Enzo Ferrari, il Commendatore

24 Fevereiro | 2021 | Goodyear

Enzo Ferrari mudou a história do automóvel e a Goodyear esteve com ele em parte importante do caminho. Conheça a vida deste nome icónico da competição e da estética.

O que sabe sobre Enzo Ferrari, uma das figuras centrais na história do automobilismo? Revemos a vida do fundador de uma das marcas mais lendárias do automobilismo, a Ferrari, e a sua paixão pelo mundo do automobilismo desde a infância.

Il Commendatore: a sua infância

Enzo nasceu a 18 de fevereiro de 1898 em uma família rica, proprietária de uma pequena empresa de produção de peças e estruturas metálicas. No decurso de 1908, quando Enzo já tinha completado 10 anos, o seu pai o levou com o irmão mais velho Alfredino (Dino) a uma corrida de automóveis no Circuito de Bolonha. A partir daquele momento, começou a paixão pelo automobilismo.

Esse amor pela competição não caiu muito bem na família Ferrari. Na verdade, até lhe causou uma verdadeira dor de cabeça, Já que seu pai queria que ele e Dino herdassem os negócios da família.

Tudo mudou com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. O pai de Enzo e Alfredino foram recrutados como condutores de ambulância na retaguarda. Acabariam por morrer de febre tifóide.

Enzo estudava Engenharia Mecânica, mas não era um bom aluno e, em 1917, também foi convocado para o exército italiano. Tentou entrar na seção automotiva devido às suas habilidades mecânicas, mas falhou. O seu destino foi calçar as mulas usadas pelo exército. Durante esse período, adoeceu gravemente com pneumonia e esteva à beira da morte.

No final da guerra, com a falência do negócio da família e os estudos inacabados, Enzo obteve uma carta de recomendação do coronel do seu regimento para ingressar na Fiat, mas a carta não teve muito sucesso e em 1919 encontrou trabalho como testador e piloto da marca CMN (Costruzioni Meccaniche Nazionali).

Enzo Ferrari: a sua vida como piloto

Apesar da relutância da mãe em que se sentasse ao volante, Enzo comprou um Alfa Romeo usado e começou a correr. Surpreendentemente, começou a colecionar vitórias nas corridas que disputou e chamou a atenção dos gestores da marca de Milão.

A Alfa Romeo contratou-o para competir em diferentes corridas entre 1920 e 1924, os resultados foram bons, estava a pilotar cada vez mais rápido, mas em 1924 quando deveria ter corrido o Grande Prémio de França em Lyon ao volante de um P2, um dos carros de corrida mais rápidos, eficazes e imbatíveis do momento, regressou a Itália. O caso deu-se após disputar as sessões de teste sem ninguém saber o motivo da sua súbita viagem. Este evento histórico é conhecido como “O Mistério de Lyon”.

Depois dessa mudança na sua carreira de piloto, tornou-se agente comercial da Alfa Romeo, emprego graças ao qual conheceu a sua esposa, Laura Dominica Garello.

A Scuderia Ferrari: Alfa Romeo 

Em 1929 fundou a Scuderia Ferrari em Modena, deixando os circuitos como piloto oficialmente em 1931. A equipe foi fundada para apoiar os pilotos, apoiando-os tecnicamente. Tal foi o seu bom trabalho nesta área que quatro anos após a fundação passou a constituir a equipa oficial da marca Alfa Romeo.

O primeiro carro que desenvolveu foi o Alfa Romeo 158 “Alfeta”, um modelo mítico que fez muito sucesso. Este triunfo técnico posicionou-o como diretor do departamento de corridas da Alfa Romeo.

Em 1939, a Alfa Romeo dissolveu a Scuderia Ferrari para impor o seu próprio nome na equipa, o que fez com que Enzo Ferrari deixasse a empresa, já que considerou esta decisão uma ofensa ao seu trabalho.

A Segunda Guerra Mundial rebenta e todos os planos de Enzo Ferrari de desenhar e construir um carro de corrida para vencer a Alfa Romeo se despedaçam. A fábrica que havia sido instalada em Modena é transferida para Maranello para tentar evitar os bombardeamentos dos aliados.

“Cavallino Rampante”: a origem do símbolo Ferrari

Tão característico é o vermelho destes superdesportivos como o símbolo de um cavalo preto na posição “levade”. Este logotipo icónico do mundo automóvel teve origem em 1923, quando Enzo Ferrari venceu uma corrida no Circuito Savio e graças a esta vitória conheceu a Condessa Paolina, mãe do Conde Francesco Barraca, um herói da Primeira Guerra Mundial que morreu em batalha quando voava pelo ar com seu avião.

Este herói italiano pintou na lateral do seu avião um cavalo vermelho em posição de “levade” em uma nuvem branca. A condessa pediu a Enzo Ferrari que usasse como amuleto o símbolo do seu filho caído em batalha, Enzo não hesitou e aceitou.

Enzo começou a usar o cavalo nos seus carros de corrida, mas fez algumas alterações ao design original. O cavalo foi pintado de preto em sinal de luto e respeito pelo conde, agora sobre um fundo amarelo. O cavalo do conde estava com a cauda para baixo e o cavalo de Ferrari para cima.

Outro detalhe interessante que não é muito conhecido é que a primeira vez que esse símbolo foi usado foi em um Alfa Romeo e não num Ferrari. Enzo conheceu a condessa em 1923, quando corria na Alfa Romeo, então os primeiros carros a ostentar o logotipo do “cavalino rampante” foram do fabricante com sede em Milão. Claro, apenas nos carros que Enzo conduzia e, mais tarde, na Scuderia Ferrari.

O primeiro Ferrari: 1945

Em 1945 começa o desenvolvimento do primeiro Ferrari da história, equipado com um motor V12 de 1.496 cc com uma potência máxima de 118 cv. Foi batizado como Ferrari 125 S e realizou o primeiro teste de estrada em 12 de março de 1947.

Este modelo teve muito sucesso em competição desde a Mille Miglia em 1948 às 24 Horas de LeMans em 1949.

Mas, uma das vitórias mais importantes de Enzo Ferrari foi a de 14 de julho de 1951 no GP de Silverstone, Inglaterra. Nessa ocasião, o Ferrari de Froilán González cruzou a linha da meta à frente da Alfa Romeo. A casa-mãe de Milão tinha sido derrotada para sempre. “Sinto-me como se tivesse morto a minha própria mãe”, confessou Enzo Ferrari após a vitória.

Desde então, os carros desportivos vermelhos italianos têm sido uma instituição dentro e fora dos circuitos, tornando-se uma das marcas de carros de sonho.

Ferrari e Goodyear: uma história em comum

Sabia que a Ferrari e a Goodyear têm muito em comum?

∙ Sempre optaram pela competição como pilar do desenvolvimento de seus produtos.

∙ Aplicam a tecnologia mais recente.

∙ Mais de 100 anos ligada ao mundo automóvel.

∙ A competição onde obtiveram maior sucesso foi a Fórmula 1.  

As duas marcas colaboraram em inúmeros projetos, especialmente na Fórmula 1, onde alcançaram sucesso e campeonatos mundiais. Já vimos Enzo Ferrari ao lado dos seus Ferraris de produção e um carro de Fórmula 1 em 1984 a anunciar pneus Goodyear em televisões de todo o mundo.

Mas também já os vimos em competição nas pistas, como no conhecido duelo com a Ford equipado pela Goodyear nas 24 Horas de LeMans de 1966. 

A história das corridas de quatro rodas não seria a mesma  sem dois de seus protagonistas mais famosos: Enzo Ferrari e Goodyear.

Good Year Kilometros que cuentan