Curiosidades Goodyear: o que sabe sobre a marca americana de pneus?

27 Julho | 2020 | Goodyear

Descubra as curiosidades da Goodyear e dos seus pneus: do significado de logotipo aos pneus usados ​​para viajar até a Lua

O que sabe sobre a Goodyear? A empresa de pneus tem uma longa história de inovação: pneus que não furam, protótipos para futuros carros voadores e soluções de mobilidade desenhadas para todas as situações na estrada. Hoje, porém, contamos as curiosidades que você não conhece sobre a Goodyear, a marca e os seus pneus. Prontos?

O que significa o logo da Goodyear?

Desde a sua fundação em 1898 até hoje, muitos avanços foram feitos pela Goodyear na produção de pneus, mas um elemento externo permanece imperturbável: o pé alado de Mercúrio (o equivalente a Hermes na mitologia grega) que faz parte do seu logotipo. O emblema da Goodyear é o pé alado, uma idéia do fundador da empresa, Frank Seiberling. É verdade que nos mais de 120 anos de história da marca o emblema passou por modificações (mudanças de tamanho, tons), mas a bota com asas permaneceu como o ícone principal.

Que relação tem a Goodyear com o Ford T?

Alguns anos após a fundação da Goodyear, exatamente em 1904, a empresa fabricou o primeiro pneu removível da história. Este pode ser considerado o passo anterior para que, em 1908, os pneus Goodyear fizessem parte do primeiro carro produzido em massa da história: o Ford Model T.

Goodyear também em aviões?

Um ano depois, a Goodyear fabricou o primeiro pneu de avião. Assim, os engenheiros da Goodyear criaram o Goodyear Wing Airplane Tire, um pneu leve, resistente a perfurações e fácil de manobrar que substituiu os pneus de bicicleta usados ​​até então. Em 1985 fomos os primeiros a fornecer pneus radiais para o setor de aviação comercial. Um setor que exige uma constante atualização de tecnologias e aplicações para procurar maior segurança, eficácia e eficiência, tanto na decolagem quanto no pouso. Para evitar rebentamentos, os pneus são cheios de nitrogênio, um gás menos reativo que o oxigênio, para evitar explosões devido ao calor da fricção ou a impactos na pista.

Goodyear vai à Lua

A inovação é uma das marcas da Goodyear. Assim, em 1971, quando o homem deu um grande passo para a humanidade, os pneus Goodyear foram os primeiros a pisar a Lua ao mesmo tempo que Neil Armstrong e Buzz Aldrin.

A empresa criou então um sistema de travagem nas plataformas de lançamento; um sistema de “purga e condicionamento” para facilitar a circulação de nitrogénio, oxigénio e hidrogénio nos motores; a moldura da janela do módulo de controlo; o painel onde estavam montados os instrumentos de aterrisagem e os flutuadores da cápsula que caíram no oceano ao regressar à Terra.

A colaboração NASA-Goodyear materializou-se ao longo dos anos com o Modularized Equipment Transporter (MET – Transportador de Equipamento Modularizado), um carrinho de duas rodas e sem motor usado para transportar equipamentos e amostras recolhidas por astronautas na Apollo 14. O MET pesava aproximadamente 75 kg. quando carregado e podia ser puxado a velocidades de até 4 km/h. As suas rodas eram feitas de borracha lisa e eram apoiadas por tubos internos cheios de nitrogénio.

50 anos depois, a marca voltou ao espaço para testar os seus compostos de pneus quando o SpaceX CRS-18 viajou em 2019 até à Estação Espacial Internacional. Os astronautas da Estação Espacial Internacional conduzirão a experiência de sílica preparada pela Goodyear, enquanto os cientistas da Goodyear conduzirão simultaneamente o mesmo teste nos laboratórios da empresa, permitindo uma comparação.

