Dicas contra os engarrafamentos

6 Setembro | 2016 | Goodyear

Com a volta de setembro e a hora de ponta, voltamos aos engarrafamentos diários. Conheça com a Goodyear umas dicas para enfrentar os problemas nos deslocamentos.

Regressou setembro, e com ele voltámos ao trabalho e aos deslocamentos diários. O cansaço e a falta de vontade das 9 horas de uma segunda-feira é frequente e toma forma de compridos engarrafamentos que testam a nossa paciência e alteram o nosso dia desde o começo. Ao fim e ao cabo, nem sempre é fácil organizar a nossa jornada se tivermos de passar uma hora diária ou mais perdida a caminho do trabalho para avançarmos dois ou três quilómetros.

É difícil evitarmos os engarrafamentos uma vez que habitualmente o nosso horário de trabalho coincidirá com o de muitas outras pessoa as viajar simultaneamente para os seus postos. Porém, sim podemos modificar levemente a nossa rotina com o intuito de evitarmos estes incómodos.

A nossa melhor ferramenta volta a ser, mais uma vez, a prevenção. Atue antes de o problema acontecer, dispondo itinerários alternativos para casos de engarrafamentos e rotas mais rápidas mesmo que, aparentemente, mais compridas.

Utilize a tecnologia ao seu favor. A localização do GPS do nosso telemóvel pode fornecer-nos todo o tipo de informações úteis para a nossa viagem: a nossa localização exata, as previsões de trânsito no nosso trajeto, a situação das gasolineiras mais próximas de nós com preço médio…

Quando divisar o engarrafamento à frente, trave devagar para minorar a marcha do veículo sem movimentos bruscos.  Utilize as luzes de emergência para alertar os carros de trás da sua manobra. Detenha o seu carro respeitando sempre a distância de segurança com o veículo da frente.  As colisões, por vezes múltiplas, são frequentes nos engarrafamentos por ignorar esta precaução básica.

carro conduçao

Mesmo que esteja imerso no engarrafamento, não baixe nunca o seu nível de atenção. A sucessão de arranques e paragens pode ocasionar, com ajuda de uma distração, um choque. Estatisticamente, estes são os piores momentos do engarrafamento.

Durante o deslocamento, não utilize a berma para avançar (apenas se for por indicação das autoridades para descongestionar a via) e mantenha-se na sua faixa sem realizar movimentos em ziguezague ou “s” que demorarão mais ainda a viagem e molestarão os outros condutores.

Economize combustível e evite contaminar o ambiente. Se estiver numa retenção que se prolonga já vários minutos, é melhor desligar o motor e ficar à espera do momento de retomar a marcha. Manter o motor a funcionar não adiantará o final do engarrafamento e apenas servirá para deixar o depósito vazio sem ter aproveitado o combustível.

Permita a incorporação de viaturas que entrem na estrada pelas vias laterais. Ceder a passagem não agravará o engarrafamento, mas ao contrário: permitirá maior fluidez.

Utilize a música. Já falamos neste blogue das melhores canções para passar com calma um engarrafamento. Ligue o rádio ou o seu dispositivo de música e, sem perder a atenção na estrada, deixe-se relaxar pelas suas canções favoritas e esqueça por uns instantes o engarrafamento, as aglomerações quilométricas do carro e os problemas da jornada.

Quando o engarrafamento tiver finalizado, não tente recuperar o tempo perdido mediante uma corrida louca. A segurança é importante e o tempo perdido no engarrafamento é um pequeno pagamento. Para lá de ser perigoso, acelerar de mais pode valer uma coima por excesso de velocidade e não conseguirá compensar a demora. É melhor estacionar e ligar para o nosso destino explicando a situação do que premer o acelerador como se viajássemos de nave especial.

 

 

Good Year Kilometros que cuentan