De autocaravana pelas quintas de Portugal. Que tal uma tour rural?

18 Novembro | 2020 | Goodyear

Cerca de 50 quintas de portugal abrem as portas à pernoita de autocaravanas. A EasyCamp organiza escapadelas para as visitar e a Goodyear conta-lhe tudo.

A Portugal EasyCamp traz até ao nosso país um conceito que já existia em alguns locais da Europa mas que, por cá, era ainda uma novidade. Contudo, com a belíssima paisagem rural e o dinamismo de muitas das quintas nacionais, a ideia é um verdadeiro “Ovo de Colombo”. A EasyCamp junta em rede cerca de 5 dezenas de herdades que abrem as portas à visita e pernoita de autocaravanas. Dão assim a conhecer os seus espaços e produtos, enquanto o visitante aprecia a experiência de viver e acordar no meio de uma exploração rural ativa e cheia de dinamismo. A passagem não dura mais do que 24 horas, mas é possível conhecer várias destas explorações agrícolas em sequência e assim passar um fim de semana alargado. Não tem auto-caravana? Não se preocupa, também pensaram em si.

Quintas de portas abertas

As 48 quintas que fazem parte da rede Portugal EasyCamp criaram espaços específicos onde os autocaravanistas podem passar a noite. Na maioria dos casos, o espaço disponível é apenas suficiente para uma ou duas autocaravanas, o que assegura a intimidade e a exclusividade da experiência. Afinal, quem opta por este tipo de oferta não está, claramente, à procura de multidões. Em tempo de pandemia esta é uma solução que ganha apoiantes, mas é também uma certeza que poderemos conhecer a vida da quinta de forma mais genuína.

Para as quintas que nos recebem é também uma oportunidade de darem a conhecer as suas marcas. A maioria dos espaços é dedicado à exploração vinícola, incluindo até nomes de excelência no ramo, mas há também produção de mel, azeite, produtos hortícolas e pastorícia. À aposta no turismo sustentável junta-se assim uma clara iniciativa de branding que pode trazer bons resultados a ambas as partes.

Preparar para a viagem

Apesar de terem reservado os espaços para o parqueamento das autocaravanas, as quintas não são verdadeiras áreas de apoio. Não contam, por exemplo, com esgotos para descarga. Por isso prepare-se para a viagem e siga as recomendações Goodyear. Da mesma forma, como o número de lugares é reduzido e a principal atividade da quinta não é esta, deverá sempre reservar com antecedência.

Se não tem autocaravana, há também solução para si. Por um mínimo de três dias, é também possível alugar um veículo de acordo com as suas necessidades. Com tipologias de viaturas para entre três a seis pessoas, é só uma questão de escolher a companhia.

Onde ir de autocaravana?

Vários dos nomes incluídos na lista de quintas disponíveis têm já reputação em nome próprio. Ervideira, Luís Pato ou Rocim, não precisam de apresentação, contudo a “variedade é o sal da vida” e, se não tem a certeza do que quer visitar ou procura ser surpreendido, a Portugal Easy Camp preparou quatro “Escapadelas”, em diferentes regiões do país, para três noites à descoberta do Portugal Rural.

Escapadela Alentejo

Herdade da Ajuda: Plena de contrastes, avista-se no horizonte um espelho de água que alimenta as vinhas, os campos de sequeiro e o vasto arvoredo, que circunda a propriedade.

Pernoita: 3 lugares de parqueamento com vista para as vinhas, barragem e pôr-do-sol.

Ervideira: A história da Ervideira remonta ao ano de 1880, quando o ilustre Conde D’Ervideira, condecorado pelo Rei D. Carlos I de Portugal, iniciou a produção de vinho na região de Évora. 

Pernoita: 5 lugares, com vista panorâmica sobre a paisagem alentejana.

Monte do Pintor: verdadeiro oásis no Alentejo, que respira tranquilidade e apela à serenidade. Um local assim especial pode apenas produzir vinhos verdadeiramente inspirados. 

Pernoite: 2 lugares de parqueamento junto a uma pequena barragem.

