Viagens Longas com Crianças: conselhos para as entreter e sobreviver

3 Agosto | 2016 | Goodyear

Não parta de férias sem conhecer os conselhos Goodyear para ir em viagens longas com crianças, sejam recém-nascidos ou mais velhos, sem perder a cabeça.

Viagens longas com crianças podem ser um enorme desafio. São os passageiros mais exigentes que levamos no carro mas, sem elas, as férias não teriam metade da piada. Ao longo dos anos, na Goodyear já desenvolvemos uma série de técnicas para as manter entretidas em longas viagens de carro que queremos partilhar com vocês.

O segredo para enfrentar viagens longas com crianças é a preparação. Desde a programação de pausas regulares até à escolha dos brinquedos que levamos na bagagem, o melhor é pensar um pouco antes de começar a fazer as malas. Quando são muito pequenos, precisam de cuidados próprios como já referimos no nosso Guia de sobrevivência para viagens com bébés, mas, à medida que crescem não perdem o nível de exigência e temos que introduzir novas estratégias.

Não há duas crianças iguais, por isso recorra também à sua imaginação e pense na forma de diversão mais adequada aos seus filhos…

Se são artistas…

… leve um mini quadro branco daqueles de escritório e canetas que se apagam a seco. Estas canetas não mancham estofos mas tem que limpar os riscos com água, fica o aviso. Os tabuleiros traseiros dos bancos não costumam ser resistentes o suficiente para suportar todas as coisas que as crianças lhes colocam em cima, e optámos por levar sempre um tabuleiro onde elas metem lápis de cera, papéis e tudo o mais que se lembrem. Desafie-as a ilustrar a viagem e ficará com recordações muito engraçadas.

Se querem ser escritores ou jornalistas…

… e já têm idade para assumir essa responsabilidade, passe-lhes para a mão um telemóvel ou máquina fotográfica e dê-lhes a tarefa de fazer a “reportagem das nossas férias”. No final da viagem elas podem fazer um slideshow, com legendas criadas por elas, para mostrarem aos amigos no regresso à escola. A única regra é que, se lhes der um telemóvel, NÃO é para jogarem vídeojogos!

Se são aventureiros exploradores…

…aqui na Goodyear somos fãs do Geocaching e é sempre a nossa primeira escolha quando estamos de férias num lugar novo com os nossos filhos. Este jogo de pistas que está espalhado por todo o mundo é um óptimo motivo para uma pausa a meio do caminho, desentorpecer as pernas e dar a conhecer coisas novas aos nossos filhos. Nada melhor do que a promessa de descobrir um “tesouro” para combater o enfado de uma viagem longa.

Viagens Longas com Crianças

Se vão ser os biólogos do amanhã…

…têm um curiosidade desmesurada e trazem todo os bichinhos e folhas para dentro do carro. Como não viemos de viagem para jogar Pokemon Go, trouxemos uns simples frascos de vidro onde elas vão poder guardar tudo. No final das férias voltámos para casa com um besouro, quatro caracóis, flores silvestres e muitas perguntas para investigarmos na Internet. “Ó mãe, porque é que ele tem duas antenas? Ó pai, é menino ou é menina?”

Se amam contos e histórias…

… leve um audio-livro de histórias infantis, é uma solução certeira para crianças até aos 7/8 anos. Não há criança que não goste de histórias e, além de motivar o espírito da leitura, podem ser a “arma” certa para a hora da sesta que teima em não chegar. A editora BOCA, por exemplo, é uma das poucas a distribuir títulos infantis em português mas também encontrará alguma oferta nas livrarias e na internet.

Para quando é preciso entreter toda a família…

… já vos tínhamos deixado aqui cinco jogos de viagem da nossa infância para ajudar a combater a fadiga e os maus humores. Recorra a qualquer um deles, desde o jogo dos sinais até ao “era uma vez”, para se salvar de uma “situação complicada”, mas não se esqueça da técnica mais simples de todas: quem canta seus males espanta! Ouçam a nossa playlist “Família que canta unida…” e façam uma mini-sessão de karaoke. Preparem a vossa própria lista, com as canções que os seus filhos gostam e vão chegar ao fim das férias com muitas recordações divertidas.

Good Year Kilometros que cuentan