Pequenos surfistas, grandes ondas

13 Abril | 2016 | Goodyear

Chegou a melhor altura do ano para iniciar os seus filhos no surf. Conheça com a Goodyear as escolas de surf de Carcavelos, Peniche e Costa da Caparica

A cada ano entram cada vez mais crianças nas escolas de surf portuguesas. São cada vez mais jovens e os nossos atletas veteranos por detrás da formação também têm-se vindo a adaptar, passando a oferecer aulas especiais para os mais pequenos. Começando agora em Abril, e antes que as praias se encham com o fim das aulas, chegámos à melhor época para apresentar os nossos filhos às delícias do surf.

À procura de uma escola

Já se tornou comum nas praias portuguesas a visão de grupos de jovens em pequenos cursos ou campos de surf, e a oferta de operadores neste mercado é realmente muito extensa. Contudo, e porque estamos a falar acima de tudo da segurança dos nossos filhos, é bom salientar que as escolas não são todas iguais e que umas estão melhor preparadas do que outras. Passe algum tempo a informar-se e tudo irá correr com “boa onda”.

Normalmente, as escolas de surf com instalações na praia deverão estar à partida licenciadas para esta operação pois são mais diretamente fiscalizadas pela autoridade costeira e pela ASAE. Legalmente, deverão estar certificadas pelo Turismo de Portugal como Operadores Marítimos Turísticos, o que obriga a escola a ter os seguros e montantes corretos para esta atividade. De qualquer forma, não se esqueça de confirmar pois este não é um “selo de garantia” e não diz nada sobre a qualidade das escolas sem instalações próprias na praia.

Familia mar - Quilometroquecontam

Bons professores, alunos felizes

De forma a assegurar a qualidade da formação, os monitores da escola deverão ter o curso da Federação Portuguesa de Surf e não se coíba a perder alguns minutos a ler o historial dos professores. Qualquer escola (ou o seu site) está recetiva a divulgar a experiência dos seus formadores e esse é um bom indicador da qualidade desportiva do atleta a quem entregaremos os nossos filhos. Conheça aqui a lista de escolas reconhecidas pela Federação para este ano.

Uma das praias clássicas do surf nacional é Carcavelos e, com a vantagem de ficar a poucos minutos de Lisboa, é local de romaria habitual em qualquer altura do ano. Várias escolas fazem aqui os seus cursos, como é o caso da Cascais Surf School que usa ainda o Guincho ou a Praia Grande, de acordo com as condições. Esta escola “liderada” por David Moore desenhou aulas especificamente para crianças e pode preparar festas de aniversário com o surf como tema principal.

Na mesma praia, a Carcavelos Surf School, tem instalações próprias que permitem aos alunos guardarem os seus bens em segurança e usufruir de um duche, e é reconhecida como um dos melhores centro de formação neste desporto em território nacional. Para além dos vários ATLs e “Clínicas de Surf” agendados ao longo do ano, há formadores disponíveis para lições todos os dias. Antes de rumarmos a outras “areias”, ainda temos tempo de indicar a Angels que aposta forte na formação infantil. Esta escola tem cursos de fim de semana para crianças entre os 5 os 12 anos, com um máximo de 3 alunos por cada formador de forma a manter um rigoroso controlo sobre a segurança.


Peniche é outro dos spots clássicos do surf nacional e é lá que iremos encontrar o Peniche Surf Camp com um curso desenhado só para principiantes. Aqui podem ensinar desde tratar do fato até como se constrói uma prancha, sem esquecer técnicas como o eskimo roll ou a “etiqueta” a ter nas ondas.  Ao fim de cinco dias (se houver alunos suficientes), o curso acaba com um “mini” campeonato de surf para que os alunos entendam como funciona a competição neste desporto. A Good Surf Good Love é outra escola desta zona que aparece bem recomendada e que oferece ainda cursos de body board e skimboard.

No destino favorito dos lisboetas, a Costa da Caparica claro está, não faltam as escolas nem os atletas experientes e foi aqui que apareceu a primeira escola de surf e bodyboard legalmente reconhecida, com a Duckdive. O espírito altamente inclusivo desta escola merece destaque pois quase metade dos seus antigos alunos tinham menos de 14 anos e foi a primeira instituição deste género na Europa com aulas para pessoas com deficiência. As clinícas “Surf Kids” podem ser a introdução perfeita para o Kelly Slater júnior aí de casa.

O Centro Internacional de Surf está há 15 anos na Praia do CDS e tem também formação para surfistas entre os 6 e os 9 anos, com aulas para um máximo de seis alunos. Na altura das férias (e alguns fins de semana grandes, veja no site) há ainda um programa de ocupação de tempos livres, para crianças dos 7 aos 15.

Como o leitor deve ter reparado, deixámos ainda por referir tudo o que encontramos para sul da Península de Setúbal, acompanhando a linha de costa até Vila Real. Temos planos para voltar muito brevemente este tema, quando regressarmos do surfin´safari que estamos a programar para a família toda. Até mais!

Good Year Kilometros que cuentan