Escapadela Oeste

Quinta da Almiara: empresa familiar que se dedica desde o ano de 1980 à produção de vinhos tintos e brancos de elevada qualidade. Rodeada pelos seus 180 hectares de vinha, a Quinta da Almiara situa-se num local de elevada beleza paisagística

Pernoita: 3 lugares de parqueamento com vista sobre as vinhas.

Quinta dos Capuchos: no Vale do Alcoa, no sopé da Serra dos Candeeiros a dois passos do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A adega integra um edifício de 1918. Com lagares de 1933, 1962 e 2015, que são utilizados num registo tradicional para a produção dos vinhos tintos de topo.

Pernoita: 4 lugares de parqueamento junto à adega e vinhas.

Quinta dos Filipes: uma propriedade dividida entre vinhas, olivais e pomares, estrategicamente localizada no Vale da Pinta, Cartaxo. Os 11 hectares de vinhas, os pomares, olivais, horta e colmeias, enquadram-se no modo de produção biológica, resultando em vinho, azeite, hortícolas e mel de sabores intensos e requintados. 

Pernoita: 3 lugares de parqueamento com vista para as vinhas e a propriedade, servido de uma zona com mesas e bancos para pic nic.

Escapadela Douro

Quinta do Monte Travesso: no coração da região do Vinho do Porto, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Próxima do Rio Douro, a 5 Kms da vila de Tabuaço e da aldeia vinhateira de Barcos. Quinta típica do Douro, rodeada de vinhedos e olivais em terras de xisto. 

Pernoita: 5 lugares de parqueamento com vista sobre as vinhas e o vale do Távora.

Apibéricos: dedicada exclusivamente à atividade apícola, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2011. Cerca de 1 000 colmeias espalhadas pelo nordeste de Portugal, desde as áridas e secas regiões do Parque do Douro Internacional até as terras frias de Vila Pouca de Aguiar.

Pernoita: 4 lugares de parqueamento com vista para a região do Douro.

Quinta dos Castelares:  resultado do sonho de criança de Manuel Caldeira, filho de agricultores dedicados à terra e ao cultivo, e um dos maiores embaixadores de Freixo de Espada à Cinta.

Pernoita: 2 lugares de parqueamento com vista para as vinhas.

Escapadela Centro

Quinta do Soito: Com cerca de 10 hectares, dos quais cerca de 7 de vinha, a quinta fica localizada na povoação de Tibalde, Mangualde, distrito de Viseu, entre as Serras da Estrela, do Caramulo, Montemuro e Buçaco.

Pernoita: 2 lugares de parqueamento junto à casa com vista sobre as vinhas.

Queijaria Dos Lobos: com cerca de 180 ha de pinhal, 30 ha de pastagens, 800 oliveiras (entre várias árvores de fruto) e 50 colmeias. Tem ainda um rebanho com cerca de 250 cabeças de ovinos da raça Serra da Estrela. 

Pernoita: 1 lugar de parqueamento junto à queijaria.

Euromel: empresa familiar que há mais de um século se dedica à apicultura, com a marca Serramel desde 1974. O mel é extraído dos favos por processos tradicionais. O pólen é recolhido nos caça-pólen e cuidadosamente seco e higienizado. 

Pernoita: 2 lugares de parqueamento junto à fábrica com vista para a Serra da Gardunha e natureza Beirã envolvente.

Quinta do Escudial: inicialmente com 3,5 hectares de vinhas velhas foi em 2003 ampliada com mais 3 hectares de vinha com as castas tradicionais do Dão. Está situada na localidade de Vodra, a 2 Km de Seia. 

Pernoita: 2 lugares de parqueamento junto à adega. Aceita animais de estimação.

Luís Pato: A história da família Pato está ligada há várias gerações aos vinhos da região da Bairrada. A Adega situa-se em Amoreira da Gândara e está rodeada por várias parcelas de vinha em solos arenoso ou argilo-calcáricos. Só trabalha com castas autóctones, com destaque para a uva tinta Baga, e produz essencialmente vinhos monocasta. 

Pernoita: 2 lugares de parqueamento rodeado por vinha e perto da fonte da aldeia.

Good Year Kilometros que cuentan