Dicas para conduzir: controle os maus hábitos ao volante

16 Maio | 2016 | Goodyear

Estas interessantes dicas para conduzir serão de grande utilidade para controlar os seus maus hábitos ao volante e conduzir sem stress

A prevenção é fundamental. Conduzir é uma atividade cativante para os apaixonados pelo turismo. Viajar pela estrada supõe uma suba de adrenalina, à vez que permite desfrutar de belas paisagens. Porém, apanhar o volante nem sempre resulta assim tão gratificante. Especialmente quando transita por cidades e fica sujeito a centos de inputs diferentes que pedem toda a sua atenção: semáforos, guardas de trânsito, sinais de circulação, sirenes, zebrados, peões e incorporações conseguem ser stressantes e tornam a sua angústia em ira.

Não caia na tentação, e como diriam os britânicos, take it easy. Tranquilo, não é a primeira pessoa a que isto acontece. As sirenes dos condutores stressados estão na ordem do dia, contudo, para transformar a estrada hostil num terreno transitável damos-lhe alguns conselhos que ajudam a controlar os seus maus hábitos ao volante.

Durma profundamente e conduza descansado

A fadiga é a base do stress em muitos casos. Um sono reparados costuma mitigar os efeitos do stress ao volante, Dormir profundamente fará com que se levante com completa vitalidade e sem as preocupaç4oes que um estado de ansiedade gera. Isto ajudará a aguentar o dia com calma. Não despreçe o factor sono na hora de ter uma vida sem sobressaltos e aproveite as suas horas de sono para descansar durante, no mínimo, 8 horas. É isto que recomendam os especialistas e neurólogos de todo o mundo.

Realize exercícios de meditação

A sabedoria popular diz que somos como conduzimos. É por isso que as pessoas que se mostram habitualmente agressivas e stressadas quando conduzem costumam obrar de igual modo na sua vida quotidiana. Se você é uma daquelas pessoas que sofrem especialmente quando arrancam e colocam a avalanca em primeira marcha, seja porque não gosta de conduzir (mas tem de o fazer), seja porque sabe que acarreia certos perigos, saiba que é melhor conduzir com toda a calma do mundo.

Transito

A rivalidade não conduz a nenhures

A circulação ao volante é completamente standard. Você, como bom condutor que acha ser, conhece o código de cor e salteado, e sabe como é que tem de reagir. Lembra-se do regulamento e sabe o que fazer a cada momento ao volante. Porém, os condutores perdem perícia com o passo dos anos. Automatizam o processo de conduzir e deixam de lado tudo o que aprenderam quando eram alunos da autoescola. É uma coisa maçadora. Porque os demais n4ao respeitam as normas como você faz? Rompa com esse pensamento!

Começe a ser mais condescendente com os outros condutores e não fique incomodado logo. Não tente ser mais rápido do que eles e não toque a buzina logo que alguém tenha errado. Utilize a buzina com responsabilidade, especialmente para advertir outros condutores de perigos e não para os stressar.

Deixar-se levar por esses sentimentos de raiva pode resultar perigoso. Você, porém, é um condutor inteligente e o seu objectivo é chegar são e salvo. Não se deixe apanhar pelos diabos ao volante e dê exemplo. Assuma as suas viagens com filosofia. Pode escutar o rádio e canções de que goste em volume médio, que permita escutar os sons à volta.

Telemóvel, sim ou não?

A resposta pode parecer óbvia em sentido negativo. Utilizar o smartphone para atender chamadas, mensagens instantâneos ou programar o GPS é castigado. Para lá da vontade de arrecadar de algumas administrações, o que significa a utilização do telemóvel enquanto conduz é o risco latente de distrações e ter um acidente que estrague o dia: preencher a declaração, atrasos que podia ter eviado e até mesmo o pagamento de custosas quantidades são as consequências mais leves.

Enquanto conduz, esqueça o telemóvel. Não deve estar perto de si e ouvi-lo a soar é molesto. Não hesite: é algo que stressa e tem de evitar. Não caia na tentação de atendê-lo. Simplesmente, silencie-o e não se preoucpe com ele. A sua segurança vai primeiro.

Porém, as vantagens que oferece a telefonia móvel e a Internet são positivas. Por exemplo, recentemente foi disponibilizada a aplicação Social Drive, que já ligou mais de 2 milhões de utilizadores e informa das incidências do trânsito numa cidade ou território determinados. Tendo em conta o exasperante que resulta ficar envolvido num engarrafamento e passar longos minutos com a avalanca em primeira, esta app ajuda. Antes de se dirigir para o seu destino comprove o estado do trânsito e tente evitar engarrafamentos. Utilize com juizo a tecnologia.

O intuito de todas estas dicas é que svocê se sinta vivo e otimista. Não se deixe levar pelos conflitos que diariamente emergem à sua volta por culpa doutros condutores. Não se involucre, simplesmente continue a frente. A sua segurança é o primeiro.

Good Year Kilometros que cuentan