veículos da frente. A dianteira é opcional, enquanto a traseira é obrigatória em caso de nevoeiro intenso.
  2. A falta de visibilidade acarreta um maior tempo de reação, pelo que é necessário abrandar para se adaptar às circunstâncias e aumentar a distância de segurança.
  3. Ao travar é importante não o fazer de forma abrupta, pois as rodas podem bloquear. Faça isso de forma intermitente para evitá-lo e, além disso, avisar o veículo que está na sua traseira.
  4. É imprescindível manter a maior visibilidade possível e, para isso, deve-se remover o embaciamento da janela por dentro e, ao mesmo tempo, usar os limpa pára-brisas do lado de fora de forma intermitente para remover a humidade.
  5. As ultrapassagens não devem ser realizadas se não tivermos visibilidade suficiente. É muito melhor permanecer na faixa certa e evitar mudar de faixa. Em nevoeiros particularmente densos, consulte a linha branca contínua à sua direita. E muito importante: não use o carro da frente como guia, pois você pode copiar seus erros.
  6. Conduza em silêncio ou, se não for possível, com o mínimo de ruído possível. Em condições difíceis você tem que usar todos os sentidos e a audição, neste caso, pode ser muito útil para detectar a presença de um veículo. Não descarte a possibilidade de abrir a janela ao chegar a um cruzamento.
  7. Não tenha pressa – é uma boa ideia avisar que poderá chegar atrasado em vez de conduzir mais depressa do que o necessário. O importante é conduzir com segurança para o fazer na velocidade adequada e sem pressa.
  8. Cuidado com as paragens: não pare na berma a menos que seja uma emergência e, nesse caso, acenda os indicadores. Se puder, é melhor parar em uma área de serviço para relaxar após um período de condução exigente.
  9. Não tenha demasiada confiança: mesmo que faça o mesmo percurso todos os dias, o nevoeiro é muito perigoso e pode causar um acidente a qualquer momento. Não se distraia, principalmente com o seu telefone, e fique atento a tudo que acontece na estrada.
  10. Use a regra dos 3V: Visibilidade (V) = Velocidade (V) = Veículo dianteiro (V). Isso significa que se houver uma visibilidade de 50 metros ao conduzir, devemos ter uma velocidade média de 50 quilómetros por hora e manter uma distância de segurança com o veículo que nos precede de 50 metros. Temos que “ver bem e ser vistos”.

Visibilidade, cautela e bom senso são ser as chaves para conduzir no nevoeiro. Os especialistas concordam em recomendar evitar excessos de confiança e evitar situações de stress e risco para uma condução segura e eficiente.

Good Year Kilometros que cuentan