Desgaste irregular dos pneus: por que ocorre, causas e soluções mais comuns

28 Outubro | 2021 | Goodyear

O desgaste irregular dos pneus é um sintoma de diversos problemas: pressão, alinhamento, amortecedores… Aprenda a conhecer os sinais.

Costuma-se dizer que o rosto é o espelho da alma e a verdade é que o provérbio raramente se engana. Com um rápido olhar para o rosto do nosso interlocutor podemos saber se está feliz, triste, deprimido ou se sofre de algum tipo de doença. Poderíamos dizer o mesmo sobre os pneus: observando os pneus do nosso carro, podemos saber se falta pressão , se têm algum tipo de problema mecânico, ou se , simplesmente, chegou a hora de os mudr. Hoje contamos tudo o que precisa saber sobre o desgaste irregular dos pneus: por que ocorre e como evitá-lo.

Você sabe quando é a altura de trocar os pneus? Descubra como identificar padrões de desgaste e se tornar um verdadeiro “médico” de pneus. A partir de agora, saber quando trocá-los será simples e evitará um susto desnecessário na estrada.

Tipos de desgaste irregular e por que ocorrem

Se o desgaste estiver concentrado na zona central do pneu, é muito provável que tenhamos uma pressão acima do recomendado e, portanto, o atrito está centrado na parte central do pneu. Devemos usar sempre uma pressão de acordo com o que está indicado no manual do veículo.

Se, por outro lado, detetarmos que o exterior está muito mais desgastado do que o interior, o problema é mais uma vez uma pressão incorreta, mas neste caso inferior ao recomendado.
O terceiro motivo de desgaste irregular é causado pelo alinhamento incorreto do paralelo, que causa maior desgaste em um dos lados da banda de rodagem.

O desgaste às vezes ocorre na diagonal e nós notamos isso ao observar que as rodas não giram uniformemente. A causa? Certamente corresponde a uma má montagem do pneu, a um desequilíbrio do mesmo ou a alguns amortecedores já gastos.

Uma erosão localizada em forma de serra nos canais responsáveis ​​pelo escoamento da água costuma estar associada a amortecedores em mau estado e a um mau ajuste dos parâmetros de alinhamento.

Por fim, quando constatamos que o desgaste é regular e que a profundidade da banda de rodagem é inferior ao limite legal de 1,6mm, deparamo-nos com pneus cuja vida útil expirou e que devemos mudar, pois além de comprometer a nossa segurança também comprometemos a nossa carteira se formos parados pela polícia.

Em qualquer um dos casos mencionados, é aconselhável passar pela oficina e trocar os pneus, além de rever outros elementos que possam ter estado envolvidos no desgaste dos pneus.

Não prolongue a vida útil de seus pneus

Como tudo na vida, os seus pneus não duram para sempre. Embora seja sempre aconselhável seguir algumas orientações de manutenção, mais cedo ou mais tarde teremos que trocar o calçado do nosso carro. O desgaste é causado por vários fatores: tipo de condução, classe do veículo, uso… Normalmente, para um carro de passageiros convencional, tração dianteira e uso misto, é recomendado trocar os pneus dianteiros a cada 40.000 km e os traseiros a cada 60.000 km . Além disso, não importa quantos quilómetros façamos, as marcas recomendam levá-los à revisão aos 6 anos e, em qualquer caso, antes dos 8 anos devemos trocá-los.

Num clima como o nosso, uma boa solução para conduzir com segurança o ano todo, independente do clima ou do estado da estrada, são os pneus todas as estações. Preparados climas como o nosso, eles são desenhados com um contorno mais plano, que distribui a pressão de maneira uniforme e aumenta a quilometragem.

Em qualquer caso, quer usemos pneus All seasons ou não, prolongar a vida útil dos pneus para além do recomendado ou quando apresentam elevados níveis de desgaste pode levar a um problema de segurança muito grave. Como se isso não bastasse, além de não passarmos na inspeção, é muito provável que considerem o estado dos pneus uma infração grave com consequente multa.

Um dos fatores que influenciam a conservação dos pneus somos nós, os condutores. Quanto mais cuidarmos deles, mais tempo eles nos durarão. Se verificarmos regularmente a pressão, mantemos as rodas e eixos alinhados, além de verificarmos o desgaste do perfil, evitaremos ser um perigo para a segurança rodoviária.

Good Year Kilometros que cuentan