A Goodyear gosta de velocidade

Em 1965, o primeiro veículo a quebrar o recorde de velocidade terrestre de 966 km/h usou pneus Goodyear. Um marco para a empresa em uma linha de tempo cheia de grandes curiosidades. Os seus pneus montaram o carro a jato de Craig Breedlove, o Spirit of America, a caminho de um novo recorde de velocidade no solo. Mas a velocidade também é a marca da casa,  ou melhor, a competição. Ao longo de sua história, Goodyear ganhou 25 títulos de pilotos e 368 Grandes Prémios ao longo de sua história, um recorde que permanece imbatível. A primeira vitória ocorreu em 1965 no Grande Prêmio do México, nas mãos do piloto americano Richie Ginther, ao volante de um Honda. 2020 é o ano do regresso ao mundo dos motores: WEC, WTCR, Pure ETCR, European Le Mans Series, as principais competições de carros que, pandemias à parte, regressam fortemente na última metade do ano.

Wingfoot express, o primeiro pesado com pneus Goodyear

Sabia que o Wingfoot Express foi o primeiro pesado de mercadorias pesadas a percorrer uma longa distância e que isso foi possível graças ao uso de pneus pneumáticos em vez dos modelos maciços usados ​​até então? A ideia era concluir a primeira rota interestadual sem paragens, desde a fábrica de pneus em Akron até a fábrica de tecidos de pneus em Connecticut. Um total de 1.190 km para quais foram necessários 28 dias e 28 pneus. Foi uma odisséia, porque dava-se um furo a cada 120km, à medida que o camião avançava a cerca de 25 km/h.

Onde ver o blimp da Goodyear?

Outro símbolo da Goodyear é, sem dúvida, o blimp. Após 12 anos sem sobrevoar o céu europeu, o ícone da Goodyear voltou à Alemanha. É uma aeronave semi-rígida Zeppelin NT com mais de 75 metros de comprimento – quase três quartos do comprimento de um campo de futebol – e cerca de 18 metros de altura. É o mesmo modelo usado pela Goodyear nos Estados Unidos. O veículo funcionará como embaixador da marca.

Qual é o maior pneu Goodyear?

Com um diâmetro de 63 polegadas, 4 metros de altura e pesando 5.400 quilos, é o maior pneu da Goodyear. Tão alto quanto um elefante e com um peso semelhante, o Goodyear RM-4A + no tamanho 59/80R63 pertence ao segmento OTR (Off The Road) e foi desenvolvido para transportar toneladas de pedras, materiais e máquinas pesadas destinadas a trabalhar em locais de exploração mineira. carvão, pedras pesadas, ouro e cobre e terraplenagem em em minas por todo o mundo.

Pneus recarregáveis?

A edição virtual 2020 do Geneva Motor Show foi o primeiro local escolhido para a apresentação de um pneu Goodyear recarregável: o reCharge. Um pneu conceptual que apresenta um composto de piso biodegradável que pode ser reabastecido com cápsulas individuais. Cheias de um composto líquido personalizado, as tampas permitem que a banda de rodagem se regenere e o pneu se adapte às condições climáticas, às condições da estrada e ao estilo de condução.

Os ténis Skechers em parceria com a Goodyear

A Skechers e a Goodyear uniram-se para incorporar a tecnologia de borracha personalizada Goodyear nas suas solas em alguns dos designs de calçados masculinos, femininos e infantis. Presentemente, a colaboração aplica-se a três ténis de corrida da coleção Skechers GOrun. Os ténis com sola de desempenho da Goodyear foram desenhados para oferecer aderência, estabilidade, durabilidade e tração graças a um polímero especial que inclui óleo de soja sustentável. 

As inovações da Goodyear redefiniram a sua história ao longo dos anos, enriquecendo a experiência de conduzir de todos e explorando novos campos e territórios. Na mobilidade, o desafio continua a ser responder às necessidades de veículos autônomos, conectados e elétricos, e em avançar com pneus futuristas como o Eagle 360, Oxygene e AERO. Um caminho a percorrer que continuará a preencher-se de inovação e curiosidades

Good Year Kilometros que cuentan