Drag racing: o que é e em que consiste

21 Dezembro | 2020 | Goodyear

Drag racing ou corridas de aceleração: apesar do formato americano, existem também no nosso país. Saiba mais coma Goodyear.

As Drag Races ou corridas de aceleração são uma disciplina do automobilismo em que dois carros especialmente preparados para atingir velocidades extremas em linha reta competem para ser os primeiros a cruzar a linha de chegada. A distância clássica a percorrer é o quarto de milha ou 402 metros. Os veículos, chamados de dragsters, chegam facilmente a 500km/h, portanto as corridas têm duração muito curta. Embora seja uma modalidade relativamente pouco conhecida na Europa, as corridas de aceleração existem há 70 anos e são amplamente aceites em outras partes do mundo.

História da corrida de aceleração

No início do século XX, a paixão pela velocidade nos Estados Unidos levou à organização de pequenas corridas de aceleração em estradas abertas e em horários ingratos, usando um semáforo como ponto de partida. Aos poucos essa prática foi ganhando adeptos e logo surgiram associações e clubes que passaram a organizar as corridas de forma mais segura e profissional.

A primeira corrida de dragster foi realizada em Goleta, Califórnia, em 1948, mas não ganhou aceitação até 1951, quando Wally Parks fundou a NHRA. Essas siglas correspondem à “National Hot Rod Association”, que abrange as corridas de dragsters norte-americanas desde então. Em 1955, o primeiro campeonato foi organizado no Kansas e em 1997 a Federação Internacional do Automóvel (FIA) criou o Campeonato Europeu FIA para dragsters.

Categorias e regras da competição

As corridas acontecem em pares; Os veículos partem de duas vias paralelas e as saídas são reguladas por um sistema de sete semáforos localizados verticalmente, um vermelho, cinco amarelos e um verde que se acendem a intervalos de 0,5 segundos entre si; o veículo que sai após o sinal verde e chega primeiro é o vencedor. Em alguns casos, as cinco luzes amarelas são reduzidas a três, portanto, há um total de 5 luzes: uma vermelha, três amarelas e uma verde.

Existem várias categorias, mas as mais populares e espetaculares são os Top Fuel Dragsters e os Funny Cars.

Em 2008, Scott Kalitta perdeu a vida no circuito da Englishtown enquanto voava a 483 quilómetros por hora. Na sequência deste acidente, a NHRA reduziu as corridas Top Fuel e Funny Car de 400 metros para apenas 300 metros por razões de segurança. As demais categorias continuam a competir com a distância habitual.

Segurança e características dos Dragsters

Os carros da categoria Top Fuel são feitos de fibra de carbono: os seus motores produzem facilmente 7.000 cavalos de potência e podem cobrir 400 metros em pouco mais de quatro segundos. Obviamente, o custo do combustível é enorme: um dragster consome 5,7 litros de nitrometano por segundo. Funny Cars são essencialmente dragsters, embora tenham sido desenhados para se parecerem com carros de rua. Devido a este design, são um pouco mais lentos do que os dragsters. O peso torna a aceleração difícil, portanto, todos os acessórios desnecessários são removidos para ficar o mais leve possível.

Estes bólides têm o motor próximo das rodas traseiras e um chassi longo e muito leve, que também tem montadas rodas dianteiras leves; desta forma, com o peso reduzido e o comprimento longo, garante-se o torque suficiente para evitar cair para trás no momento da aceleração inicial. Nestas velocidades, os travões utilizados (pequenos para não adicionar peso extra) não são suficientes para parar os dragsters em algumas centenas de metros sem a ajuda de um pára-quedas. Caso o pára-quedas falhe, as pistas de corrida de dragsters contam com meio quilómetro de asfalto após a linha de meta, uma zona de gravilha, e no final da pista, uma rede de segurança. Além disso, os regulamentos exigem que os pilotos usem fato, capacete, luvas e máscara de material à prova de fogo, para evitar os efeitos nocivos dos gases de escape e possíveis incêndios.

Pneus: essenciais para uma aderência perfeita

Os pneus usados ​​em dragsters merecem atenção especial. O objetivo principal é encontrar uma aderência superior ao peso que gravita nas rodas motrizes, e isso não se consegue com qualquer pneu: eles devem ser especiais para obter a maior velocidade e aceleração, sem comprometer o controlo do veículo.

A Goodyear tem uma vasta experiência no desenvolvimento e fabrico destes pneus, visto que utiliza compostos com uma mistura especial e uma secção muito larga e insuflada a baixa pressão que garantem a aderência do piso ao solo, que se obtém graças ao superaquecimento e amolecimento da borracha. Estes pneus possuem carcaças especiais que permitem a deformação para evitar a derrapagem.

As corridas de aceleração ou Drag Races não têm um vasto leque de adeptos em Portugal, mas contam com o apoio da Associação Portuguesa de Automobilismo e Karting, que lhe dedica o Open Portugal Drag Racing. Por seu lado, a Mundo da Picaria é um dos agentes mais ativos nesta disciplina e divulga eventos de demonstração e competição sempre que ocorrem por cá. Uma página a seguir por todos os adeptos do drag racing.

Good Year Kilometros que cuentan